Há dadores que recusam doar medula a doentes em risco de vida

Há pessoas inscritas no Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea que quando contactadas para doar medula a pacientes em risco de vida rejeitam fazê-lo. Em 2018, houve 80 desistências registadas.

Estes dados são divulgados pelo Jornal de Notícias (JN) com base nas informações do Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea (CEDACE) que, em 2018, recebeu 1424 pedidos de activações de doações.

Do total de pedidos verificados, 432 foram interrompidos, “220 por questões de saúde, 81 porque os contactos estavam desactualizados, 80 por desistência, 27 porque os dadores foram transferidos para outro registo e 24 porque emigraram”, como cita o JN.

Dos registos não faz parte o número de familiares que se recusam a doar a medula.

Entre os desistentes, muitas vezes há receios e mitos infundados que os levam a optar por não avançar para a doação.

“As pessoas têm medo, por exemplo, de contrair SIDA durante a colheita, o que é totalmente errado”, explica ao JN a directora do Serviço de Terapia Celular do IPO [Instituto Português de Oncologia] do Porto, Susana Roncon.

Também têm medo da dor e do cansaço e há até “quem receie ficar com cancro”, algo que “não tem fundamento científico”, frisa a mesma responsável.

Muitas destas pessoas que desistem de doar medula inscrevem-se no registo nacional no âmbito de alguma campanha de solidariedade promovida para ajudar alguém. “Ajudar uma pessoa conhecida é mais fácil do que doar para um desconhecido“, acrescenta Susana Roncon.

Em 2018, o número de desistências caiu relativamente a 2017 quando se verificaram 110 casos, mas, ainda assim, são valores relevantes e com implicações sérias, estando em causa pessoas em risco de vida.

Para tentar reduzir as desistências, o IPO do Porto vai organizar um evento no próximo dia 21 de Setembro, para tentar desmistificar algumas das ideias erradas em torno da doação de medula.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os dadores passam por processo de avaliação da própria saúde. Análises sanguineas, etc.
    O dador que esteja com doença hepática terminal, devido a muitas celebrações de never álcool, já não será convidado.

    Muitas vezes, ocorrem hiatos de vários anos. Os potenciais dadores podem estar além-fronteiras, e o processo pode implicar dispêndio de tempo e dinheiro. O Estado, ou os institutos oncológicos, não têm Uma política de aceder a esses dadores (deveria haver ajudas de custo), para assegurar que se está a Fazer tudo, por uma Vida.

    As infecções hospitalares tendem a ser mais comuns em internamentos prologados.
    O processo de dar medula ossea, é ambulatorio, ou 24h, no máx. de admissão.

RESPONDER

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …