//

Cuba é o primeiro país do Mundo a eliminar a transmissão do VIH de mãe para filho

OEA - OAS / Flickr

A directora-geral da OMS, Margaret Chan

A directora-geral da OMS, Margaret Chan

A Organização Mundial de Saúde declarou esta terça-feira oficialmente que Cuba é o primeiro país do mundo a eliminar a transmissão de mãe para filho da sífilis e do vírus da SIDA.

“Eliminar a transmissão de um vírus é um dos maiores feitos em matéria de saúde pública”, afirmou a directora-geral da OMS, Margaret Chan, num comunicado.

“É uma grande vitória na nossa longa luta contra o VIH – vírus de imunodeficiência humana, e as infecções transmitidas sexualmente, assim como um passo importante para conseguirmos uma geração sem sida”, acrescentou.

O êxito alcançado por Cuba “mostra que um acesso universal a cuidados médicos é possível e é, na verdade, a chave do êxito contra desafios tão grandes como a sida”, destacou por seu lado a directora da Organização Pan-americana de Saúde (OPS), Carissa Etiènne, em conferência de imprensa.

A eliminação da transmissão do VIH de mãe para filho “prova que é possível pôr fim à pandemia da sida e esperamos que Cuba seja, entre vários outros países, o primeiro a conseguir eliminar esta epidemia entre as crianças”, disse o director-geral da ONU para a SIDA, Michel Sidibé.

Em todo o mundo, cerca de 1,4 milhões de mulheres infectadas com o VIH engravidam a cada ano, na maioria em países em desenvolvimento, especialmente na África subsaariana.

Sem tratamentos antirretrovirais, há um risco de 15% a 45% de transmitirem o vírus ao bebé durante a gravidez, o parto ou a amamentação.

Em contrapartida, esse risco é praticamente eliminado, caindo para um pouco mais de 1%, se a mãe for tratada com antirretrovirais durante a gravidez e o bebé receber o mesmo tipo de tratamento a partir do nascimento.

O número de bebés que nascem seropositivos no mundo baixou para metade entre 2009 e 2013, passando de 400.000 para 240.000 por ano.

Os Estados membros da OMS comprometeram-se em 2010 a eliminar a transmissão do VIH de mãe para filho até 2020.

No caso da sífilis, quase um milhão de mulheres grávidas são infectadas em cada ano, o que pode causar morte fetal, morte perinatal ou infecções neonatais graves.

Para o reconhecimento oficial da OMS, o número de nascimentos de bebés infectados com o VIH tem de ser inferior a 2 por cada 100 bebés nascidos de mães seropositivas e, no caso da sífilis, igual a 1 caso para cada 2.000 nascimentos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.