Descoberta uma criança “vampiro” num cemitério em Itália

Photo courtesy of David Pickel/Stanford University

O “Vampiro de Lugano”, a criança de 10 anos encontrada num cemitério em Itália com uma pedra na boca.

Arqueólogos encontraram num cemitério em Itália, os restos mortais de uma criança de 10 anos com uma pedra na boca, um antigo ritual funerário de vampiros que era praticado durante a Idade Média europeia e que visava prevenir que o morto voltasse à vida.

O esqueleto desta criança de 10 anos data do Século XV, altura em que a Itália foi afectada por uma praga de malária. Os restos mortais indiciam que a criança, cujo sexo não foi possível ainda identificar, terá morrido devido à doença, como notam os investigadores da Universidade do Arizona, nos EUA, que estão envolvidos nas escavações arqueológicas.

Os ossos da criança foram encontrados num túmulo improvisado construído com telhas e há sinais de que a pedra foi colocada de forma intencional na sua boca, nomeadamente “as mandíbulas abertas” e “marcas de dentes na superfície da pedra”, como explica a Universidade do Arizona em comunicado.

A criança também apresenta um abcesso num dente, o que é considerado “um efeito secundário da malária”, frisam os investigadores.

O esqueleto foi encontrado num cemitério que terá sido usado para enterrar bebés e crianças, que eram especialmente vulneráveis à malária. As pessoas receavam que os corpos pudessem ressuscitar para espalhar de novo a doença, o que justifica a pedra na boca.

“É um tratamento mortuário muito incomum que se vê de várias formas em diferentes culturas, especialmente no mundo Romano, e que poderia indicar que havia um medo de que esta pessoa pudesse voltar dos mortos e tentasse espalhar a doença pelos vivos”, destaca a bio-arqueóloga Jordan Wilson, estudante de doutoramento da Universidade do Arizona.

Conhecida como o ‘Vampiro de Lugnano’, esta criança de 10 anos foi a mais velha encontrada até agora no cemitério.

Noutro local deste mesmo cemitério, foi encontrado o esqueleto de uma menina de 3 anos com pedras a segurarem-lhe as mãos e os pés.

Na chamada “Necropoli dei Bambini” ou “A Necrópole das Crianças”, foram encontrados vários esqueletos de crianças e bebés enterrados ao lado de garras de corvos, ossos de sapos e caldeirões de bronze cheios de restos de cachorros sacrificados, vestígios que apontam para práticas de bruxaria.

“Sabemos que os Romanos eram muito preocupados com isto, e iam até ao extremo de utilizar bruxaria para evitar que o diabo – o que quer que contaminasse o corpo – saísse dele”, explica o professor de Antropologia da Universidade do Arizona, David Soren.

“Nunca via nada assim. É extremamente misterioso e estranho“, assume Soren, que acompanha as escavações no local desde 1987, em declarações divulgadas pelo Independent.

As escavações no local vão continuar, até porque há secções do cemitério ainda por explorar e que poderão revelar novas surpresas.

SV, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ok, aviso à navegação e agências funerárias, fechem a boca dos vossos clientes, pois se eventualmente daqui a uns anos aparecerem com um calhau na boca, ainda dizem que eram vampiros.

RESPONDER

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …