Cratera gigante (a primeira em 100 anos) descoberta na Lua

Purdue University

As bordas da cratera foram fortemente alteradas, tornando-a irreconhecível.

As bordas da cratera foram fortemente alteradas, tornando-a irreconhecível.

Uma cratera de 200 quilómetros de diâmetro foi descoberta na Lua por uma sonda da NASA e identificada por astrónomos americanos.

Os resultados da descoberta foram apresentados durante a 46ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária, em Woodlands, no Texas. A nova cratera foi baptizada “Amelia Earhart“, em honra da pioneira aviadora que desapareceu no Oceano Pacífico em 1937.

“Eu diria que esta é a primeira descoberta de uma nova cratera lunar em mais de 100 anos”, afirmou Jay Melosh, um dos investigadores envolvidos no projecto, à BBC.

A descoberta foi feita enquanto os investigadores procuravam provas da existência de estruturas ocas abaixo da superfície da Lua, conhecidas como tubos de lava ou cavernas vulcânicas.

“Provavelmente, a cratera foi formada antes do Mare Serenitatis, um mar lunar onde há uma cratera, ou seja, há mais de 3 milhões de anos“, explica Jay Melosh, “mas parece ter ficado coberta por restos da formação do mar, que também destruíram a borda da cratera”.

“Ninguém até agora tinha conseguido identificar esta cratera, precisamente por ter a sua borda destruída – e nós próprios não a teríamos reconhecido se não fosse pela diferença de gravidade no local, que indica claramente uma enorme anomalia circular”, acrescenta Melosh.

JPL / NASA

A missão Grail usou duas pequenas sondas para mapear o campo gravitacional da Lua

Os resultados forma obtidos pela análise dos dados da missão Grail, da NASA, que usou duas pequenas sondas para medir as variações do campo gravitacional da Lua.

Estas medições permitiram obter uma ideia aproximada da estrutura interna do satélite, uma vez que, dependendo da sua topografia, uma dada região lunar regista uma aceleração da gravidade própria.

De acordo com os dados obtidos pelos cientistas, poderá haver mais 12 crateras por identificar. No entanto, as suas marcas foram eliminadas pelos impactos dos mares ou pelas partículas expelidas por crateras maiores.

NASA / Wikimedia

Amelia Earhart à frente do  Lockheed Electra em que desapareceu, em 1937

Amelia Earhart à frente do Lockheed Electra em que desapareceu, em 1937

A descoberta resultou do trabalho dos astrónomos Rohan Sood, Loic Chappaz e Jay Melosh, da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos.

A cratera foi baptizada de Amelia Earhart, em homenagem à primeira mulher a fazer a travessia do Oceano Atlântico num voo a solo, em 1932.

Earhart foi membro do conselho académico da Universidade de Purdue desde 1935 até ao seu desaparecimento, em 1937.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Em Itália, todos os alunos vão passar de ano. Mas serão avaliados

A Itália decidiu que que todos os alunos vão passar de anos, mas que serão avaliados, avançou na segunda-feira o Governo daquele país, que esteve reunido em Conselho de Ministros. "Pensamos em duas opções que possibilitarão …

Redução de 3% na eletricidade para o mercado regulado entra em vigor esta terça-feira

A descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh), ou seja, uma redução de aproximadamente 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores, entra esta terça-feira em …

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …