“Critério de m***a”: a honestidade de um treinador expulso

ARCA / Facebook

Alexandre Monteiro conversa com jogadoras da ARC Alpendorada

Quando o jogo estava resolvido, treinador da Alpendorada viu o cartão vermelho contra a Assomada. No final, contou literalmente o que aconteceu na conversa com a árbitra.

O encontro decorreu neste domingo, relativo à 13.ª jornada da I Divisão nacional feminina de andebol: em Alpendorada, a Associação Recreativa e Cultural de Alpendorada (ARCA) ganhou contra a Associação Solidariedade Social Assomada, de Carnaxide, por 33-20.

A ARCA, que depois desta vitória ficou às portas do pódio do campeonato, rapidamente ganhou vantagem confortável sobre a última classificada, que acumula 12 derrotas em 13 jornadas.

No entanto, a dois minutos do final, e apesar de a vitória estar garantida (há muito tempo), o treinador da ARCA, Alexandre Monteiro, não concordou com uma decisão da dupla de arbitragem e a sua equipa foi alvo de uma suspensão de dois minutos, por causa dos seus protestos; logo a seguir, o técnico voltou a falar e viu o cartão vermelho.

Depois da partida, contou literalmente o que aconteceu, em entrevista à Rádio Antena Web: “Vou dizer, na íntegra, o que se passou. Sem problema nenhum em pôr as palavras todas”.

“Questionei só uma situação de linha, em que a árbitra se virou para mim e fez uma pergunta, à minha frente. Eu respondo ‘sim’. Só isto. Respondo ‘sim’ e levo dois minutos”, explicou Alexandre, sobre a primeira parte da conversa.

A seguir, o cartão vermelho: “Depois tenho uma expressão, digo ‘é um critério de m***a’ e acabei por ser expulso. Acho que é demasiado fácil expulsar um treinador e tirar uma pessoa do jogo, quando o jogo estava resolvido”.

“Acho que não fui indelicado e só respondi a uma pergunta que a própria árbitra me fez. Respondi que sim e depois disse só que foi um critério de m***a. Utilizei a palavra ‘m***a’, pronto, se calhar se tivesse dito que foi um critério de… Não sei, outra palavra qualquer que pudesse transmitir isso, se calhar não tinha sido expulso, não sei”, continuou o treinador da formação de Alpendorada.

Alexandre Monteiro admitiu que teve culpa na expulsão porque “não deveria estar a falar” com a árbitra, mas lamentou: “Não acho que tenha sido um comportamento tão agressivo, tão mau, para ser expulso”.

Entrevista completa:

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia. Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, …

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …