Parte da crosta terrestre está desaparecida (e a resposta pode estar no fundo da terra)

Parte da crosta terrestre foi sendo perdida durante as eras geológicas. De acordo com especialistas, a parte da crosta que deveria datar de 250 milhões a 1,2 mil milhões de anos está desaparecida.

Os geólogos usam o Grand Canyon, um desfiladeiro íngreme esculpido pelo rio Colorado, no estado do Arizona, nos EUA, cujas camadas guardam a história de todas as eras geológicas da Terra.

Este período “perdido” é o que os investigadores chamam de Grande Inconformidade e deve ter ocorrido antes do período Cambriano, quando houve uma explosão da vida na Terra. Entender este lapso no tempo do planeta pode ajudar também a compreender o que aconteceu antes da vida existir em massa.

Tudo indica que agora um grupo de cientistas conseguiu entender este fenómeno. Uma equipa do Centro de Geocronologia de Berkeley acredita que a responsável seja a “Snowball Earth” – ou Terra Bola-de-neve. Os investigadores acreditam que, durante este período, a Terra ficou congelada e rodeada de uma crosta glacial, com capacidades corrosivas muito maiores que as atuais.

Os sedimentos, à medida em que a Terra foi derretendo, foram depositados num grande mar de lama e desceu para as camadas mais profundas das placas tectónicas, motivo pelo qual não estão entre as outras camadas. Isto é, alguns locais “enterraram” este período considerado a quinta era geológica da Terra.

“Eu acredito que temos extraordinárias evidências para acreditar nesta suposição também extraordinária”, acredita o líder do estudo, C. Brenhin Keller.

Os especialistas já comprovaram que o solo terrestre passa por uma maior corrosão em camadas de gelo. O peso da água congelada cria uma pressão maior nas bases molhadas criando o movimento de sedimentos.

Outra evidência está relacionada com o zircónio. Estes metais são usados para calcular a idade da Terra e outras características das rochas, já que se cristalizam e guardam consigo parte dos resíduos que havia há milhões de anos.

Assim, os geólogos perceberam que a sua teoria se encaixa perfeitamente na “reciclagem” de magma que houve no período. Também neste conjunto de zircónio é evidente que os sedimentos estiveram em baixas temperaturas.

Acredita-se que os resíduos da Grande Inconformidade estão enterrados entre 1,9 quilómetro e quase 5 quilómetros abaixo da Terra.

PARTILHAR

RESPONDER

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …

Exército norte-americano está a desenvolver tecidos que neutralizam agentes nervosos

A roupa das tropas norte-americanas poderá, no futuro, combater alguns dos agentes nervosos mais perigosos do mundo. Uma equipa de químicos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, está a desenvolver um tecido capaz de neutralizar …

Mona Lisa de cubos mágicos vendida em leilão por 480 mil euros

"Rubik Mona Lisa", uma Mona Lisa feita com quase 300 cubos mágicos, foi vendida em leilão, este domingo, por 480.200 euros. A obra é da autoria do artista francês Invader. A obra de arte, que se …

Cientistas utilizam IA para criar antibiótico que mata até as bactérias mais resistentes

Investigadores norte-americanos utilizaram mecanismos de inteligência artificial para criar um poderoso, capaz de matar algumas das bactérias resistentes mais perigosas do mundo. Segundo informou o Guardian, este fármaco atua de maneira diferente dos antibacterianos existentes, tendo …

Mulheres que assinaram acordos de sigilo vão poder falar sobre comportamento de Bloomberg, garantiu o empresário

Após uma extensa repercussão sobre os acordos de confidencialidade da sua empresa, que impedem as funcionárias de falar sobre as alegações de assédio no local de trabalho, Michael Bloomberg tentou inverter o curso da polémica. "A …

Nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado

O nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado na próxima sexta-feira. PSD e BE mostram-se contra a sua nomeação. Os deputados do PSD “não estão confortáveis” com a proposta do PS …

Amazon está a remover produtos que promovem a cura contra o coronavírus

A Amazon está a retirar os produtos que alegam "matar" o coronavírus e a avisar os utilizadores da desinformação em torno deste tema. Há empresas e vendedores a aproveitarem-se do mediatismo do coronavírus e a promover …

Autoridades revelam que atropelamento em desfile de Carnaval foi intencional

O atropelamento de pelo menos 15 pessoas num desfile de carnaval hoje em Volkmarsen, no centro da Alemanha, foi intencional, segundo a polícia, que não confirmou a hipótese de atentado. Henning Hinn, da diretoria de polícia …