A crise criada pelo balão chinês nos EUA pode ser um momento-chave na “nova Guerra Fria”

27

ZAP // Space Perspectiv; Pixabay

O caso do balão chinês que sobrevoou território norte-americano é mais um capítulo numa escalada de tensão entre Pequim e Washington.

A rivalidade entre a China e os Estados Unidos tem-se ficado, até ao momento, por trocas de ameaças e por conflitos comerciais.

Mas a recente crise gerada pelo balão chinês que sobrevoou território norte-americano pode ser um momento-chave nesta Guerra Fria 2.0 entre Washington e Pequim, já que assinala a primeira vez que soaram alarmes nos EUA sobre uma possível ameaça chinesa à sua segurança nacional.

O balão, que as autoridades norte-americanas acreditam ter sido lançado para fins de espionagem em bases militares, foi avistado inicialmente a 28 de Janeiro, no Alasca. Passou pelo Canadá e entrou novamente nos EUA, tendo Washington tornado pública a informação na quinta-feira, quando o balão passou pelo Montana, onde o exército norte-americano tem instalações onde guarda mísseis nucleares.

Biden queria que o balão fosse abatido imediatamente, mas a preocupação com o risco de que os seus destroços caíssem sobre zonas onde habitam civis acabou por adiar a operação até no sábado.

O Pentágono quer entender que informações podem ter sido recolhidas e está a tentar recuperar todos os destroços do dispositivo, que se espalharam sobre uma área de 11 quilómetros ao largo da costa da Carolina do Sul. O Departamento de Defesa confirmou ainda, poucas horas de abater o balão, que tinha detectado outro a sobrevoar a América Latina, uma informação confirmada por Pequim.

De acordo com o embaixador norte-americano no Canadá, esta não foi a primeira vez que balões chineses entraram no espaço aéreo dos EUA — já foram avistados três durante o mandato de Trump e outro durante a presidência de Biden — mas este incidente gerou um alarme mediático e político sem precedentes.

Um exemplo disso foi a reacção do Governo norte-americano, que descreveu a situação com uma “violação inaceitável” da sua soberania. Por sua vez, a China acusa os Estados Unidos de “exagerar”.

Num comunicado emitido este domingo, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Pequim reitera que o balão era civil, tendo fins meteorológicos e sofrido um desvio na sua rota que o levou erradamente para os EUA.

“O lado chinês pediu claramente ao lado americano que reagisse à situação de uma forma calma, profissional e comedida. Dadas as circunstâncias, o uso de força pelos EUA é obviamente desproporcional e uma violação séria das prácticas internacionais”, refere, frisando que a China vai “proteger os direitos e interesses legítimos da empresa afectada”.

Visita de Blinken adiada

O incidente levou a que a visita do Secretário de Estado dos EUA à China, que estava marcada para este fim de semana, fosse adiada. Pequim, por sua vez, respondeu que nunca anunciou planos oficiais para a visita.

Wu Xinbo, reitor do Instituto de Estudos Internacionais na Universidade de Fundan, em Xangai, considera que Estados Unidos perderam uma oportunidade para mostrar que esta crise é uma prova da importância da visita de Antony Blinken, para que os dois países melhorem a sua resposta a situações semelhantes no futuro.

Blinken “podia ter dito ‘isto torna evidente que preciso de ir à China para melhorar a comunicação em incidentes inesperados”, afirma ao Washington Post.

Mary Gallagher, professora de ciência política na Universidade do Michigan e directora do Instituto Internacional, discorda: “É impossível Blinken ir e negociar sobre temas muito difíceis no contexto de um balão a flutuar sobre os EUA”.

Esta situação surge ainda quando há já uma “guerra silenciosa” a ser travada entre os dois países. Biden manteve todas as tarifas criadas por Trump e já avançou com limitações às exportações para a China, aos investimentos feitos no país e à emissão de vistos para cidadãos chineses.

Está ainda prevista a criação de uma nova autoridade federal inédita dedicada a regular os investimentos dos Estados Unidos na China, assim como uma ordem executiva que pretende limitar a capacidade das aplicações chinesas, como o TikTok, de recolher dados de cidadãos norte-americanos.

Em Outubro, o Departamento do Comércio emitiu ainda novas regras destinadas a diminuir a capacidade das empresas chinesas de fabricar chips avançados para computadores.

 

Não há nada de novo no uso de balões de espionagem entre as superpotências. Já na década de 50, em plena Guerra Fria, Eisenhower autorizou o lançamento de balões de vigilância sobre a União Soviética sob o pretexto de que estavam a ser usados para investigações meteorológicas.

Com a invenção de satélites de espionagem, os balões perderam protagonismo, mas estão agora a voltar em força devido a novos sensores altamente sensíveis a sinais de rádio ou de telemóveis que não podem ser detectados a partir do Espaço.

As revelações de Edward Snowden também provaram que os EUA não são novatos no mundo da espionagem a Pequim, tendo infiltrado as redes de comunicação da Huawei e acompanhando com proximidade as decisões dos líderes chineses responsáveis por gerir o arsenal nuclear do país.

As consequências para as relações bilaterais deste incidente dependerão em parte se os EUA provarem que o equipamento recuperado do balão foi usado para espionagem, mas, de certa forma, o mal já está feito devido à troca de acusações que a situação suscitou e ao adiamento da visita de Blinken.

Apontar os dedos

Este caso está também a ter implicações internas, tanto para Joe Biden como para Xi Jinping.

O incidente surgiu numa altura em que os Democratas e os Republicanos estão a competir pela imagem de que são mais duros com a China do que os rivais. Perante a hesitação da administração Biden em abater o balão, a oposição foi rápida a preparar as críticas.

O novo líder do comité de inteligência da Câmara dos Representantes, Michael R. Turner, recorreu ao futebol americano para fazer uma comparação, descrevendo a resposta da Casa Branca como “fazer uma entrada sobre o quarterback depois do jogo acabar”.

“O balão já tinha completado a sua missão. Nunca devia ter sido permitido entrar nos Estados Unidos e nunca devia ter podido completar a sua missão”, frisa.

O Senador Marco Rubio acredita que a China usou esta situação para humilhar os EUA, como se dissessem “nós temos a capacidade de fazer isto e a América não pode fazer nada”, e acusa Biden de “abandonar o seu dever”.

Biden não é o único com dores de cabeça. O incidente é também uma complicação para Xi Jinping, que começou o seu terceiro mandato como líder do Partido Comunista com um sinal de boa fé para com os Estados Unidos, encontrando-se pela primeira vez pessoalmente com o homólogo norte-americano.

 

Este incidente implica assim um recuo nesta aproximação e não é claro se Xi Jinping sabia do que se passava nos Estados Unidos antes de a notícia se tornar pública. Se o caso foi um acidente, isso pode sugerir que o líder chinês não tinha sido informado.

“Se isto foi feito pelo exército, por uma empresa ou pela Academia Chinesa de Ciência sem o conhecimento dele… então isso preocupa-me sobre o que se passa domesticamente na China”, alerta Gallagher.

Adriana Peixoto, ZAP //

27 Comments

  1. Os EUA não descansam enquanto não desencadearem a terceira guerra mundial.
    Felizmente que a Rússia lhes mostrou total e completo desprezo na questão ucraniana.

    • Os EUA não tiveram culpa. A China é que deveria ter pedido autorização para sobrevoarem o seu território. Se eu sobrevasse a sua casa com um drone sem sua autorização o que fazia?

      • Quem são os EUA para exigir o que quer que seja? São o único país no mundo que lançou duas bombas atómicas que vitimaram milhares de pessoas e são também o país que mais invasões e ocupações ilegítimas tem feito por esse mundo fora. Os dados são públicos basta consultar as fontes. Como foram os Estados Unidos que abateram o drone não há problema mas se fosse outro país a abater um drone americano já seria um problema.

      • Você vive debaixo da bandeira da liberdade que esse triste evento, proporcionou. Apesar de horrendo, permitiu-lhe viver em liberdade. Com as suas palavras apenas posso depreender que viver debaixo do jugo de um regime fascista seria a sua opção. Ou pelo menos, que um regime totalitário como o chinês, não lhe traria desagrado.

      • Bandeira da liberdade … eh eh eh eh … Olha, paga mas é a prestação da casa ! E ao mesmo tempo vê se não te esqueces de pagar tudo o resto! Vives com o chicote, perdão, dívida no lombo e pensas que és livre???

      • Na antiguidade usavam leões para entreter os parolos … Agora usam balões! E o zé lá vai olhar o balão!!

    • Comentários ideológicamente direccionados ! Desde os genocídios Russos em África, na Siria e na Ucrania até às graves ameaças da China a Taiwan ,ao Japão,etc, tudo é culpa do demónio Norte Américano e Ocidental ?!

      • Mete as coisas na balança e pesa.
        Os EUA são o país que mais morte e caos tem causado por esse mundo fora devido ao lançamento das duas bombas atómicas na segunda guerra mundial e posteriormente as centenas de invasões e ocupações ilegítimas de centenas de países. Vai consultar as fontes está tudo documentado. Está tudo documentado.
        Sobre as sanções à Rússia achas normal a Europa meter sanções à Rússia mas quem se prejudica é a própria Europa? Já reparaste? Ainda não percebeste que é tudo uma farsa!? É propositado para implementar a moeda digital e endividar cada vez mais os países. Endividados os países são obrigados a aderir à moeda digital e com a moeda digital o controlo estatal sobre as pessoas será total como já acontece na China.
        Quem só vê televisão não vai compreender muito do que se passa porque a televisão só passa uma versão dos acontecimentos. É paga para isso. Mas por acaso há tempos atrás num canal estrangeiro filmaram os próprios aviões ucranianos a bombardearem o seu próprio povo. Portanto não é preciso dizer mais nada.

    • Eu diria que infelizmente a Rússia não tem respeito nenhum pelos direitos humanos por isso está a matar pessoas inocentes na Ucrânia como fizeram no século passado.

