Crianças detidas no Irão torturadas com chicotadas, choques elétricos e violência sexual

2

Abedin Taherkenareh / EPA

Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia que as crianças detidas durante a onda de protestos no Irão são torturadas com chicotadas, choques elétricos e violência sexual.

A conclusão baseia-se em relatos das vítimas e dos seus familiares, “bem como em depoimentos de 19 testemunhas oculares, incluindo dois advogados e 17 adultos detidos que foram mantidos ao lado de crianças”.

“As forças de segurança do Irão têm cometido atos horríveis de tortura, incluindo espancamentos, chicotadas, choques elétricos, violações e outros atos de violência sexual contra crianças com apenas 12 anos de idade para reprimir o seu envolvimento em protestos a nível nacional”, lê-se no comunicado da organização, citado pela CNN.

A violência das forças iranianas contra crianças “expõe uma estratégia deliberada para esmagar o espírito vibrante da juventude do país e impedi-las de exigir liberdade e direitos humanos”, lamenta Diana Elthawy, subdiretora regional da Amnistia Internacional para o Médio Oriente e Norte de África.

A Amnistia Internacional diz que os responsáveis por estes crimes são a Guarda Revolucionária do Irão, os paramilitares Basij e a Polícia de Segurança Pública do país.

Os protestos no Irão começaram após a morte da iraniana Mahsa Amini, de 22 anos, no dia 16 de setembro de 2022. A jovem foi detida pela polícia moral do país.

ZAP //

2 Comments

  1. Era isto que o Chega queria, ter novamente um governo repressivo. Pelos vistos há quem goste disso, esses masoquistas lol.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.