Cuidado: se tem um gato, tem um leão em miniatura em casa

O seu gato parece indomável? Novos estudos sobre a psicologia dos nossos companheiros felinos favoritos revelaram que eles podem ser muito mais neuróticos – e resistentes a receber ordens – do que se pensava anteriormente.

As pesquisas mais recentes sobre gatos mostram que só agora estamos a começar a compreender a complexidade destes animais.

Um novo estudo, liderado por investigadores do Zoológico Bronx, nos Estados Unidos, e da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, concluiu que em termos de sua personalidade os gatos domésticos são, essencialmente, como leões em miniatura.

O estudo, comparou o gato doméstico (Felis silvestris catus) com o gato selvagem escocês (Felis silvestris grampia), o leopardo-nebuloso (Neofelis nebulosa), o leopardo-das-neves (Panthera uncia) e o leão africano (Panthera leo).

O estudo foi publicado no Journal of Comparative Psychology.

Metodologia da pesquisa

Cada uma das espécies do estudo foi definida de acordo com uma variedade de tipos de personalidade, e observada em cativeiro.

Esta categorização psicométrica é normalmente utilizada por alguns profissionais de saúde mental para descrever personalidades humanas, mas foi adaptada para as criaturas felinas.

Segundo os investigadores, comparar a personalidade humana a animais não humanos ajuda a melhorar a nossa compreensão da evolução de certas características psicológicas.

Há cinco categorias diferentes de características psicológicas:

  1. Abertura (apreciação geral para novas informações e experiências);
  2. Conscienciosidade (aproximadamente análogo à autodisciplina);
  3. Extroversão (amplitude de experiência);
  4. Afabilidade (preocupação com a harmonia social);
  5. Neuroticismo (tendência a experimentar stress e emoções negativas).

Cada uma destas categorias tem os seus subconjuntos, que ajudam os cientistas no momento da categorização.

Os investigadores categorizaram então centenas de afinidades de sujeitos felinos, de acordo com cada um dos cinco tipos de personalidade e seus subconjuntos, numa escala de sete pontos.

Os gatos domésticos afinal não são assim tão domésticos

Como o gato doméstico evoluiu a partir do gato selvagem africano, era esperado pelos investigadores que o gato selvagem escocês e a variante doméstica mostrassem personalidades mais semelhantes.

De acordo com esta análise, o gato doméstico mostra bastante impulsividade (o equivalente negativo de consciência) e neuroticismo, o que coincide com exactidão com as caraterísticas do leão africano.

Isso parece sugerir que os gatos são – em geral – raivosos, impulsivos e loucos por controle.

Ou seja: se tem um gato, tem um pequeno leão em sua casa.

Gato vs Leão

Há algumas limitações no estudo, uma vez que foram analisados apenas gatos em cativeiro, e a estrutura da personalidade humana pode não ser necessariamente compatível com os felinos.

Aparentemente, o gato selvagem escocês, com a sua mistura de posição dominante, afabilidade e conscienciosidade, poderá ser um animal de estimação mais amável que o gato doméstico que dorme ao fundo da sua cama.

“Mas isto não significa que o seu gato esteja propriamente a planear a sua morte”, disse à CNET Marieke Gartner, investigadora da Universidade de Edimburgo e autora principal do estudo.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Não abona nada a favor dos gatos, que muita gente diz não gostar…
      Só gosta deles quem os compreende.
      A sua inteligência é, deveras, fascinante! Apesar de gostar também muito de cães e de outros animais em geral, o gato é mais subtil e menos submisso que um cão. É preciso aprender a desvendar as suas necessidades e a sua comunicação, coisa que vem com o tempo e a lidação.
      Nunca ouviram dizer que para um cão, o seu dono é um deus, para o gato, ele próprio é um deus! Eheheheeheh

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …