Há 500 anos, um grupo no Gabão tirou os dentes da frente (e foi propositado)

(dr) C. Gerin and P. Mora / Antiquity Publications Ltd.

Crânios encontrados num caverna do Gabão mostram que, há 500 anos, homens e mulheres desta região mudaram dramaticamente a sua aparência, removendo os seus dentes da frente.

Arqueólogos encontraram estes crânios nas profundezas da caverna Iroungou, no Gabão. Segundo o site Live Science, a difícil descida até lá levou-os a milhares de ossos de pelo menos 24 adultos (homens e mulheres com 15 ou mais anos) e quatro crianças, que datam dos séculos XIV e XV.

Também foram descobertas centenas de artefactos perto dos restos mortais – como joias, armas e enxadas feitas de ferro local e cobre importado –, o que sugere que estas pessoas tinham alguma riqueza e estatuto social.



Dos restos mortais, os crânios revelaram ser de particular interesse para os investigadores, uma vez que em todos os maxilares superiores faltavam dentes específicos: os incisivos centrais e laterais, ou seja, quatro dentes.

Todas estas cavidades mostraram sinais de cicatrização após as extrações (algo conhecido como reabsorção alveolar), indicando que os dentes foram removidos quando as pessoas ainda eram vivas.

Em declarações ao mesmo site, Sébastien Villotte, investigador do Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS), em França, explicou que a modificação dentária é um costume bem documentado em todo o mundo, “especialmente em África”, e que são “muitas e várias as razões defendidas” para explicar esta prática.

Neste caso, como as extrações foram simétricas e envolveram os mesmos dentes, os cientistas supõem que terão sido feitas “no contexto de alguma prática cultural” desta população.

A extração de tantos dentes da frente teria afetado a pronúncia e mudado o formato da boca e do rosto de uma forma que terá sido “altamente visível”, o que indica que todas estas pessoas pertenciam a um determinado grupo, consideraram ainda os investigadores, cujo estudo foi publicado, a 8 de julho, na revista científica Antiquity.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Um povo em África também matava todos os bebés cujos primeiros dentes que nascessem fossem no maxilar superior porque afectava as culturas agrícolas. Todas as culturas são lindas.

    • Mais, todas as culturas têm o mesmo valor e são perfeitamente substituíveis, daí que não haja qualquer problema que daqui a 100 anos a europa tenha mais africanos e árabes que europeus

  2. O ser humano sempre viveu de modas, logo que a moda pegue há que seguir a regra caso contrário passa a ser-se antiquado, neste caso parece ter sido uma vaga de moda sexual com melhores efeitos e garantias de sexo oral!

RESPONDER

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …