Há dadores que recusam doar medula a doentes em risco de vida

Há pessoas inscritas no Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea que quando contactadas para doar medula a pacientes em risco de vida rejeitam fazê-lo. Em 2018, houve 80 desistências registadas.

Estes dados são divulgados pelo Jornal de Notícias (JN) com base nas informações do Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea (CEDACE) que, em 2018, recebeu 1424 pedidos de activações de doações.

Do total de pedidos verificados, 432 foram interrompidos, “220 por questões de saúde, 81 porque os contactos estavam desactualizados, 80 por desistência, 27 porque os dadores foram transferidos para outro registo e 24 porque emigraram”, como cita o JN.

Dos registos não faz parte o número de familiares que se recusam a doar a medula.

Entre os desistentes, muitas vezes há receios e mitos infundados que os levam a optar por não avançar para a doação.

“As pessoas têm medo, por exemplo, de contrair SIDA durante a colheita, o que é totalmente errado”, explica ao JN a directora do Serviço de Terapia Celular do IPO [Instituto Português de Oncologia] do Porto, Susana Roncon.

Também têm medo da dor e do cansaço e há até “quem receie ficar com cancro”, algo que “não tem fundamento científico”, frisa a mesma responsável.

Muitas destas pessoas que desistem de doar medula inscrevem-se no registo nacional no âmbito de alguma campanha de solidariedade promovida para ajudar alguém. “Ajudar uma pessoa conhecida é mais fácil do que doar para um desconhecido“, acrescenta Susana Roncon.

Em 2018, o número de desistências caiu relativamente a 2017 quando se verificaram 110 casos, mas, ainda assim, são valores relevantes e com implicações sérias, estando em causa pessoas em risco de vida.

Para tentar reduzir as desistências, o IPO do Porto vai organizar um evento no próximo dia 21 de Setembro, para tentar desmistificar algumas das ideias erradas em torno da doação de medula.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os dadores passam por processo de avaliação da própria saúde. Análises sanguineas, etc.
    O dador que esteja com doença hepática terminal, devido a muitas celebrações de never álcool, já não será convidado.

    Muitas vezes, ocorrem hiatos de vários anos. Os potenciais dadores podem estar além-fronteiras, e o processo pode implicar dispêndio de tempo e dinheiro. O Estado, ou os institutos oncológicos, não têm Uma política de aceder a esses dadores (deveria haver ajudas de custo), para assegurar que se está a Fazer tudo, por uma Vida.

    As infecções hospitalares tendem a ser mais comuns em internamentos prologados.
    O processo de dar medula ossea, é ambulatorio, ou 24h, no máx. de admissão.

RESPONDER

Esqueleto do século XIII revela primeiros sinais de tortura em Itália

A História está cheia de mortes horrendas mas, de todas as formas cruéis de perder a vida, poucas são tão terroríficas como aquela documentada num esqueleto do século XIII recentemente descoberto em Itália. Segundo o IFLScience, …

"Resultados de Centeno são bons, mas o caminho para lá chegar não"

Assunção Cristas, líder do CDS, admitiu em entrevista ao Jornal de Negócios que os resultados do ministro das Finanças, Mário Centeno, são bons, mas a forma como foram alcançados não. Se a ex-professora universitária tivesse de …

Irão vai permitir que mulheres entrem nos estádios

A jovem iraniana Sahar Khodayari, de 29 anos, imolou-se em frente a um tribunal de Teerão depois de ter sido condenada a seis meses de prisão por tentar ir a um jogo. A sua morte …

Thomas Cook anuncia falência e obriga a repatriamento maciço de 600 mil turistas

O operador turístico britânico Thomas Cook anunciou falência depois de não ter conseguido encontrar, durante o fim de semana, fundos necessários para garantir a sua sobrevivência e, por isso, entrará em “liquidação imediata”. “Apesar dos esforços …

Dar à luz era mais fácil há 2 milhões de anos

Como humanos modernos, desenvolvemos a habilidade de caminhar em duas pernas e temos cérebros grandes. Estas características ajudam-nos a chegar à prateleira de cima e a resolver quebra-cabeças - mas vêm com um preço. As nossas …

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …