/

Crianças leem para que cães traumatizados percam o medo dos humanos

Uma associação de animais norte-americana convida crianças da comunidade a ler para que os cães mais traumatizados percam o medo de interagir com os humanos.

Chama-se Shelter Buddies Reading Program e é um novo projeto para que os cães mais traumatizados de um abrigo norte-americano comecem a perder o medo dos humanos.

A ideia inovadora partiu da associação Humane Society of Missouri, nos Estados Unidos, e junta crianças entre os 6 e os 15 anos de idade que queiram ajudar estes amigos de quatro patas.

As crianças são treinadas para ler para cães com vários traumas que se encontram no abrigo, como uma forma de os ajudar a interagir com humanos e a prepará-los para o dia em que se vão juntar a uma nova família.

“Nós queríamos ajudar os nossos cães mais tímidos e medrosos, sem forçar qualquer tipo de interação física, para observar o efeito positivo que isso poderia ter sobre eles”, explica o diretor do programa, Jo Klepacki, ao The Dodo.

Os interessados têm de inscrever-se online e são sujeitos a um treino de dez horas para aprenderem a lidar com os animais, mediante a supervisão dos funcionários da associação.

Se os cães se aproximam, respondendo ao estímulo, as crianças continuam a leitura, criando uma empatia com o animal que de outra forma seria muito mais difícil.

Posteriormente, estas crianças podem voltar ao abrigo sempre que quiserem para ler para estes animais. Este projeto também aproxima mais os cães à comunidade local, o que faz com que sejam mais facilmente adotados.

“Ouvir uma criança ler pode realmente acalmar estes animais. É incrível a resposta que temos visto nestes cães”, afirma Klepacki.

“É encorajador ver estas crianças a desenvolver uma empatia com os animais. Elas veem o medo dos animais e percebem o impacto positivo que podem ter”, acrescenta.

O responsável garante estar muito entusiasmado com a iniciativa, até porque foi um sucesso logo à partida, e pensa expandir em breve o programa para todos os abrigos da associação (e para gatos com os mesmos problemas).

ZAP / Hypeness

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.