Nova técnica permite criar carne em laboratório com um campo magnético

Universidade nacional de Singapura (NUS)

A nova técnica desenvolvida pela equipa da NUS.

Investigadores em Singapura encontraram uma nova forma de cultivar carne em laboratório através do “zapping” de células animais com um íman.

A nova técnica, criada por cientistas da Universidade Nacional de Singapura (NUS), simplifica o processo de produção de carne, reduzindo a dependência de produtos animais. É também mais ecológica, mais limpa, mais segura e mais sustentável.

A carne criada em laboratório é uma alternativa à criação animal com vantagens como a redução da pegada de carbono e o risco de transmissão de doenças nos animais.

No entanto, o método atual de produção de carne envolve a utilização de outros produtos animais, o que em grande parte contraria o objetivo, ou de medicamentos para estimular o crescimento da carne.

Para cultivar carne, as células animais são alimentadas com soro animal — soro bovino fetal (FBS), que é uma mistura colhida a partir do sangue de fetos de vacas abatidas nas indústrias de lacticínios ou de carne — para as ajudar a crescer.

Trata-se de um passo importante, mas cruel e dispendioso, no atual processo de produção de carne. Ironicamente, muitas destas moléculas provêm dos músculos dentro do animal abatido, mas os cientistas não sabiam como estimular a sua libertação em bio-reatores à escala de produção. Outros métodos para promover o crescimento celular são a utilização de medicação ou a engenharia genética.

O complexo processo de produção de carne baseada em células aumenta os custos, limita a escala de fabrico e mina a viabilidade comercial da carne.

Para ajudar a enfrentar este desafio, uma equipa de investigação multidisciplinar liderada por Franco-Obregón, do Instituto de Inovação e Tecnologia da Saúde da NUS e da Escola de Medicina Yong Loo Lin, criou um método não convencional com impulsos magnéticos para estimular o crescimento da carne baseada em células.

A nova técnica utiliza um campo magnético desenvolvido pela equipa para a cultura de células estaminais miogénicas, que se encontram no tecido do músculo esquelético e da medula óssea.

“Em resposta a uma curta exposição de 10 minutos aos campos magnéticos, as células libertam uma miríade de moléculas que têm propriedades regenerativas, metabólicas, anti-inflamatórias e de reforço da imunidade. Estas substâncias fazem parte do que é conhecido como o ‘secretoma muscular’ e são necessárias para o crescimento, sobrevivência e desenvolvimento das células em tecidos”, sublinha Franco-Obregón, citado pela Phys Org.

“Estamos muito entusiasmados com a possibilidade de que a libertação de secretoma estimulada magneticamente possa um dia substituir a necessidade de FBS na produção de carne de cultura”, acrescentou o investigador.

“A secretoma indutora de crescimento pode ser colhida no laboratório de forma segura e conveniente, e também a baixo custo. Desta forma, as células estaminais miogénicas atuarão como um bio-reator sustentável para produzir os ingredientes ricos em nutrientes para o cultivo de carne à base de células em escala”, nota ainda.

“O músculo sabe como produzir o que precisa para crescer e desenvolver — precisa simplesmente de um pouco de encorajamento quando está fora do seu dono. Isto é o que os nossos campos magnéticos podem fornecer“, explica Franco-Obregón

A secretoma colhida também podem ser utilizada para medicina regenerativa. A equipa utilizou as proteínas para tratar células insalubres e descobriu que elas ajudam a acelerar a recuperação e o crescimento dessas células. Este método pode mesmo ajudar a curar células feridas e acelerar a recuperação de um paciente.

A equipa de investigação publicou as suas descobertas na revista Biomaterials em agosto. Foi também registada uma patente para esta nova tecnologia e a equipa da NUS está atualmente em discussões com potenciais parceiros industriais para comercializar a tecnologia.

Alice Carqueja, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.