Da Vinci já estudava a gravidade muito antes de Isaac Newton

Mido / Wikimedia

Leonardo da Vinci

Esboços de Leonardo da Vinci analisados por investigadores mostram que o polímata italiano estudou a gravidade bem antes de Isaac Newton.

Leonardo da Vinci foi uma das figuras mais importantes do Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Era um homem de vários talentos que andava de mão dada com a razão.

O seu génio ganhou agora uma nova camada. Cientistas do Caltech, nos Estados Unidos, estavam a analisar esboços de Da Vinci quando descobriram que este já realizava experiências com a gravidade muito antes de Isaac Newton.

Newton terá formulado a sua Teoria da Gravidade enquanto estava de quarentena devido a uma epidemia de peste que afetou Inglaterra entre 1665 e 1666. No entanto, Leonardo da Vinci já teria estudado a força da natureza, inexplicável à data.

O novo estudo analisou diagramas nos cadernos agora digitalizados do polímata italiano, incluindo esboços de triângulos que mostram a relação entre movimento natural, movimento direcionado e a equalização do movimento – um reconhecimento de que a gravidade é um tipo de aceleração, explica o ScienceAlert.

Gharib et al.

Esboços de Leonardo da Vinci.

Embora haja erros nos seus cálculos, Da Vinci modelou a constante gravitacional com cerca de 97% de precisão.

Para tal, imaginou areia a sair de uma jarra. Da Vinci percebeu que se a jarra fosse puxada ao longo de um plano horizontal na mesma velocidade da força que leva os grãos para baixo, a areia formaria a hipotenusa de um triângulo. Isto constitui um passo crucial no caminho para encontrar a constante gravitacional na Terra.

A constante gravitacional seria utilizada por Newton, muito tempo depois, na definição das leis de movimento, e ainda depois disso por Albert Einstein na teoria da relatividade geral.

“O que me chamou a atenção foi quando ele escreveu ‘Equatione di Moti’ na hipotenusa de um dos seus triângulos esboçados – aquele que era um triângulo retângulo isósceles”, disse o autor principal do artigo, Mory Gharib, que está a trabalhar no Codex Arundel, um conjunto de artigos escritos por Da Vinci.

“Fiquei interessado em ver o que Leonardo quis dizer com essa frase”, acrescentou o engenheiro em comunicado, citado pela ZME Science.

“Não sabemos se [Leonardo] fez mais experiências ou investigou esta questão mais a fundo”, disse ainda Gharib. “Mas o facto de ele estar a lidar com os problemas dessa maneira — no início dos anos 1500 — demonstra o quão avançado estava o seu pensamento”.

Os peritos defendem que se Leonardo da Vinci tivesse feito a experiência como tinha imaginado nas suas anotações, ele teria sido o primeiro humano a gerar conscientemente um efeito de força “g” sem ser num estado de queda livre.

Os resultados do estudo foram publicados na revista Leonardo.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.