Dar de comer aos patos pode prejudicar o ecossistema

2

Segundo um estudo recente, a prática pode parecer inofensiva, mas alimentar patos com migalhas de pão não só prejudica a saúde destas aves, como pode também colocar em risco todo o ecossistema onde vivem.

Atirar migalhas de pão aos patos de uma lagoa ou de um rio é um ritual muito antigo, que remonta ao século 19.

Mas de acordo com investigadores britânicos, uma dieta rica em pão – especialmente se for feito de farinha branca, como o pão francês – pode deixar as aves doentes e, em alguns casos, deformá-las – motivo pelo qual os ambientalistas estão agora a alertar para os perigos desta tradição.

Segundo os cientistas, o alimento atirado aos patos pode estimular a proliferação de bactérias e algas nos rios, que, por sua vez, podem envenenar outras espécies e atrair animais invasores.

O pão facilita a formação das chamadas algas de superfície. Esses organismos produzem nitratos e fosfatos, liberando toxinas que prejudicam os peixes e exalam mau cheiro.

As algas impedem também que a luz do sol chegue às plantas subaquáticas.

Além disso, o pão comido pelas aves faz com que produzam mais fezes, aumentando estes mesmos efeitos.

Cuidados

Os nutrientes do pão também estimulam a proliferação de outro tipo de alga, a alga filamentosa, que cresce de baixo para cima nas correntes ou riachos, desacelerando o curso dos rios e prejudicando ainda mais o meio ambiente.

“É claro que o pão não é a única coisa que causa problemas”, diz Richard Bennett, director da organização britânica Canal and River Trust, à BBC.

“Isso não seria um problema se as pessoas alimentassem os patos na natureza, mas costumam recorrer à prática em ambientes urbanos, no centro das vilas e cidades”, acrescenta Bennet.

O pão em decomposição produz bactérias e atrai animais invasores, como ratos, cuja urina transmite leptospirose, doença que pode ser fatal em humanos.

Molhada, a massa do pão pode também tornar-se um ambiente propício à proliferação do fungo aspergillus, que invade os pulmões dos patos, causando a sua morte.

Mas ninguém parece estar inclinado a desistir de uma prática tão popular, especialmente entre as crianças.

Para impedir a acumulação de pão numa determinada área ou curso de água, Bennett recomenda que as pessoas atirem a comida num dado local, e se desloquem uns 50 metros antes de a atirar novamente.

Segundo o cientista, esta acção possibilita que mais do que uma família de patos seja alimentada, e reduz concentrações desnecessárias de algas, bactérias e fezes.

“Alimentar os pássaros é algo que as pessoas têm feito durante gerações, definitivamente não queremos desencorajá-las”, diz Bennett. “Mas temos de reflectir sobre como o fazemos”.

ZAP / BBC

2 Comments

  1. Tenho uma criação de patos, diariamente les alimento de pães e não são saudal nem estão a reprodusir oque posso fazer?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.