Crianças com nove, dez e 11 anos poderão ser vacinadas esta tarde mesmo sem agendamento

António Cotrim / Lusa

Autoridades estão a estudar a hipótese de prolongar a medida para o dia de amanhã, domingo.

Trata-se de uma alteração de última hora face ao que tinha sido anunciado pelas autoridades de saúde. Depois de o agendamento para as crianças com idades compreendidas entre os nove e os 11 anos ter estado disponível apenas durante três dias, ao longo desta semana, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou que mesmo quem não tenha procedido à marcação poderá ser vacinado ao longo desta tarde. O anúncio foi feito pelo responsável esta manhã, depois de uma visita ao centro de vacinação de Gondomar.

“Durante a tarde, as crianças de nove, dez e 11 anos que por qualquer razão os pais não conseguiram fazer o auto-agendamento podem recorrer aos centros de vacinação que estarão abertos para vacinar estas crianças”, disse.

Em cima da mesa está também a possibilidade de este regime ser prolongado para o dia de amanhã, domingo. Questionado sobre esta possibilidade, o governante respondeu com um “vamos ver“. “Estas coisas têm de ser paulatinamente e progressivamente avaliadas em função de como estão a decorrer. Verificamos aqui e estamos a verificar em todo o país que está a decorrer muito bem este processo e temos de dar oportunidade às pessoas que por qualquer razão só agora decidiram vacinar os seus filhos de poderem vir vacinar”, explicou.

Lacerda Sales destacou que o processo está a decorrer com normalidade e que “os portugueses têm motivo para estarem muito orgulhosos por este exemplo de cidadania que as crianças de nove, dez e 11 anos e os seus pais estão a dar ao virem vacinar-se”.

Estava previsto que se vacinassem este fim de semana 77 mil crianças, de acordo com os pedidos de agendamentos feitos, o que corresponde a um quarto do universo inicialmente previsto.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.