Criança espancada até à morte em escola senegalesa por não saber a lição do dia

Uma criança de dez anos foi espancada até á morte por não saber a lição do dia numa escola corânica, no Senegal.

Segundo a agência France-Presse, existem milhares de escolas corânicas no Senegal, onde várias crianças são vítimas de maus-tratos segundo os relatos de muitas ONG’s.

O senegalês Liberation avança que, desde 2018, um total de 17 adolescentes foram mortos na sequência de atos de violência ou de negligência. Durante o mesmo período, 61 terão sido abusadas sexual e fisicamente.

https://twitter.com/ndiayegaindesn1/status/1222438229149917185?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed&ref_url=https://www.dn.pt/mundo/senegal-crianca-de-dez-anos-espancada-ate-a-morte-por-nao-saber-a-licao-do-dia-11772063.html

No passado domingo, Fallou Diop, de 10 anos, morreu depois de ter sido “submetido a uma correção” infligida por um jovem encarregado de vigiar os alunos na ausência do professor do Corão. Fontes policiais dão conta de que o rapaz estava a ser castigado por não ter assimilado as lições do dia.

O rapaz mais velho, com idade entre os 15 e os 20 anos, e o diretor da escola corânica na vila de Raoudou Rayahin, foram detidos e acusados de homicídio, por colocarem “em risco a vida de outras pessoas” e por “não prestarem assistência a uma pessoa em perigo”.

Ndèye Dieng, ministro da Família e dos Direitos da Criança do Senegal, já reagiu às críticas. O governante prometeu apoio para a família da vítima e assegurou que “o Estado tomará as medidas necessárias para esclarecer este assunto”.

A Human Rights Watch denunciou, em junho, o facto de muitos alunos de escolas corânicas serem submetidos a violência e negligência. Este crime ocorre dois meses após a controvérsia de outro caso de crianças maltratadas na mesma região de Louga.

A France-Press refere ainda que o Senegal tem estado sob grande pressão internacional para parar os abusos contra os talibés, crianças que são enviadas pelas suas famílias, muitas vezes a milhares de quilómetros de casa, para terem uma educação nas escolas islâmicas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …