Cratera gigante apareceu no fim do mundo e ninguém sabe como

Uma cratera de enormes proporções foi descoberta na região de Yamal, na Sibéria (Rússia), sem que haja qualquer explicação para o seu aparecimento. Mas hipóteses não faltam.

A cratera foi divulgada esta semana por Konstantin Nikolaev, um engenheiro que sobrevoou o local de helicóptero e filmou o fenómeno, mas crê-se que a formação poderá encontrar-se no local há mais de 2 anos.

A primeira hipótese aventada para a origem da cratera foi a de que tivesse sido criada pela queda de um meteorito. A hipótese foi afastada, uma vez que não foi registado recentemente nenhum meteorito na região, que pudesse ter causado uma cratera com as dimensões desta: cerca de 80 metros de diâmetro.

Outra hipótese que está a ser considerada é de que a cratera tenha sido criada pela explosão de uma bolsa de gás.

A península de Yamal, famosa pelos seus veados e fósseis de mamutes, e cujo nome significa “fim do mundo”, é a maior região produtora de gás natural da Rússia, e a cratera está localizada a cerca de 30km de Bovanenkovo, o maior campo de exploração de gás de Yamal.

Uma terceira hipótese em estudo é a de que a cratera tenha sido formada pelo súbito derretimento de uma massa de gelo. Ambientalistas têm alertado para o alarmante aumento da taxa de degelo dos glaciares siberianos.

A investigadora Anna Kurchatova, do Centro Russo de Investigação Científica do Sub-Ártico, citada pelo Siberian Times, junta estas duas hipóteses numa única explicação.

Kurchatova pensa que a cratera foi formada por uma mistura de água, gás e sal que teria provocado a ignição de uma explosão subterrânea devido ao aquecimento global.

Segundo Kurchatova, o gás acumulado no gelo ter-se-á misturado com areia subterrânea e seguidamente com sal, proveniente do mar que no local teria existido há 10.000 anos. O aquecimento global teria então provocado o degelo do “permafrost” (solo congelado) e a libertação do gás, “com um efeito semelhante ao da rolha de uma garrafa de Champagne a saltar”.

Explicações mais místicas tiveram também o seu tempo de antena. O canal de televisão Zveda TV avançou que a cor escura da cratera indicava claramente “a acção de um processo a alta temperatura“, sem especificar o processo nem os seus autores. E um blog terá mesmo sugerido que a cratera seria obra da chegada de extra-terrestres ao planeta.

A Academia das Ciências da Rússia vai enviar ao local uma equipa de especialistas para despistar estas hipóteses, identificar a origem da cratera – e resolver o mais recente mistério do nosso planeta.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “Kurchatova pensa que a cratera foi formada por uma mistura de água, gás e sal que teria provocado a ignição de uma explosão subterrânea devido ao aquecimento global.”

    Inventam as histórias mais improváveis para dar ares de veracidade à teoria do aquecimento global. Fazem idéia de quanto calor é necessário para fazer o gás natural explodir? 580°C. Como o aquecimento global — supondo que exista — poderia elevar a temperatura desse gás até 580°C?

  2. @Cidadão preocupado Presumo que o senhor não tenha lido o parágrafo seguinte: “Segundo Kurchatova, o gás acumulado no gelo ter-se-á misturado com areia subterrânea e seguidamente com sal, proveniente do mar que no local teria existido há 10.000 anos. O aquecimento global teria então provocado o degelo do “permafrost” (solo congelado) e a libertação do gás, “com um efeito semelhante ao da rolha de uma garrafa de Champagne a saltar”.”

    O que isto significa é que o gás dissolvido no gelo foi libertado (pelo derretimento do mesmo). Ora, este mesmo gás ficou preso no subsolo (tal como o CO2 numa garrafa de champagne fica quando esta é abanada) fazendo pressão no solo acima. O que se passou em seguida podemos apenas assumir. O mais provável, no entanto, será que o gás se tenha libertado de forma algo violenta devido a um aumento de pressão o que provocou a “explosão”. Penso que não terá sido provocada uma combustão mas apenas o equivalente ao libertar da rolha da garrafa.

  3. Pela Sibéria só aparecem coisas do fim do mundo, terá sido mesmo por essa razão que os regimes comunistas soviéticos decidiram transformar lá o fim do mundo para milhões de deportados!

RESPONDER

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …