Custo das rendas deixa 20 mil alunos sem professores

Os custos das habitações estão a afastar docentes de algumas escolas, havendo cerca de 20 mil alunos sem professores devido a este problema, segundo números avançados pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof).

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta segunda-feira, há várias escolas no país com dificuldades em preencher horários devido ao custo das rendas.

A Fenprof estima que estima que entre 750 e 800 turmas estão a ser afetadas por esta situação, o que implica que cerca de 20 mil alunos estejam sem professores a pelo menos uma disciplina, explica o jornal Observador.

“São entre 750 e 800 turmas”, diz Vítor Godinho, dirigente da federação, citado pelo JN.

Lisboa, Setúbal e Faro são as áreas mais afetadas pela falta de docentes, tendo já as respetivas Câmaras Municipais pedido apoio ao Governo na disponibilização de imóveis a custos controlados para fixar os professores nestas cidades.

Para dar resposta ao problema, a Câmara de Lisboa aprovou uma moção que “insta o Governo a disponibilizar alojamento a preço acessível aos docentes que residam fora da área metropolitana e sejam colocados em escolas do município”.

“Há falta de professores e haverá cada mais, com o aumento das reformas e cursos de ensino vazios”, lamenta Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, citado pelo Jornal de Notícias.

A maioria dos horários ainda por preencher, adianta o mesmo diário, são incompletos e temporários e correspondem a salários inferiores a 400 euros líquidos.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Daqui a pouco voltamos a ter ensino pela televisão como era para alguns no tempo do “fascismo”. Estes politicos cada vez estão mais parecidos c/ o antes 25 Abril de 74, isto quer dizer estão PIORES. CAMBADA de LADRÕES, VIGARISTAS etc.

  2. Não há hipótese de isto melhorar com os valores que estão a praticar, então em Lisboa e no Porto vai tornar-se ainda mais grave! Quem trabalha para aquecer é o esquentador!!! Nem vale a pena!

  3. Então mas os professores não são uma cambada de malandros? Uma corja de inúteis pagos principescamente? Um bando de frustrados e incompetentes?
    Onde andam os arautos da tese que os professores não servem para nada? Aqueles que dizem que ganham muito, que não fazem nada, etc., etc., etc…
    Pois é… São poucos e serão cada vez menos. É uma questão de ver quantos vão sair nos próximos anos e quantos estão as escolas superiores de educação a formar….
    Além do mais, quem quer ir dar aulas, ganhar tostões, fazer deslocações morosas e dispendiosas para depois ser destratado, enxovalhado e humilhado por inimputáveis, inúteis e mal educados imberbes? Só quem realmente for masoquista….

  4. Eu sou o melhor professor do norte a sul e dos Algarves. Nunca haverá melhor professor que eu na arte do desvio e quero já dizer que todos os outros professores deviam ganhar o salário migalhas. Dito.

  5. Isto é um país de especuladores e oportunistas e o Estado normalmente é o mentor, portanto esta situação irá chegar ao ponto de dar o berro normalmente como todas as outras situações idênticas, entretanto outras serão inventadas e assim o país se vai entretendo sem nunca mais encontrar o passo certo, é uma questão de mentalidade enraizada na sociedade portuguesa.

RESPONDER

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …