Nova curta da Pixar é uma lição para adultos sobre discriminação

Uma das mais recentes curtas-metragens da Pixar é mais para adultos do que para crianças, ao contrário do que é habitual nos filmes da empresa de animação da Walt Disney. “Purl” é uma lição sobre a discriminação das mulheres no mundo do trabalho.

Lançada directamente na Internet no início deste mês de Fevereiro, “Purl” já conta com quase 5 milhões de visualizações.

A curta-metragem foi desenvolvida ao abrigo de um projecto experimental da Pixar que visa promover a descoberta de jovens talentos entre os seus funcionários. O projecto SparkShorts é definido pela empresa como uma iniciativa “experimental de contar histórias” e a realizadora de “Purl”, Kristen Lester, conta aquilo que viveu enquanto mulher num emprego dominado por homens.

A animação centra-se na figura de um novelo de lã cor-de-rosa, que pretende ilustrar uma mulher, que chega a um novo emprego, numa empresa financeira onde só há homens a trabalhar.

A história desenrola-se com “Purl” a tentar encaixar-se no contexto laboral, mostrando como a integração no mercado de trabalho pode revelar-se difícil para as mulheres em certas áreas profissionais habitualmente dominadas por homens.

Perante um ambiente discriminador e onde ela surge como a minoria, com um aspecto e interesses diferentes da maioria, a estratégia que “Purl” encontra é tornar-se parecida com os seus colegas de trabalho, perdendo a sua identidade. Além do aspecto visual, que muda com recurso aos seus novelos de lã e a agulhas de tricotar, altera a personalidade, passando a contar anedotas machistas e a comportar como os seus colegas.

A realizadora da curta, Kristen Lester, explica que se inspirou na sua própria experiência quando “era a única mulher no escritório” no seu primeiro emprego. “Para fazer aquilo de que gostava, quase que me tornei um daqueles homens”, lamenta, notando que “apagou” deliberadamente o seu “lado feminino” para se integrar.

O projecto SparkShorts pretende dar “uma oportunidade para que os artistas mostrem novas ideias através de pequenos projectos”, explica o presidente da Pixar, Jim Morris. A ideia é que os melhores possam “saltar” para o primeiro plano da empresa e, quem sabe, assumir uma longa metragem.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …

Suspensão de voos para a Venezuela vai custar 10 milhões à TAP. "Quem vai pagar a conta?"

O presidente da TAP está preocupado com as consequências da suspensão dos voos para a Venezuela. "Quero saber que vai pagar essa conta." O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, disse esta quinta-feira que a suspensão …