Criança espancada até à morte em escola senegalesa por não saber a lição do dia

Uma criança de dez anos foi espancada até á morte por não saber a lição do dia numa escola corânica, no Senegal.

Segundo a agência France-Presse, existem milhares de escolas corânicas no Senegal, onde várias crianças são vítimas de maus-tratos segundo os relatos de muitas ONG’s.

O senegalês Liberation avança que, desde 2018, um total de 17 adolescentes foram mortos na sequência de atos de violência ou de negligência. Durante o mesmo período, 61 terão sido abusadas sexual e fisicamente.

https://twitter.com/ndiayegaindesn1/status/1222438229149917185?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed&ref_url=https://www.dn.pt/mundo/senegal-crianca-de-dez-anos-espancada-ate-a-morte-por-nao-saber-a-licao-do-dia-11772063.html

No passado domingo, Fallou Diop, de 10 anos, morreu depois de ter sido “submetido a uma correção” infligida por um jovem encarregado de vigiar os alunos na ausência do professor do Corão. Fontes policiais dão conta de que o rapaz estava a ser castigado por não ter assimilado as lições do dia.

O rapaz mais velho, com idade entre os 15 e os 20 anos, e o diretor da escola corânica na vila de Raoudou Rayahin, foram detidos e acusados de homicídio, por colocarem “em risco a vida de outras pessoas” e por “não prestarem assistência a uma pessoa em perigo”.

Ndèye Dieng, ministro da Família e dos Direitos da Criança do Senegal, já reagiu às críticas. O governante prometeu apoio para a família da vítima e assegurou que “o Estado tomará as medidas necessárias para esclarecer este assunto”.

A Human Rights Watch denunciou, em junho, o facto de muitos alunos de escolas corânicas serem submetidos a violência e negligência. Este crime ocorre dois meses após a controvérsia de outro caso de crianças maltratadas na mesma região de Louga.

A France-Press refere ainda que o Senegal tem estado sob grande pressão internacional para parar os abusos contra os talibés, crianças que são enviadas pelas suas famílias, muitas vezes a milhares de quilómetros de casa, para terem uma educação nas escolas islâmicas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Organização dos Jogos Olímpicos estima cerca de sete casos diários

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 estimam que haverá cerca de sete casos de covid-19 por dia entre as pessoas envolvidas no evento, disse a emissora pública japonesa NHK. A estimativa foi …

Mais dois militares vão a julgamento por agressões em curso dos Comandos

Estão em causa dois cursos anteriores ao que levou à morte, em 2016, dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva. Um dos casos segue já para julgamento, o outro vai para a fase de …

Remodelação à vista (com saídas e trocas de pastas por "um Governo de combate")

O Governo de António Costa tem pela frente um mês de Julho decisivo que ficará marcado pela chegada dos fundos da bazuca europeia. E há dirigentes socialistas que acreditam que o primeiro-ministro deve aproveitar a …

Líderes da UE alertam Londres para respeitar acordo do Brexit

Os líderes da União Europeia (UE) alertaram o Governo britânico, este sábado, que os dois lados devem implementar o acordo do Brexit, numa reunião com o primeiro-ministro britânico à margem da cimeira do G7. A presidente …

Variante Delta está a crescer em Portugal. Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada

As autoridades de saúde confirmam que já foi detetada, em Portugal, a transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus. Esse cenário estará a ser mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo. "Até …

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros. De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo …

CTT reclamam dívidas de 67 milhões ao Estado

Os CTT iniciaram um processo de arbitragem contra o Estado, reclamando um total de 67 milhões de euros em compensações pelo impacto da pandemia de covid-19 e pela extensão unilateral do contrato de concessão. "Os CTT …

O candidato de Costa ao Porto só durou 24 horas (e a "asneira" pode sair-lhe cara)

Está lançada a confusão no PS Porto com a escolha do candidato do partido às próximas eleições autárquicas. O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, não resistiu às reacções negativas à sua escolha para …

Mourinho Félix ao ataque. BdP "subjugou-se" à ex-ministra das Finanças

O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças criticou, esta sexta-feira, a "falha grave" do Banco de Portugal (BdP) ao se ter subjugado à antiga ministra das Finanças quanto à capitalização inicial do Novo …