Filmada em Portugal criatura de águas profundas nunca antes vista

Um verdadeiro “diabo marinho”. Um casal de investigadores alemão conseguiu filmar, pela primeira vez, o ato sexual entre dois peixes com uma aparência verdadeiramente assustadora.

O casal de investigadores alemão Kirsten e Joachim Jakobsen estava ao largo da Ilha de São Jorge, nos Açores, num submarino, quando estas estranhas criaturas lhe chamaram a atenção. Filmado a cerca de 800 metros de profundidade, o vídeo, filmado em 2016, mostra uma criatura misteriosa a flutuar nas águas escuras do Atlântico.

O casal de investigadores enviou o vídeo a Ted Pietsch, investigador da Universidade de Washington, nos EUA, especializado em peixes de águas profundas, que confirmou finalmente a espécie dos peixes bizarros peixes: Caulophryne jordani.

Esta estranha peixe é famosa pela sua “rede de pesca” bioluminescente sobre a cabeça, que serve para atrair as presas. O peixe vive nas profundezas dos oceanos, normalmente a 0,3-5 quilómetros de profundidade, onde os raios solares nunca penetram, explica Pietsch à ScienceMag.

O brilho fantasmagórico do peixe resulta das reações químicas que ocorrem no seu corpo. Segundo os investigadores, a fêmea pode chegar a ser 60 vezes maior e pesar mais meio milhão de vezes do que os machos.

Segundo o Diário de Notícias, Kirsten e Joachim Jakobsen conseguiram filmar os peixes Lophiiformes, conhecidos como peixes xarrocos, no exato momento do acasalamento. No vídeo podemos observar a fêmea, com os seus filamentos bioluminescentes e barbatanas estendidas, enquanto o macho anão se encontra no seu ventre.

Estes tamboris raramente são vistos em vida. Os cientistas só conheciam o seu método de reprodução através dos espécimes recuperados de fêmeas mortas com machos ainda presos a si. Quase tudo o que sabemos sobre o tamboril do fundo do mar vem de animais mortos puxados por redes.

Os cientistas identificaram até agora mais de 160 exemplares, mas apenas um punhado de vídeos existe – e este é o primeiro a mostrar um par em união sexual. “Pode imaginar como esta descoberta é rara e importante”, diz Pietsch. “Foi um choque para mim”.

Os biólogos chamam a este tipo de acasalamento de parasitismo sexual, no qual o macho recebe proteção e nutrientes do sistema circulatório da fêmea e, em troca, a fêmea recebe esperma que irá utilizar quando estiver preparada para conceber.

Se o macho não encontrar uma fêmea para acasalar, morre. E se encontrar, fica ligado à sua fêmea para sempre, até ao fim dos seus dias – algo que os menos românticos poderão dizer que é um destino pior que a morte.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …