Cuidado: se tem um gato, tem um leão em miniatura em casa

O seu gato parece indomável? Novos estudos sobre a psicologia dos nossos companheiros felinos favoritos revelaram que eles podem ser muito mais neuróticos – e resistentes a receber ordens – do que se pensava anteriormente.

As pesquisas mais recentes sobre gatos mostram que só agora estamos a começar a compreender a complexidade destes animais.

Um novo estudo, liderado por investigadores do Zoológico Bronx, nos Estados Unidos, e da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, concluiu que em termos de sua personalidade os gatos domésticos são, essencialmente, como leões em miniatura.

O estudo, comparou o gato doméstico (Felis silvestris catus) com o gato selvagem escocês (Felis silvestris grampia), o leopardo-nebuloso (Neofelis nebulosa), o leopardo-das-neves (Panthera uncia) e o leão africano (Panthera leo).

O estudo foi publicado no Journal of Comparative Psychology.

Metodologia da pesquisa

Cada uma das espécies do estudo foi definida de acordo com uma variedade de tipos de personalidade, e observada em cativeiro.

Esta categorização psicométrica é normalmente utilizada por alguns profissionais de saúde mental para descrever personalidades humanas, mas foi adaptada para as criaturas felinas.

Segundo os investigadores, comparar a personalidade humana a animais não humanos ajuda a melhorar a nossa compreensão da evolução de certas características psicológicas.

Há cinco categorias diferentes de características psicológicas:

  1. Abertura (apreciação geral para novas informações e experiências);
  2. Conscienciosidade (aproximadamente análogo à autodisciplina);
  3. Extroversão (amplitude de experiência);
  4. Afabilidade (preocupação com a harmonia social);
  5. Neuroticismo (tendência a experimentar stress e emoções negativas).

Cada uma destas categorias tem os seus subconjuntos, que ajudam os cientistas no momento da categorização.

Os investigadores categorizaram então centenas de afinidades de sujeitos felinos, de acordo com cada um dos cinco tipos de personalidade e seus subconjuntos, numa escala de sete pontos.

Os gatos domésticos afinal não são assim tão domésticos

Como o gato doméstico evoluiu a partir do gato selvagem africano, era esperado pelos investigadores que o gato selvagem escocês e a variante doméstica mostrassem personalidades mais semelhantes.

De acordo com esta análise, o gato doméstico mostra bastante impulsividade (o equivalente negativo de consciência) e neuroticismo, o que coincide com exactidão com as caraterísticas do leão africano.

Isso parece sugerir que os gatos são – em geral – raivosos, impulsivos e loucos por controle.

Ou seja: se tem um gato, tem um pequeno leão em sua casa.

Gato vs Leão

Há algumas limitações no estudo, uma vez que foram analisados apenas gatos em cativeiro, e a estrutura da personalidade humana pode não ser necessariamente compatível com os felinos.

Aparentemente, o gato selvagem escocês, com a sua mistura de posição dominante, afabilidade e conscienciosidade, poderá ser um animal de estimação mais amável que o gato doméstico que dorme ao fundo da sua cama.

“Mas isto não significa que o seu gato esteja propriamente a planear a sua morte”, disse à CNET Marieke Gartner, investigadora da Universidade de Edimburgo e autora principal do estudo.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Não abona nada a favor dos gatos, que muita gente diz não gostar…
      Só gosta deles quem os compreende.
      A sua inteligência é, deveras, fascinante! Apesar de gostar também muito de cães e de outros animais em geral, o gato é mais subtil e menos submisso que um cão. É preciso aprender a desvendar as suas necessidades e a sua comunicação, coisa que vem com o tempo e a lidação.
      Nunca ouviram dizer que para um cão, o seu dono é um deus, para o gato, ele próprio é um deus! Eheheheeheh

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …