Cratera gigante apareceu no fim do mundo e ninguém sabe como

Uma cratera de enormes proporções foi descoberta na região de Yamal, na Sibéria (Rússia), sem que haja qualquer explicação para o seu aparecimento. Mas hipóteses não faltam.

A cratera foi divulgada esta semana por Konstantin Nikolaev, um engenheiro que sobrevoou o local de helicóptero e filmou o fenómeno, mas crê-se que a formação poderá encontrar-se no local há mais de 2 anos.

A primeira hipótese aventada para a origem da cratera foi a de que tivesse sido criada pela queda de um meteorito. A hipótese foi afastada, uma vez que não foi registado recentemente nenhum meteorito na região, que pudesse ter causado uma cratera com as dimensões desta: cerca de 80 metros de diâmetro.

Outra hipótese que está a ser considerada é de que a cratera tenha sido criada pela explosão de uma bolsa de gás.

A península de Yamal, famosa pelos seus veados e fósseis de mamutes, e cujo nome significa “fim do mundo”, é a maior região produtora de gás natural da Rússia, e a cratera está localizada a cerca de 30km de Bovanenkovo, o maior campo de exploração de gás de Yamal.

Uma terceira hipótese em estudo é a de que a cratera tenha sido formada pelo súbito derretimento de uma massa de gelo. Ambientalistas têm alertado para o alarmante aumento da taxa de degelo dos glaciares siberianos.

A investigadora Anna Kurchatova, do Centro Russo de Investigação Científica do Sub-Ártico, citada pelo Siberian Times, junta estas duas hipóteses numa única explicação.

Kurchatova pensa que a cratera foi formada por uma mistura de água, gás e sal que teria provocado a ignição de uma explosão subterrânea devido ao aquecimento global.

Segundo Kurchatova, o gás acumulado no gelo ter-se-á misturado com areia subterrânea e seguidamente com sal, proveniente do mar que no local teria existido há 10.000 anos. O aquecimento global teria então provocado o degelo do “permafrost” (solo congelado) e a libertação do gás, “com um efeito semelhante ao da rolha de uma garrafa de Champagne a saltar”.

Explicações mais místicas tiveram também o seu tempo de antena. O canal de televisão Zveda TV avançou que a cor escura da cratera indicava claramente “a acção de um processo a alta temperatura“, sem especificar o processo nem os seus autores. E um blog terá mesmo sugerido que a cratera seria obra da chegada de extra-terrestres ao planeta.

A Academia das Ciências da Rússia vai enviar ao local uma equipa de especialistas para despistar estas hipóteses, identificar a origem da cratera – e resolver o mais recente mistério do nosso planeta.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “Kurchatova pensa que a cratera foi formada por uma mistura de água, gás e sal que teria provocado a ignição de uma explosão subterrânea devido ao aquecimento global.”

    Inventam as histórias mais improváveis para dar ares de veracidade à teoria do aquecimento global. Fazem idéia de quanto calor é necessário para fazer o gás natural explodir? 580°C. Como o aquecimento global — supondo que exista — poderia elevar a temperatura desse gás até 580°C?

  2. @Cidadão preocupado Presumo que o senhor não tenha lido o parágrafo seguinte: “Segundo Kurchatova, o gás acumulado no gelo ter-se-á misturado com areia subterrânea e seguidamente com sal, proveniente do mar que no local teria existido há 10.000 anos. O aquecimento global teria então provocado o degelo do “permafrost” (solo congelado) e a libertação do gás, “com um efeito semelhante ao da rolha de uma garrafa de Champagne a saltar”.”

    O que isto significa é que o gás dissolvido no gelo foi libertado (pelo derretimento do mesmo). Ora, este mesmo gás ficou preso no subsolo (tal como o CO2 numa garrafa de champagne fica quando esta é abanada) fazendo pressão no solo acima. O que se passou em seguida podemos apenas assumir. O mais provável, no entanto, será que o gás se tenha libertado de forma algo violenta devido a um aumento de pressão o que provocou a “explosão”. Penso que não terá sido provocada uma combustão mas apenas o equivalente ao libertar da rolha da garrafa.

  3. Pela Sibéria só aparecem coisas do fim do mundo, terá sido mesmo por essa razão que os regimes comunistas soviéticos decidiram transformar lá o fim do mundo para milhões de deportados!

RESPONDER

Nova ponte sobre o Douro não vai estar concluída em 2022

As câmaras do Porto e Gaia admitiram esta quinta-feira que a nova ponte sobre o rio Douro "dificilmente" vai estar pronta em 2022, como estava previsto, apontando para 2020 o lançamento do concurso público. O ponto …

Tribunais com luz verde para aceder a dados escolares de menores. Governo ignora alerta sobre Protecção de Dados

A Justiça vai ter acesso directo e automático às informações escolares de menores por via da "desmaterialização da informação" prevista no Simplex. A medida foi aprovada numa nova portaria conjunta dos ministérios da Justiça e …

"Ridícula". Donald Trump critica escolha de Greta Thunberg para Personalidade do Ano

O Presidente norte-americano, Donald Trump, comentou esta quinta-feira, a escolha da Greta Thunberg como “Personalidade do Ano” pela revista Time, aconselhando a jovem sueca a controlar a “raiva” e ir ao cinema. A ativista já …

Bruno de Carvalho sabia que o plantel "não estava com ele", diz Podence em tribunal

O futebolista Daniel Podence disse em tribunal, esta quinta-feira, que o antigo presidente do Sporting sabia "perfeitamente que o plantel não estava com ele", na altura da invasão à academia do clube, em Alcochete. Na 12.ª …

"É o que dá ser novata". Líder parlamentar do PAN engana-se no tema do debate

A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, protagonizou um momento caricato na Assembleia da República, esta quinta-feira, quando subiu à tribuna e começou a sua intervenção sobre pessoas sem-abrigo quando o debate era sobre …

Pelo menos um morto e 25 feridos na explosão em prédio na Alemanha

Pelo menos uma pessoa morreu e 25 ficaram feridas esta sexta-feira na sequência de uma explosão num edifício residencial em Blankenburg, na Alemanha. Uma explosão num prédio de habitação na cidade de Blankenburg, região da Sáxonia, …

Infarmed retira do mercado 7 cremes para crianças da Wells, Barral e Dermosense

O Infarmed detetou irregularidades em sete produtos cosméticos hidratantes para crianças, ordenando a retirada do mercado de dois cremes de rosto para bebé, da Barral e da Wells, e a retirada voluntária de dois outros …

Ninguém sabe o que fazer com duas estátuas de Salazar

Nem o Estado, nem a Câmara Municipal de Santa Comba Dão parecem saber o que fazer com duas estátuas de António de Oliveira Salazar. Haveria planos para as exibir no Museu Salazar, mas como o …

Tancos. Principal suspeito vai ser libertado em janeiro

João Paulino, o principal suspeito do roubo de material militar dois paióis de Tancos, e mais sete suspeitos vão ser libertados a 28 de janeiro. A informação é avançada esta sexta-feira pela revista Sábado, que dá …

Filhos de imigrantes nascidos em Portugal podem ser portugueses desde que um progenitor seja residente

A Assembleia da República aprovou, esta quinta-feira, na generalidade, as alterações à lei da nacionalidade do PAN e do PCP, e rejeitou, com os votos do PS, o projeto do Livre. Horas antes da votação em …