Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

(dr) Shinpei Ohashi

Elthusa splendida

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu.

Os Cymothoidae são uma família de isópodes (um tipo de crustáceo) ectoparasitas de peixes. Recentemente, Ryota Kawanishi e Shinpei Ohashi da Universidade de Hokkaido, no Japão, descobriram uma rara espécie de Cymothoidae Elthusa splendida – no Mar da China Oriental.

De acordo com o Science Daily, Elthusa splendida é o menos estudado de todos os Cymothoidae do fundo do mar. Até agora, só cinco espécimes foram catalogados e descritos, em 1981.

Segundo o estudo, publicado recentemente na Species Diversity, os cientistas descobriram o espécime de Elthusa splendida enquanto processavam espécimes de peixes no Centro de Ciências Pesqueiras do Museu da Universidade de Hokkaido, no Japão.

O crustáceo parasita estava escondido na boca de um tubarão conhecido como galludo japonês (Squalus japonicus), um tubarão de águas profundas capturado no Mar da China Oriental em junho de 2003 e preservado em formalina.

Esta descoberta possibilitou aos investigadores identificar as principais características morfológicas do parasita – quatro orifícios no primeiro segmento atrás da cabeça – graças a um sistema de medição 3D computadorizado.

No entanto, o que mais surpreendeu os cientistas foi a descoberta deste parasita num tubarão do Pacífico. Os cientistas sabem que estes crustáceos evoluíram, muito provavelmente, no fundo do mar, mas pouco se sabe sobre a presença destes parasitas em águas profundas, principalmente devido à dificuldade de amostragem nessas áreas.

Os cientistas defendem que esta descoberta é muito importante porque mostra que a distribuição da Elthusa splendida se estende a partir de duas localizações quase antípodas uma da outra. Além disso, sugerem que outras espécies de peixes cartilaginosos do fundo do mar do gênero Squalus podem servir como hospedeiros deste parasita.

No que diz respeito aos Cymothoidae do fundo do mar, ainda há muito para descobrir.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marques Mendes considera que "juntar PSD e Chega é naufrágio anunciado"

Apesar de considerar que o Governo está "em queda imparável", Luís Marques Mendes vê um risco de "ingovernabilidade política" quer à esquerda, quer à direita. Num artigo de opinião publicado no Diário de Notícias, Luís Marques …

Um quarto das mortes por covid-19 foram de idosos em lares

Um quarto das mortes por covid-19 em Portugal, desde o início da pandemia, foram de idosos em lares. Em pouco mais de duas semanas, morreram 827 idosos que residiam em lares. Desde o início da pandemia, …

Biden já falou ao telefone com Putin (e divergiu da postura complacente de Trump)

O novo Presidente dos Estados Unidos falou com o seu homólogo russo, esta terça-feira, naquela que foi a primeira conversa telefónica entre os dois líderes mundiais. Na chamada telefónica, Biden divergiu da postura mais complacente do …

Segurança Social paga lay-off em duas tranches. Segunda parte só irá chegar em fevereiro

A Segurança Social só vai pagar em fevereiro o apoio que garante que os trabalhadores em lay-off não sofrem cortes salariais, sem que isso signifique um encargo extra para os empregadores. A Segurança Social vai pagar, …

Estalou o verniz no CDS. Mesquita Nunes pede eleições antecipadas

Adolfo Mesquita Nunes quebrou o silêncio, assumiu a rutura com a atual direção do CDS-PP e pede eleições antecipadas no partido. Num artigo de opinião publicado esta terça-feira no Observador, o antigo vice-presidente do CDS propôs …

Morreu John Mortimore, treinador bicampeão pelo Benfica

O antigo treinador John Mortimore, que levou o Benfica à conquista de dois campeonatos de futebol, morreu na terça-feira, aos 86 anos, informaram Chelsea e Southampton, clubes que representou. "O Chelsea Football clube informa com grande …

Autarquia de Castro Verde anuncia "rigoroso confinamento" de comunidade cigana

A Câmara Municipal de Castro Verde anunciou o "rigoroso confinamento" de uma comunidade cigana, que vive no bairro Rossio do Santo, através do Facebook. A publicação foi, entretanto, eliminada. Contactado pelo Expresso, o autarca socialista António …

Cartão deixa Palhinha fora do jogo com o Benfica. Fábio Veríssimo assume erro

João Palhinha está fora do dérbi com o SL Benfica após ter somado o quinto cartão amarelo da época no último jogo, frente ao Boavista. Fábio Veríssimo assume o erro e deverá reverter a decisão. No …

Nem todos os ministros têm prioridade na vacinação. Ferro Rodrigues revela ordem da Assembleia da República

A partir da próxima semana, os titulares de cargos políticos vão passar a fazer parte do grupo prioritário para a vacinação contra a covid-19. Porém, nem todos os ministros têm prioridade. De acordo com o jornal …

Apesar de serem prioritários, nem todos os indígenas estão a ser vacinados. Bolsonaro passa a defender vacinas

Por esquecimento ou ceticismo, o processo de vacinação na comunidade indígena não está a correr de forma tão fluída como se esperava, mesmo com o grupo a ser considerado prioritário. Numa altura em que já …