Crianças que brincam com telemóveis e tablets dormem menos

 

Um estudo publicado na Scientific Reports indica que cada hora que as crianças com idades compreendidas entre os seis meses e os três anos passam a utilizar aparelhos electrónicos pode significar 15 minutos a menos de sono.

Ao mesmo tempo, a investigação também revelou que brincar com esse tipo de tecnologia ajuda a desenvolver habilidades motoras mais rapidamente.

O estudo foi realizado pela Birkbeck, que faz parte da Universidade de Londres, com 715 pais de crianças com até três anos de idade.

Os especialistas perguntaram com que frequência é que os bebés brincavam com smartphones e tablets e também detalhes do padrão de sono das crianças.

Concluiu-se que 75% das crianças usavam aparelhos do tipo diariamente – essa percentagem era de 51% entre crianças de seis e 11 meses, e de 97% entre crianças de 25 e 36 meses de idade.

As crianças que brincam com esse tipo de aparelhos dormem menos à noite e mais durante o dia. E, de um modo geral, contabilizam 15 minutos a menos de sono para cada hora que passam a utilizar tablets ou smartphones.

Um dos investigadores que participou do estudo, Tim Smith, afirma que o tempo de sono perdido não é muito quando se dorme um total de 10, 12 horas por dia, “mas cada minuto importa no desenvolvimento infantil por causa dos benefícios do sono”.

As conclusões do estudo não são definitivas, mas Smith diz que a investigação indica que as tecnologias “touch” podem estar associadas a problemas de sono.

Mas afinal, crianças devem, ou não brincar com aparelhos electrónicos interactivos?

“É muito complicado responder a isso agora. A ciência ainda está imatura, estamos realmente atrasados em relação à tecnologia e é muito cedo para fazer afirmações definitivas”, diz Smith.

Segundo o especialista, a melhor aposta é manter as mesmas regras usadas para estabelecer o tempo que as crianças passam em frente à televisão. Isso significa que os pais devem impor limites para o uso de telemóveis e tablets, assegurando que o conteúdo seja adequado à idade e evitando que o uso seja feito antes da hora de dormir.

“Como é o primeiro estudo a investigar as associações entre o sono e o uso de tecnologias touch, trata-se de uma investigação oportuna”, afirma Anna Joyce, especialista em desenvolvimento cognitivo da Universidade de Coventry, na Inglaterra.

“Com base nestas descobertas e no que sabemos através de outros estudos, talvez valha a pena limitar o uso de outros aparelhos electrónicos nas horas anteriores ao momento que a criança vai para a cama dormir”, completa Joyce.

Mas, para a investigadora, “até que se saiba como é que este tipo de tecnologias afeta o sono, esses aparelhos não devem ser banidos por completo”.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Jerónimo responde com sorriso à tese do voto útil do Bloco

O Bloco diz que o voto útil é no BE, contra a maioria absoluta. Jerónimo de Sousa, questionado sobre o que pensa da afirmação de Catarina Martins, respondeu: "Não acho nem deixo de achar. O …

No seu primeiro encontro, Boris dirá a Juncker que não vai adiar novamente o Brexit

Naquela que será a primeira vez que Boris Jonhson e Jean-Claude Juncker se encontram, o primeiro-ministro britânico vai defender que o Reino Unido não está preparado para adiar mais uma vez o Brexit. Boris Johnson prepara-se …

Ataques com drones paralisam metade da produção saudita. Preço do petróleo sobe mais de 10%

Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita paralisaram metade de produção de petróleo do país que é um dos maiores produtores a nível mundial. Segundo a Saudi Aramco, os dez drones explosivos, que …

Conceição deu raspanete a Nakajima, mas admite que complicou o jogo

O FC Porto venceu o Portimonense por 2-3, num golo marcado no último lance do jogo. No apito final, havia motivos para festejos, mas os ânimos aqueceram entre Conceição e Nakajima. Depois de estar a vencer …

Águas passadas ainda movem moinhos. Rui Rio e Catarina Martins atacam com fantasmas da troika e do PREC

No debate deste domingo, não houve tema em que Rui Rio e Catarina Martins estivessem de acordo. Os líderes do PSD e do BE aproveitaram todos os temas para mostrar as diferenças que separam os …

Vinte anos depois, surgem regras de lares para crianças em perigo

A Lei de Proteção de Crianças e Jovens foi aprovada em 1999. Desde então, um diploma para definir o papel das casas de acolhimento era aguardado. Existe agora, 20 anos depois, um projeto, mas se …

Este caranguejo usa os dentes que tem no estômago para "rosnar" aos inimigos

Os caranguejos-fantasmas usam os dentes que têm na região gástrica para "rosnar" aos seus inimigos quando se sentem ameaçados. Geralmente, quando o nosso estômago faz barulho é sinal de que estamos com fome. Pois bem, de …

Rei de Espanha inicia ronda de consultas para tentar evitar novas eleições

Felipe VI vai receber 15 líderes partidários por ordem da sua representação parlamentar, terminando na terça-feira, ao fim da tarde, com o secretário-geral do PSOE e atual chefe do Governo de gestão. Depois de ver os …

Costa venceu os debates, mas PS cai nas sondagens (e PSD ainda está longe)

Uma nova sondagem para o Jornal de Notícias e TSF mostra o Partido Socialista na frente com 39,2% das intenções de voto, ainda fora de terreno de maioria absoluta, mas mantém a distância para …

A Matemática resolveu o mistério do bilhete da lotaria que tem sempre prémio

Em 1969, Adrian R.D. Mathias propôs um enigma matemático no qual existiria um bilhete de lotaria que seria sempre premiado. A resposta à abordagem teórica de Mathias só pode ser resolvida recorrendo à teoria dos …