Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

(dr) Shinpei Ohashi

Elthusa splendida

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu.

Os Cymothoidae são uma família de isópodes (um tipo de crustáceo) ectoparasitas de peixes. Recentemente, Ryota Kawanishi e Shinpei Ohashi da Universidade de Hokkaido, no Japão, descobriram uma rara espécie de Cymothoidae Elthusa splendida – no Mar da China Oriental.

De acordo com o Science Daily, Elthusa splendida é o menos estudado de todos os Cymothoidae do fundo do mar. Até agora, só cinco espécimes foram catalogados e descritos, em 1981.

Segundo o estudo, publicado recentemente na Species Diversity, os cientistas descobriram o espécime de Elthusa splendida enquanto processavam espécimes de peixes no Centro de Ciências Pesqueiras do Museu da Universidade de Hokkaido, no Japão.

O crustáceo parasita estava escondido na boca de um tubarão conhecido como galludo japonês (Squalus japonicus), um tubarão de águas profundas capturado no Mar da China Oriental em junho de 2003 e preservado em formalina.

Esta descoberta possibilitou aos investigadores identificar as principais características morfológicas do parasita – quatro orifícios no primeiro segmento atrás da cabeça – graças a um sistema de medição 3D computadorizado.

No entanto, o que mais surpreendeu os cientistas foi a descoberta deste parasita num tubarão do Pacífico. Os cientistas sabem que estes crustáceos evoluíram, muito provavelmente, no fundo do mar, mas pouco se sabe sobre a presença destes parasitas em águas profundas, principalmente devido à dificuldade de amostragem nessas áreas.

Os cientistas defendem que esta descoberta é muito importante porque mostra que a distribuição da Elthusa splendida se estende a partir de duas localizações quase antípodas uma da outra. Além disso, sugerem que outras espécies de peixes cartilaginosos do fundo do mar do gênero Squalus podem servir como hospedeiros deste parasita.

No que diz respeito aos Cymothoidae do fundo do mar, ainda há muito para descobrir.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …

Diminuição da esperança média de vida é "consequência inevitável" da pandemia

A esperança média de vida em Portugal vai necessariamente diminuir em consequência da pandemia de covid-19, defendeu um especialista, explicando que isso decorre do efeito combinado da morte de idosos, mas também de jovens em …

Novo estudo explica a importância de esterilizar os gatos antes da adolescência

Um novo estudo sugere que a idade de esterilização dos gatos deve ser antecipada de seis para quatro meses, com o objetivo de prevenir ninhadas indesejadas de gatinhos, que muitas das vezes acabam por ser …

Publicidade do Pingo Doce a promoções viola a lei do confinamento

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica está a avaliar incumprimento que visa aumentar clientes em loja durante o fim de semana. Os supermercados da Jerónimo Martins estão a publicitar promoções numa altura em que …