A crosta continental surgiu 500 milhões de anos antes do que se pensava

A crosta continental da Terra pode ter surgido 500 milhões de anos antes do que os cientistas haviam estimado anteriormente, revela um novo estudo.

Desiree Roerdink, investigadora da Universidade de Bergen, na Noruega, analisou 30 amostras de rochas antigas de seis locais na Austrália, África do Sul e Índia, com idades entre os 3,2 e os 3,5 mil milhões de anos.

Os fragmentos continham barite, que se pode formar em fontes hidrotermais – fissuras no fundo do oceano onde as águas quentes e ricas em minerais reagem com a água do mar.



A química das barites contém “uma impressão digital do ambiente em que se formaram”, revelou Roerdink, que apresentou o trabalho numa reunião da European Geosciences Union, no dia 26 de abril.

Segundo o New Scientist, a equipa usou as proporções dos isótopos de estrôncio nos depósitos para inferir quando é que as rochas continentais desgastadas começaram a entrar nos oceanos.

A análise permitiu descobrir que o desgaste começou há cerca de 3,7 mil milhões de anos, ou seja, cerca de 500 milhões de anos antes do que se pensava.

Os cientistas pensam que a vida começou no fundo do mar, em ambientes hidrotérmicos, mas a biosfera é complexa. “Não sabemos se foi possível a vida ter-se desenvolvido ao mesmo tempo na terra, mas essa terra tem que estar lá”, disse Roerdink.

Quando a Terra se formou, há 4,5 mil milhões de anos, era uma paisagem infernal de rocha derretida. A camada externa do planeta arrefeceu e formou uma crosta sólida coberta por um oceano, dando início ao Arqueano, a altura em que os cientistas acreditam que a vida surgiu pela primeira vez.

O momento exato da emergência da crosta continental durante o Arqueano tem implicações na história das placas tectónicas, na química dos oceanos e nas origens da vida.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Governo sueco na corda bamba. Moção de censura pode fazê-lo cair

Depois de, neste domingo, ter falhado a tentativa de acordo parlamentar, o Governo sueco enfrenta hoje uma prova de fogo. Esta segunda-feira, o Governo da Suécia pode cair se o Parlamento aprovar a moção de censura. Segundo …

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …