Nova curta da Pixar é uma lição para adultos sobre discriminação

Uma das mais recentes curtas-metragens da Pixar é mais para adultos do que para crianças, ao contrário do que é habitual nos filmes da empresa de animação da Walt Disney. “Purl” é uma lição sobre a discriminação das mulheres no mundo do trabalho.

Lançada directamente na Internet no início deste mês de Fevereiro, “Purl” já conta com quase 5 milhões de visualizações.

A curta-metragem foi desenvolvida ao abrigo de um projecto experimental da Pixar que visa promover a descoberta de jovens talentos entre os seus funcionários. O projecto SparkShorts é definido pela empresa como uma iniciativa “experimental de contar histórias” e a realizadora de “Purl”, Kristen Lester, conta aquilo que viveu enquanto mulher num emprego dominado por homens.

A animação centra-se na figura de um novelo de lã cor-de-rosa, que pretende ilustrar uma mulher, que chega a um novo emprego, numa empresa financeira onde só há homens a trabalhar.

A história desenrola-se com “Purl” a tentar encaixar-se no contexto laboral, mostrando como a integração no mercado de trabalho pode revelar-se difícil para as mulheres em certas áreas profissionais habitualmente dominadas por homens.

Perante um ambiente discriminador e onde ela surge como a minoria, com um aspecto e interesses diferentes da maioria, a estratégia que “Purl” encontra é tornar-se parecida com os seus colegas de trabalho, perdendo a sua identidade. Além do aspecto visual, que muda com recurso aos seus novelos de lã e a agulhas de tricotar, altera a personalidade, passando a contar anedotas machistas e a comportar como os seus colegas.

A realizadora da curta, Kristen Lester, explica que se inspirou na sua própria experiência quando “era a única mulher no escritório” no seu primeiro emprego. “Para fazer aquilo de que gostava, quase que me tornei um daqueles homens”, lamenta, notando que “apagou” deliberadamente o seu “lado feminino” para se integrar.

O projecto SparkShorts pretende dar “uma oportunidade para que os artistas mostrem novas ideias através de pequenos projectos”, explica o presidente da Pixar, Jim Morris. A ideia é que os melhores possam “saltar” para o primeiro plano da empresa e, quem sabe, assumir uma longa metragem.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …