Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

(dr) Shinpei Ohashi

Elthusa splendida

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu.

Os Cymothoidae são uma família de isópodes (um tipo de crustáceo) ectoparasitas de peixes. Recentemente, Ryota Kawanishi e Shinpei Ohashi da Universidade de Hokkaido, no Japão, descobriram uma rara espécie de Cymothoidae Elthusa splendida – no Mar da China Oriental.

De acordo com o Science Daily, Elthusa splendida é o menos estudado de todos os Cymothoidae do fundo do mar. Até agora, só cinco espécimes foram catalogados e descritos, em 1981.



Segundo o estudo, publicado recentemente na Species Diversity, os cientistas descobriram o espécime de Elthusa splendida enquanto processavam espécimes de peixes no Centro de Ciências Pesqueiras do Museu da Universidade de Hokkaido, no Japão.

O crustáceo parasita estava escondido na boca de um tubarão conhecido como galludo japonês (Squalus japonicus), um tubarão de águas profundas capturado no Mar da China Oriental em junho de 2003 e preservado em formalina.

Esta descoberta possibilitou aos investigadores identificar as principais características morfológicas do parasita – quatro orifícios no primeiro segmento atrás da cabeça – graças a um sistema de medição 3D computadorizado.

No entanto, o que mais surpreendeu os cientistas foi a descoberta deste parasita num tubarão do Pacífico. Os cientistas sabem que estes crustáceos evoluíram, muito provavelmente, no fundo do mar, mas pouco se sabe sobre a presença destes parasitas em águas profundas, principalmente devido à dificuldade de amostragem nessas áreas.

Os cientistas defendem que esta descoberta é muito importante porque mostra que a distribuição da Elthusa splendida se estende a partir de duas localizações quase antípodas uma da outra. Além disso, sugerem que outras espécies de peixes cartilaginosos do fundo do mar do gênero Squalus podem servir como hospedeiros deste parasita.

No que diz respeito aos Cymothoidae do fundo do mar, ainda há muito para descobrir.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …