Criptomoedas: dois irmãos terão roubado 23 milhões em 12 segundos. Blockchain em causa

1

Os Peraire Buenos utilizaram uma técnica sofisticada e sem precedentes contra a ‘blockchain’ da Ethereum.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou esta quarta-feira dois irmãos de roubar 25 milhões de dólares (cerca de 23 milhões de euros) em criptomoedas “em 12 segundos”, através de uma técnica sofisticada e sem precedentes contra a ‘blockchain’ da Ethereum.

Os suspeitos são Anton e James Peraire Bueno, de 24 e 28 anos, detidos na terça-feira, que estudaram ciência da computação e matemática numa “universidade de prestígio” e utilizaram as suas habilidades para “explorar a integridade da ‘blockchain’ (arquitetura descentralizada) Ethereum”, segundo um comunicado da justiça norte-americana.

Os irmãos, que alegadamente planearam o golpe durante vários meses, alteraram o processo pelo qual as transações privadas dos utilizadores são validadas e adicionadas ao ‘blockchain’ Ethereum, uma nova técnica que nunca tinha figurado numa acusação criminal, sublinhou o Departamento de Justiça.

O procurador do distrito sul de Nova Iorque, Damian Williams, frisou que a atividade dos suspeitos “põe em causa a própria integridade da ‘blockchain‘”.

Depois de obter o dinheiro de forma fraudulenta, os irmãos rejeitaram “pedidos para devolvê-lo” e tomaram medidas para ocultar as suas identidades e ocultar o assalto através de empresas de fachada e de múltiplas plataformas estrangeiras de troca de criptomoedas, referiu ainda a justiça norte-americana.

Os Peraire Buenos, que segundo a nota de imprensa foram detidos em Boston e Nova Iorque, enfrentam penas de até 20 anos de prisão por cada um dos três crimes de que são acusados, relacionados com fraude eletrónica e branqueamento de capitais.

// Lusa

1 Comment

  1. Faz-me um pouco confusão o facto de haver tanto envolvimento judicial num mercado que não é regulado. Quem compra e quem minera a moeda não deveria assumir o risco e as perdas?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.