      • Infelizmente a Rússia foi obrigada a agir para defender os seus cidadãos da região ucraniana do Donbass concretamente em Lugansk e Donetsk que estavam a ser mortos diariamente há cerca de 8 anos incluindo mulheres e crianças. Tudo porque queriam a independência. Esta situação era do conhecimento da Europa e dos Estados Unidos e teve a conivência da Europa e dos EUA. A Rússia foi obrigada a agir legitimamente para salvar vidas e só pecou por agir tardiamente.
        Consulta as fontes oficiais pois está lá tudo explicado.
        Quem mata pessoas gratuitamente são os EUA há muitos anos. Desde as duas bombas atómicas na segunda guerra mundial até às centenas de invasões de muitos países sem motivo como fizeram no Iraque, na Síria e em muitos outros. Consulta as fontes oficiais. Está lá tudo explicado.
        O que os EUA querem é destruir a Russia com a pretexto da invasão da Ucrânia. Só não vê quem anda muito distraído.

      • E eu diria que o Ocidente está a raptar jovens de 15 e 16 anos na parte ocidental da Ucrânia para mandar morrer na frente Leste … Com a conivência do Ocidente.

        Mas o carlos mota não suporta terroristas pois não?

    • Não acredito que esteja a defender o ataque cruel da Rússia à Ucrânia! Se o seu país fosse invadido por outro, com homicídios, violações, tortura, destruição, gostava?!

      • Largue isso que anda a tomar … o objetivo é ficar mais astuto!! Peça um reembolso porque não está a funcionar!

    • Concordo com tudo que o Sr. Miguel escreve. Não podemos ser tão cegos que acreditamos tudo que o media mainstream diz. O que querem que nós acreditássemos. Eu também faço a minha própria pesquisa e leio todas as fontes. Depois sintetizo a minha opinião que é bastante parecida a que o Sr. Miguel diz.

  2. O país chamado EUA que lançou duas bombas atómicas na segunda guerra mundial matando milhares de pessoas e que tem invadido e ocupado de forma injustificada centenas de países tem alguma moral para exigir alguma coisa a alguém?
    Se fosse um drone americano abatido pelos chineses já seria um problema. Mas segundo o regulamento dessas duas potências consta que não havia necessidade de abater pois os EUA diariamente intrometem-se no espaço aéreo de outros países e não são abatidos. Portanto alguma coisa não bate certo nessa história.
    Felizmente que o final da segunda guerra mundial nos mostrou outras potências emergentes como o caso da China, da Rússia, da Índia e do Paquistão, caso contrário mal estaríamos nas mãos dos americanos oportunistas.

    • E estar nas mãos da Rússia ou da China seria bom? O que acontece aos opositores nesses países? Sim, os EUA não são perfeitos, mas as ditaduras que cita não são exemplo para ninguém, a nível de direitos humanos! E a Índia e Paquistão estão entre países recordistas de perseguição a minorias ..

      • Minorias? Que eu saiba a democracia é feita pelas maiorias … As minorias devem seguir as regras das maiorias. Não me diga que afinal o Lopes defende o contrário!? Então, por definição, é anti-democrático!

  3. Se os EUA entrarem em Guerra com a China de certeza vão deixar de ajudar a UCRANIA , e se a RUSSIA e a CHINA se Juntam não sei se os EUA juntamente com a EUROPA terão poder Militar ou mesmo Monetário para aguentar, uma vez que Maior parte do poder económico pertence á ASIA e os EUA estão com Dividas de Biliões á China.
    Na Minha opinião os EUA não quiseram dar os Aviões á UCRANIA já a pensar na Tensão com a china.Oque Vale é que se houver uma 3º Guerra Mundial nós estamos num cantinho sossegados

      • Pelo menos a minha Pensa , não é como alguns que preferem ser os Lacaios dos Americanos e fazer o que eles Mandam

      • Dorme mais. E procura tomar a medicação atempadamente. Só acho piada é que como é que há aqui gente que ainda tenta rebater um doido. Sempre ouvi dizer que não vale a pena contrariar um doido.

      • a Minha medicação está em dia porque penso pela minha cabeça e não pelo que me querem impor, tu que devias Dormir menos porque dormes demais e ainda és daqueles que acreditas no Pai Natal , alias se te disserem que os EUA nunca Invadiram nem Mataram e nem chacinaram ainda acreditas porque é mais fixe. É a diferença entre aqueles que usam o cérebro para ver mais além e aqueles como tu que acredita em tudo só porque é Americano ou porque a Europa acha bem.

  4. Provavelmente só ouve propaganda russa… Foram obrigados a agir? Um país que tem o maior território do mundo, ainda quer mais? Porque não ofereceram então guarida aos tais habitantes pró-russos do Donbass, na própria Rússia? Acha que agora estão a morrer menos russos e ucranianos, do que antes da “operação militar especial”? Acha que o regime russo é bom? O que diz dos opositores envenenados e mortos, dos jornalistas silenciados?

    • Deixa-te estar em frente à televisão … E podias estar pior se não fosses vacinado pá! Boa sorte com a obstrução venal !!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.