CP cobra viagens grátis por “lapso”

ZAP

Estação da CP quase vazia, em Porto – São Bento

A CP tem cobrado o trajeto entre Campanhã e São Bento, apesar de nos seus termos gerais se ler que a viagem é grátis. A empresa fala num “lapso” que está a ser resolvido.

Os passageiros que iniciam ou terminam viagem de comboio em Porto-Campanhã “podem utilizar gratuitamente” as ligações urbanas para se deslocarem entre aquela estação e a de S. Bento, lê-se nos termos gerais da bilheteira online.

O mesmo acontece noutras regiões do país, mas, no Porto, o sistema informático contabiliza o trajeto entre Campanhã e S. Bento. Assim, os clientes acabam por pagar mais, apesar de a viagem ser grátis.

A revista Sábado avança que, por exemplo, quem viaja entre Paredes e Campanhã, e depois segue dali para São Bento, paga 5,40 euros em vez de 3,95 euros. Trata-se de um acréscimo de 36%.

A prática lesiva é confirmada pelos próprios agentes comerciais e revisores da CP.

“Temos aqui comboios em que mais de metade dos bilhetes são comprados online”, diz um revisor da CP, em anonimato, à Sábado. “E não podemos fazer nada porque já pagaram”.

Isto não acontece apenas online. Em casos em que as bilheteiras estão fechadas e os bilhetes são comprados já dentro do comboio, há quem cobre indevidamente os passageiros.

“Eu apenas emito bilhete para Campanhã e aviso o passageiro que pode seguir gratuitamente num urbano para São Bento, mas há colegas que cobram todo o trajeto”, admite outro revisor à Sábado.

Fonte da CP disse à revista que se trata de “um lapso no sistema de venda online” que “está já em fase de resolução, prevendo-se que até ao fim da semana fique tratado”.

A CP recusa estar a enganar os clientes, até porque “não foram recebidas queixas nem reclamações” e que, caso tivessem sido recebidas denúncias mais cedo, ” o erro teria sido detetado mais cedo e corrigido de imediato”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.