Auditoria interna ao caso em que uma criança foi encaminhada por um operador da linha SNS24 para uma urgência que não estava aberta já começou. Mas já se falam em situações semelhantes noutras partes do país.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, garantiu esta quinta feira que está a decorrer uma auditoria interna ao caso decorrido durante o período natalício que alongou uma situação de urgência que poderia ter sido resolvida mais rapidamente.
Tudo aconteceu esta semana. Na segunda feira, Tiago, 5 anos, o filho de Vanda Almeida, de Torres Vedras, tinha febre que não baixava há já três dias. Foi atendido na unidade de cuidados primários, conta a SIC Notícias.
No entanto, no dia de Natal, quarta feira, a criança continuava a sentir-se mal, com dores de ouvidos e garganta. A mão decidiu, então, ligar para o SNS24. Aguardou que a atendessem durante uma hora e meia.
Quando foi, finalmente, atendida, disseram-lhe que levasse o filho ao serviço de urgências pediátricas do Hospital de Torres Vedras. No entanto, Vanda viu na página online da ULS Oeste que essa urgência estava encerrada, ainda que, ao telefone, insistissem que não.
O outro hospital mais próximo era o de Caldas da Rainha, a 40 quilómetros de casa. Foi para lá que se dirigiu, e quando foi finalmente atendida disseram-lhe que o filho estava com uma otite.
Foram cinco horas de sofrimento numa situação que poderia não se ter alongado tanto tempo, não fosse um erro na comunicação do SNS24. Agora, foi aberta uma auditoria interna, que já está em curso, à situação, garante a ministra da Saúde.
Marcelo Rebelo de Sousa já elogiou a auditoria em curso, entrevista à SIC. “É importante no Serviço Nacional de Saúde haver uma grande atenção à vida das pessoas e aos problemas em concreto. É bom sinal a ministra tenha percebido que houve um erro e que uma pessoa devido a um erro foi prejudicada”.
Ao mesmo canal, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) garantem que “o erro que originou a situação noticiada decorreu de uma parametrização incorreta no Sistema de Dados Mestre (SDM) por parte da Unidade Local de Saúde (ULS), que não identificou o encerramento da valência durante o feriado de 25 de dezembro”.
Apesar de tudo, a CM aponta outros casos semelhantes que ocorreram esta semana, em que o mesmo erro foi cometido.
A Linha SNS 24 terá enviado outros utentes para urgências que estavam encerradas na véspera e no dia de Natal. Um dos casos apontados é o de grávidas enviadas para a ULS de Abrantes, cujo encerramento do bloco de partos não terá sido comunicado so SNS24.
Prometeram resolver tudo em 60 dias.
Com alguma demora, mas não tardarâo a cumprir de forma “honrada” , os inconfessados objetivos de escaqueirarem tudo.
Nada do que ainda mexe em formato público e cívico, restará da ação sonsa e sórdida deste incompetente grupelho, aprendizes de malfeitores.