Cozinhar a altas temperaturas pode aumentar risco de doenças cardiovasculares

Não é novidade que os fritos são inimigos da saúde cardiovascular devido ao excesso de calorias e de gordura. Agora, os cientistas sugerem outro problema associado a este tipo de preparação dos alimentos: as formações de produtos tóxicos associados a altas temperaturas.

O hábito de cozinhar temperaturas acima dos 150º C altera a sua estrutura química e pode criar compostos químicos que aumentam o risco de doenças cardíacas, revela o novo estudo publicado no jornal Nutrition.

“Quando os alimentos são aquecidos até altas temperaturas, são criados novos compostos e alguns deles são prejudiciais à saúde”, disse Raj Bhopal, professor de saúde pública na Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, citado pela CNN.

A criação dos compostos químicos “não tem nada a ver com a fritar os alimentos, mas sim com o processo de cozedura, com a temperatura”, sublinhou.

Os especialistas acreditam que o facto de certas populações, como habitantes sul-asiáticos, normalmente cozinharem alimentos em óleos muito quentes explica as taxas mais elevadas de doenças cardíacas.

Bhopal e a sua equipa investigaram a população da Escócia e descobriram que os paquistaneses têm maior probabilidade de sofrer AVCs – enquanto que no final da lista estão os habitantes chineses.

“Nos lanches chineses, praticamente não há gorduras ‘trans’. Nos petiscos indianos, há uma quantidade enorme”, disse Bhopal.

Segundo os cientistas, a diferença está no facto de a culinária indiana implicar uma fritura mais longa dos alimentos e o uso de panelas de pressão.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vírus detetado na China pode já ter infetado mais de mil pessoas

O número de pessoas infetadas com um vírus que matou duas pessoas na China ultrapassa provavelmente o milhar de casos e é muito superior àquele avançado pelas autoridades locais, segundo investigadores britânicos. Num artigo publicado, esta …

Joacine Katar Moreira não vai renunciar ao cargo de deputada

O IX Congresso para eleger os novos órgãos do Livre começa, este sábado, em Lisboa. A única deputada do partido na Assembleia da República já disse que não vai renunciar ao cargo. À chegada ao IX …

Cabeceamentos no futebol podem ser proibidos ou limitados. O problema é o risco de demência

A Federação escocesa de futebol prepara-se para proibir os cabeceamentos nos escalões com menores de 12 anos.  Em Inglaterra, fala-se em limitar este gesto futebolístico que foi associado a doenças neuro-degenerativas em vários estudos científicos. …

Fenómeno cerebral desvenda enigma sobre as casas do Neolítico

O comportamento humano está influenciado por aspetos inconscientes. Um deles é um fenómeno da perceção conhecido entre psicólogos como a negligência espacial cerebral. Este fenómeno refere-se à observação de que as pessoas saudáveis preferem o seu …

Justiça do Mónaco investiga José Eduardo dos Santos e Isabel dos Santos

As autoridades do Mónaco estarão a investigar a empresária angolana, assim como o seu pai e o seu marido, pelo crime de branqueamento de capitais. De acordo com o semanário Expresso, as autoridades judiciais do Mónaco …

Depressão Glória atinge Portugal continental com vento forte

A depressão Glória está a caminho. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, no domingo, esperam-se rajadas de vento que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas. A depressão Glória vai passar …

Governo não renova PPP do Hospital de Loures

O Estado não vai renovar a atual parceria público-privada (PPP) do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que é gerido pelo grupo Luz Saúde, anunciou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo …

Cientistas podem ter descoberto por que Beethoven ficou surdo

Ludwig van Beethoven começou a notar dificuldades de audição em 1798, com 28 anos. Com 44 ou 45, estava totalmente surdo. Aos 56 anos, o músico morreu e, até hoje, ainda não se sabe …

Tochas em Alvalade. Liga pede reunião de urgência ao MAI

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) solicitou, esta sexta-feira, uma reunião de urgência ao ministro da Administração Interna, na sequência dos incidentes no encontro entre Sporting e Benfica. "A Liga Portugal lamenta profundamente …

Moody’s mantém rating de Portugal acima do "lixo"

A agência de rating norte-americana manteve, esta sexta-feira, a notação financeira de Portugal em “Baa3”, acima de lixo, e a perspetiva em positiva. De acordo com um comunicado no site da agência, a Moody's assinala que …