Cozinhar a altas temperaturas pode aumentar risco de doenças cardiovasculares

Não é novidade que os fritos são inimigos da saúde cardiovascular devido ao excesso de calorias e de gordura. Agora, os cientistas sugerem outro problema associado a este tipo de preparação dos alimentos: as formações de produtos tóxicos associados a altas temperaturas.

O hábito de cozinhar temperaturas acima dos 150º C altera a sua estrutura química e pode criar compostos químicos que aumentam o risco de doenças cardíacas, revela o novo estudo publicado no jornal Nutrition.

“Quando os alimentos são aquecidos até altas temperaturas, são criados novos compostos e alguns deles são prejudiciais à saúde”, disse Raj Bhopal, professor de saúde pública na Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, citado pela CNN.

A criação dos compostos químicos “não tem nada a ver com a fritar os alimentos, mas sim com o processo de cozedura, com a temperatura”, sublinhou.

Os especialistas acreditam que o facto de certas populações, como habitantes sul-asiáticos, normalmente cozinharem alimentos em óleos muito quentes explica as taxas mais elevadas de doenças cardíacas.

Bhopal e a sua equipa investigaram a população da Escócia e descobriram que os paquistaneses têm maior probabilidade de sofrer AVCs – enquanto que no final da lista estão os habitantes chineses.

“Nos lanches chineses, praticamente não há gorduras ‘trans’. Nos petiscos indianos, há uma quantidade enorme”, disse Bhopal.

Segundo os cientistas, a diferença está no facto de a culinária indiana implicar uma fritura mais longa dos alimentos e o uso de panelas de pressão.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Forças Armadas devem 37 milhões aos hospitais privados

O Instituto de Apoio Social das Forças Armadas (IASFA) ainda não regularizou a dívida de 37 milhões de euros que contraiu junto dos hospitais privados. Em 2019, os Ministérios da Defesa Nacional e das Finanças e …

Criminalização da ocultação de riqueza divide peritos da justiça (e levanta dúvidas de inconstitucionalidade)

A solução encontrada sobre a forma que se pode punir os altos quadros públicos que enriqueçam sem justificação não é consensual entre os agentes da justiça. Um dos projetos de lei, elaborado pelo PS, determina a …

Quantas calorias se queimam quando não se faz nada? Uma fórmula matemática dá a resposta

Uma fórmula que leva em conta o peso, a idade e altura consegue estimar a quantidade mínima de calorias que cada um de nós precisa para viver, o que ajuda nos cálculos para a perda …

Politico tentou vender "conteúdos" para promover presidência portuguesa da UE. Governo rejeitou

O jornal Politico propôs ao Governo uma campanha de publicidade de forma a "realçar o papel da presidência portuguesa da União Europeia". Portugal rejeitou. O Público avança, esta segunda-feira, que o jornal digital Politico propôs ao …

Marques Mendes aponta nomes para remodelação no Governo (e indica substituto de Costa)

No habitual espaço de opinião na SIC, Luís Marques Mendes falou sobre a pandemia, o processo de vacinação, a remodelação governamental e comentou ainda o facto de Rui Rio ter acabado com o tabu …

DGS corrige Marcelo. Vacinação de crianças saudáveis depende sempre de indicação médica

O pedido dos pais não é suficiente para que crianças saudáveis, com idades entre os 12 e os 15 anos, sejam vacinadas. Será "sempre necessária" a indicação do clínico assistente. O Presidente da República, Marcelo Rebelo …

Especialistas preocupados com a possibilidade da covid-19 potenciar o Alzheimer

Com muitos recuperados a queixarem-se de névoa cerebral, dificuldades de concentração e confusão após a covid-19, vários investigadores estão a tentar perceber se as infeções podem ter consequências a longo prazo para o cérebro. Os …

Nova teoria sugere que a Islândia é “a ponta” de um continente desconhecido

Uma equipa de geólogos acredita que a Islândia não é uma ilha, mas sim uma parte de um continente até aqui desconhecido. A nova teoria geológica defende que a Islândia pode ser o último remanescente exposto …

Descoberta a mais curta explosão de raios gama já observada

A nova descoberta destaca a necessidade de uma nova classificação de explosões de raios gama, não baseada apenas na sua duração. Uma equipa de cientistas descobriu uma rara emissão de raios gama, denominada GRB 200826A, relacionada …

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …