Covid-19 liberta Bruno Pidá, condenado a 23 anos de prisão por morte na “Noite Branca”

Estela Silva / Lusa

Bruno “Pidá”, que foi condenado pelo homicídio de um segurança, no âmbito do processo “Noite Branca” que investigou crimes de violência e de disputa entre gangues na noite do Porto, vai sair em liberdade no seguimento do alívio de penas decidido pelo Governo por causa da pandemia de Covid-19.

A notícia é avançada pela CMTV que salienta que Bruno Pinto, mais conhecido por “Pidá”, vai sair com uma licença precária de 45 dias.

O dia em que será libertado do Estabelecimento Prisional de Coimbra, onde se encontra actualmente, ainda não é conhecido.

Depois de ter sido condenado a 23 anos de prisão, em cúmulo jurídico, pela morte do segurança Ilídio Correia, em Novembro de 2007, entre outros crimes, Bruno “Pidá” já teve direito a várias saídas precárias, surgindo nas redes sociais em imagens com a família, a divertir-se na zona da Ribeira do Porto.

Sem cúmulo jurídico, Bruno “Pidá” teria que cumprir uma pena superior a 48 anos de prisão. Além do homicídio consumado, ele foi também condenado por vários homicídios tentados e por detenção ilegal de arma, bem como por outros crimes.

Na cadeia, ele continuou a actividade criminosa, segundo foi noticiado. Terá chegado a estar em regime de segurança reforçado, isolado dos outros reclusos, na cadeia de Paços de Ferreira, depois de ter sido apanhado a vender telemóveis e outros objectos ilegais, além de ter estado envolvido em episódios de violência.

Bruno “Pidá” era, em 2007, o líder de um gangue que lançou o terror na noite do Porto. A morte do segurança Ilídio Correia surgiu nesse contexto, tendo por objectivo o controlo de espaços nocturnos da cidade.

No âmbito do processo “Noite Branca”, Pinto da Costa, presidente do FC Porto, também foi acusado por ter utilizado ilegalmente os serviços de uma empresa de segurança privada para vigiar os futebolistas profissionais.

Bruno “Pidá”, que chegou a fazer parte dos Super Dragões, foi filmado ao lado do dirigente, a fazer de “segurança”, quando ele se deslocou a tribunal, no âmbito de uma audiência do caso “Apito Dourado”.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma precária de 45 Dias, quer dizer que este “artista”, terá que voltar para a choldra, para cumprir o restante dos 23 !………….a não ser que aproveite para fazer turismo com uma só ida !

  2. Caraças, o rapaz também não é assim tão mau.
    Uma pena de 48 anos sem cúmulo jurídico certamente que não é o pior que temos (acho).
    E lá está, se na cadeia também se portou mal e deu imensos problemas, pode ser que cá fora se endireite.
    Só não sei como se sentirão, por exemplo, aqueles portugueses que eram parados na estrada pela autoridade tributária e ficavam sem carro por dívidas de portagens, sendo coagidos de todas as formas, até com ameaça de prisão. Mas isso são as vicissitudes deste “milagre” que temos em Portugal…

    • Pois, e a questão é: uma vez que saíram, porque aparentemente não havia forma de implementar medidas de distanciamento social dentro da cadeia, como vai ser quando voltarem lá para dentro?
      Vão fazer a quarentena onde?
      Ou será que só voltam quando já não houver rasto de vírus entre nós???
      Com currículos deste calibre, não sei se foi a medida acertada e se estamos a dar o sinal correcto…

  3. Mais uma vez costa mentiu – que não ia soltar criminosos condenados por homicidio disse o pulha ….. este é dos piores criminosos do nosso país, cumpre pena máxima e agrediu guardas e na prisão …. pior que isto? Nunca se viu pessoa com uma tamanha propensão para a mentira como este nosso PM – nem sócrates conseguia ter tanta cara de pau

RESPONDER

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …