Cuidado: se tem um gato, tem um leão em miniatura em casa

O seu gato parece indomável? Novos estudos sobre a psicologia dos nossos companheiros felinos favoritos revelaram que eles podem ser muito mais neuróticos – e resistentes a receber ordens – do que se pensava anteriormente.

As pesquisas mais recentes sobre gatos mostram que só agora estamos a começar a compreender a complexidade destes animais.

Um novo estudo, liderado por investigadores do Zoológico Bronx, nos Estados Unidos, e da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, concluiu que em termos de sua personalidade os gatos domésticos são, essencialmente, como leões em miniatura.

O estudo, comparou o gato doméstico (Felis silvestris catus) com o gato selvagem escocês (Felis silvestris grampia), o leopardo-nebuloso (Neofelis nebulosa), o leopardo-das-neves (Panthera uncia) e o leão africano (Panthera leo).

O estudo foi publicado no Journal of Comparative Psychology.

Metodologia da pesquisa

Cada uma das espécies do estudo foi definida de acordo com uma variedade de tipos de personalidade, e observada em cativeiro.

Esta categorização psicométrica é normalmente utilizada por alguns profissionais de saúde mental para descrever personalidades humanas, mas foi adaptada para as criaturas felinas.

Segundo os investigadores, comparar a personalidade humana a animais não humanos ajuda a melhorar a nossa compreensão da evolução de certas características psicológicas.

Há cinco categorias diferentes de características psicológicas:

  1. Abertura (apreciação geral para novas informações e experiências);
  2. Conscienciosidade (aproximadamente análogo à autodisciplina);
  3. Extroversão (amplitude de experiência);
  4. Afabilidade (preocupação com a harmonia social);
  5. Neuroticismo (tendência a experimentar stress e emoções negativas).

Cada uma destas categorias tem os seus subconjuntos, que ajudam os cientistas no momento da categorização.

Os investigadores categorizaram então centenas de afinidades de sujeitos felinos, de acordo com cada um dos cinco tipos de personalidade e seus subconjuntos, numa escala de sete pontos.

Os gatos domésticos afinal não são assim tão domésticos

Como o gato doméstico evoluiu a partir do gato selvagem africano, era esperado pelos investigadores que o gato selvagem escocês e a variante doméstica mostrassem personalidades mais semelhantes.

De acordo com esta análise, o gato doméstico mostra bastante impulsividade (o equivalente negativo de consciência) e neuroticismo, o que coincide com exactidão com as caraterísticas do leão africano.

Isso parece sugerir que os gatos são – em geral – raivosos, impulsivos e loucos por controle.

Ou seja: se tem um gato, tem um pequeno leão em sua casa.

Gato vs Leão

Há algumas limitações no estudo, uma vez que foram analisados apenas gatos em cativeiro, e a estrutura da personalidade humana pode não ser necessariamente compatível com os felinos.

Aparentemente, o gato selvagem escocês, com a sua mistura de posição dominante, afabilidade e conscienciosidade, poderá ser um animal de estimação mais amável que o gato doméstico que dorme ao fundo da sua cama.

“Mas isto não significa que o seu gato esteja propriamente a planear a sua morte”, disse à CNET Marieke Gartner, investigadora da Universidade de Edimburgo e autora principal do estudo.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Não abona nada a favor dos gatos, que muita gente diz não gostar…
      Só gosta deles quem os compreende.
      A sua inteligência é, deveras, fascinante! Apesar de gostar também muito de cães e de outros animais em geral, o gato é mais subtil e menos submisso que um cão. É preciso aprender a desvendar as suas necessidades e a sua comunicação, coisa que vem com o tempo e a lidação.
      Nunca ouviram dizer que para um cão, o seu dono é um deus, para o gato, ele próprio é um deus! Eheheheeheh

RESPONDER

Asteróide "sorrateiro" pregou um susto à NASA e quase colidiu com a Terra em julho

Em finais de julho, um asteróide do tamanho de um campo de futebol pregou um susto à NASA quando passou a apenas 65.0175 quilómetros da Terra. Foi a maior rocha espacial a passar tão perto …

Vem aí o Dia 0. A Austrália vai ficar sem água (e pode não ser a única)

O Dia 0 está a chegar e a Austrália está prestes a ficar sem água. Os cientistas dizem que este é um aviso para todas as outras regiões em redor do mundo. Este dia vai marcar …

Mujahid é a misteriosa figura por detrás da propaganda talibã (mas pode nem ser real)

Zabihullah Mujahid pode não ser um nome reconhecido pelas pessoas, mas a verdade é que tudo aquilo que ele diz é escutado atentamente por todo o mundo. Mujahid é o porta-voz dos talibãs há 12 anos …

O rapper, a mulher adúltera, a caçadeira e a PIDE feminista. Polémica com videoclip de Valete

Numa altura em que continuam a contar-se as mulheres que morrem vítimas de violência doméstica, o último videoclip de Valete, um dos rappers mais reconhecidos do país, está a causar polémica. Há quem considere que faz …

Milhares de milhões de pássaros desapareceram dos EUA

Um quarto de todos os pássaros dos EUA desapareceram desde 1970, segundo uma pesquisa publicada esta quinta-feira na revista Science, que dá conta de uma perda de biodiversidade contabilizada em 30% da população total de …

Cruzeiro "exclusivamente para britânicos" levanta polémica

Uma brochura que prometia viagens de cruzeiro exclusivas para britânicos levou várias pessoas a queixarem-se da Saga, uma empresa especializada em serviços para clientes com mais de 50 anos. A empresa já remeteu as culpas …

Começou à "invasão" da Área 51. Já há detidos e até um festival

Pelo menos 75 pessoas já chegaram à Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos, em resposta a um evento criado no Facebook. Milhão e meio de pessoas combinaram invadir esta sexta-feira esta zona misteriosa …

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo: 13 milhões de dólares por prisioneiro

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo. Para manter as instalações a funcionar, cada prisioneiro custa 13 milhões de dólares ao Estado norte-americano. A prisão de segurança máxima de ADX Florence, em Colorado, nos Estados …

Gabriela foi morta pelo ex-marido e os colegas convocaram uma vigília por ela

Gabriela Monteiro, de 46 anos, foi morta pelo seu ex-marido, junto ao Tribunal de Braga. O Theatro Circo, onde trabalhava há uma década, convocou uma vigília por ela. O homem esfaqueou a mulher no peito e pescoço …

Multinacional paga "subsídio" a funcionários que forem de bicicleta para o trabalho

Uma multinacional com presença em Portugal vai implementar uma iniciativa que passa por pagar uma espécie de subsídio aos trabalhadores que se desloquem para o trabalho de bicicleta. A medida da Liberty Seguros vai entrar em …