Daqui a 200 anos, os humanos serão ciborgues

No futuro os seres humanos vão transformar-se em ciborgues perfeitos. É o que defende um professor universitário que acredita que, nos próximos 200 anos, vai ocorrer “a maior evolução da biologia desde o aparecimento da vida”.

Yuval Noah Harari, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém, considera que os seres humanos vão evoluir para uma quase nova espécie que será constituída por “ciborgues semelhantes a Deus“, conta o jornal Telegraph.

A publicação falou com o professor a propósito do seu livro “Sapiens: Uma breve História da Humanidade” [no original “Sapiens: A Brief History of Humankind”].

Para este investigador israelita “é possível que nos próximos 200 anos ou por aí, os homo sapiens venham a melhorar-se no sentido de uma ideia de um ser divino, seja através da manipulação biológica ou da engenharia genética, criando ciborgues, em parte orgânicos, em parte não-orgânicos”, conforme cita o Telegraph.

O professor universitário acredita que os humanos com dinheiro não vão conseguir resistir à possibilidade de fazerem o que se pode chamar um “upgrade” nos seus corpos, logo que a tecnologia o permita.

“Estamos programados para estarmos insatisfeitos. Mesmo quando os humanos conseguem prazeres e realizações, não é suficiente. Querem sempre mais e mais”, constata para justificar a sua ideia.

Será a maior evolução da biologia desde o aparecimento da vida. Nada mudou realmente em quatro biliões de anos, falando biologicamente. Mas seremos tão diferentes dos homens actuais como os chimpazés são diferentes de nós agora”, vaticina Yuval Noah Harari.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …

Termina esta terça-feira o prazo para reclamar das despesas para IRS

O prazo para consultar e reclamar das despesas gerais e familiares apuradas pelo fisco para efeitos de deduções à coleta termina esta terça-feira. Os contribuintes têm até esta terça-feira, 31 de março, para consultar e reclamar …

Ryanair avança com lay-off em Portugal a partir de 1 de abril

A Ryanair vai avançar com o lay-off simplificado, considerando o recurso à medida "indispensável para a manutenção da viabilidade e preservação dos postos de trabalho". Segundo a comunicação da sucursal em Portugal aos sindicatos relativamente à …

Recibos verdes arriscam ficar sem apoio em abril

A Segurança Social só vai disponibilizar o formulário para requerer apoio por paragem total de atividade a partir de 1 de abril. O apoio para minimizar os danos económicos dos trabalhadores independentes que enfrentem paragem …

Ex-benfiquista Jiménez só sai do Wolves por 90 milhões

O Wolverhampton só está disposto a negociar Raul Jiménez por uma verba a rondar os 90 milhões de euros. O antigo jogador do Benfica é perseguido por Arsenal e Manchester United. Raul Jiménez tem dado que …

Mais 1.035 casos de covid-19 em Portugal. Cerco sanitário no Porto rejeitado

A Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de 7.443 pessoas infetadas com covid-19 até às 11h desta terça-feira, um aumento de 1.035. O número de vítimas mortais subiu para 160. De acordo com o novo boletim …

Reclusos podem ser libertados para evitar "catástrofe" nas prisões

O contágio de covid-19 entre guardas e reclusos nas prisões portuguesas será tão ou mais “catastrófico” do que nos lares de terceira idade. A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, prometeu que vai decidir o …