D. Sebastião vai voltar. Há uma réplica da estátua destruída

Jaime Silva / Wikimedia

Pormenor estátua D. Sebastião, na Estação do Rossio

Há uma semana, a estátua de D. Sebastião que decorava a fachada da Estação do Rossio ficou totalmente destruída, depois de um jovem subir ao local para tirar uma selfie. No entanto, vai ser possível testemunhar o regresso de D. Sebastião.

A estátua do monarca ficou totalmente destruída depois de um jovem subir ao local para tirar fotografias.

O Público escreve que existe uma peça idêntica guardada no Instituto de Oftalmologia Doutor Gama Pinto, que avançou que encontrou recentemente uma peça igual, numa arrecadação do edifício, nas antigas instalações do Palácio dos Condes de Penamacor, em Lisboa.

DR

Estátua de D. Sebastião guardada numa arrecadação do Instituto de Oftalmologia Doutor Gama Pinto, em Lisboa

Estátua de D. Sebastião guardada numa arrecadação do Instituto de Oftalmologia Doutor Gama Pinto, em Lisboa

Segundo o jornal, depois da notícia da destruição da estátua, a direção do instituto contactou a Infra-Estruturas de Portugal para uma reunião. “Sentimos que finalmente tínhamos encontrado o destino da estátua que aqui estava“, afirmou Fátima Sena e Silva, membro do conselho administração.

A responsável confirma que a estátua foi avaliada esta terça-feira, tanto pela Infra-Estruturas de Portugal como por especialistas na área do património, e poderá mesmo tratar-se do molde original.

“Havia um mestre que fazia o molde e a partir daí construíam-se as réplicas. Acreditamos que este é o molde original“, assegura.

O edifício do instituto, que manteve durante muitos anos fortes ligações com a monarquia portuguesa quando ainda configurava o Palácio dos Condes de Penamacor, foi local de passagem de Edmund Bartissol, um dos engenheiros responsáveis pela obra da estação do Rossio, o que explica a presença da estátua de D. Sebastião.

Fátima Sena e Silva refere que os especialistas ficaram “fascinados com os pormenores da estátua” e acredita que existem “fortes probabilidades” desta vir a ser restaurada e substituir a que foi destruída na semana passada.

Na noite de 3 de maio, cerca das 23h50, um jovem de 24 anos tentou subir ao local onde se encontrava a estátua para tirar fotografias e esta acabou por ser projetada para o chão, ficando totalmente destruída.

A estátua do rei D. Sebastião encontrava-se à entrada da estação do Rossio enquadrada por dois arcos em forma de ferradura, símbolo do mitológico cavalo branco em que, reza a lenda, o rei que desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir, em 1578, irá regressar a Portugal montado, numa manhã de nevoeiro.

zap

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Entretanto esperamos que o espertalhão que subiu até lá para satisfazer os seus caprichos seja severamente punido quer no pagamento quer no atrevimento para que sirva até de exemplo a outros maus cidadãos que por aí andam a parasitar pelo país.

RESPONDER

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

O ex-diretor de investigação criminal da GNR disse, esta segunda-feira, desconhecer qualquer pacto de silêncio com a Polícia Judiciária Militar que envolvesse a colaboração na investigação do furto das armas de Tancos. Na sessão desta segunda-feira …