/

Esqueletos de crianças com crânios tatuados descobertos no Peru

Uma equipa de arqueólogos encontrou onze túmulos no Peru, dois dos quais continham esqueletos de crianças com marcas tatuadas nos crânio, bem como com objetos nas mãos e boca.

Os achados foram encontrados no complexo arqueológico Huaca Santa Rosa de Pucalá, em Chiclayo, na região peruana de Lambayeque, segundo o jornal local Expreso.

Os cientistas acreditam que os símbolos encontrados nos crânios das crianças são “tatuagens ou algum tipo de marca facial, que acabaram por perfurar os tecidos, ficando assim cravadas no crânio”, explicou o diretor do projeto, Edgar Bracamonte.

 

Os especialistas querem agora analisar os desenhos para os relacionar depois com as antigas civilizações desta região do Peru.

Os cientistas acreditam que os restos mortais encontrados pertencem a pessoas da comunidade Moche, de elevado estatuto social. Esta era uma sociedade indígena que habitava a região que hoje conhecemos como Peru entre 100 e 700 anos d.C.

Alguns dos esqueletos encontrados não tinham pés. “Não é certo que tenham sido mutilados, um bom estudo da antropologia física deve ser levado a cabo, mas é claro que, no momento do enterro, estes ossos estavam ausentes”, explicou Bracamonte.

Além dos restos mortais, os cientistas encontraram vestígios de cerâmica e porcelana. Todos estes achados, frisaram os cientistas, podem revelar mais informações sobre a organização política e religiosa destas comunidades antigas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.