Até as “couves ficam pretas”. Aterro em Valongo que recebe lixo do estrangeiro gera indignação

Os moradores de Sobrado, em Valongo, realizaram mais um protesto contra o aterro local que recebe lixo de todo o país e de países estrangeiros também. Queixam-se do cheiro nauseabundo, das pragas de mosquitos e lamentam que até as “couves ficam pretas”, receando descargas na ribeira da vila e sentindo-se a viver “dentro do caixote do lixo”.

A população de Sobrado voltou a protestar por causa do aterro local, contando com o apoio do presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, que acusa o Ministério do Ambiente de “falar grosso para os fracos e piar fino para os fortes”.

Em declarações à comunicação social, o autarca referiu que a empresa que gere o aterro, a Recivalongo, enviou à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) um pedido para fazer descargas numa ribeira que leva, habitualmente, pouca água e cujo caudal depende sobretudo das chuvas.

“Autorizar o lixiviado numa linha que não tem água quase sempre, é o quê? É fazer desta linha de água um esgoto a céu aberto no Século XXI, em Portugal! Ó pá, das duas uma, ou estamos todos malucos ou alguém anda a brincar connosco“, queixa-se José Manuel Ribeiro em declarações divulgadas pela SIC.

O autarca refere que essas descargas podem contaminar toda a extensão da ribeira. “Estamos a falar de 100 metros cúbicos de lixiviado produzido todos os dias, com todos os impactos de contaminação que isso tem no lençol freático“, realça, exigindo “acção” do Ministério do Ambiente.

A Recivalongo já foi “multada, recentemente, em 44 mil euros por reincidir nas descargas ilegais para a ribeira de Vilar”, acusa ainda o autarca, referindo que foi contabilizada “carga contaminante superior a 300% ao valor permitido”.

A população local queixa-se do cheiro nauseabundo, das pragas de mosquitos e lamenta que, nos seus quintais, “começa a ficar tudo preto”, como refere o morador Manuel Oliveira, de 74 anos, ao Jornal de Notícias (JN).

“Temos quintais e antigamente podíamos plantar tudo. Agora não. Começa a ficar tudo preto, com mosquitada e a morrer tudo. Não temos nada do que queremos em casa”, realça Manuel Oliveira.

As pessoas sentem que vivem “dentro do caixote do lixo”, como destaca a presidente da Associação ambiental Jornada Principal, Marisol Marques.

Ministério acusa autarca de “falta de memória”

O Ministério do Ambiente já veio garantir que o pedido da Recivalongo para fazer descargas foi rejeitado “tendo em conta o volume que se pretendia descarregar na Ribeira e o facto de se tratar de uma linha de água com caudal diminuto, quase seco em estiagem e com qualidade inferior a bom”, como refere o gabinete de João Matos Fernandes numa nota enviada à Lusa.

Em resposta ao presidente da Câmara de Valongo, o Ministério também salienta que está “com falta de memória”, citando uma reunião a 7 de Fevereiro passado onde terá estado, a par de “representantes da APA, CCDR [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional] e do Ministério do Ambiente e da Acção Climática”.

“O senhor presidente da Câmara Municipal de Valongo esqueceu-se que este tema foi discutido. Também não deve ter ouvido o representante da APA afirmar que não autorizava o pedido feito pela empresa da Recivalongo de deitar à ribeira do Vilar qualquer tipo de lixiviado”, sustenta ainda o Ministério.

“Neste momento, a APA está a estudar medidas alternativas“, sublinha também o gabinete de Matos Fernandes.

No final de 2019, uma comissão de acompanhamento impôs à Recivalongo diversas medidas correctivas que devem ser concluídas até ao final deste mês. O ministro do Ambiente já anunciou que no dia 28 de Fevereiro será feita uma inspecção ao aterro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. PT é um País muito mais atrasado do que se pensa.
    Primerio autoriza-se um Inproviso de Aterro.
    Depois, logo se verá.
    Surgem proproblemas, como é des esperar, e la vem a “batalha” do expediente Juridico, onde ninguem tem culpa.
    As pessoas INVENTAm, não sabem o que fazem, nem sabem o que dizem, uns tolinhos , engravatados e com Tiutlos e Honrarias de Estado, mas no essencial, são uns Charlataes.
    Se soubemssem o que estão a fazer, de certeza absoluta que o Aterro nao existiria. PT não tem dinheiro para fazer um Aterro Sanitário, nem tem condições geologicas para Aterros. Mas, o tuga FAZ, e está feito. Interessa o Dinheiro.

RESPONDER

Há mais de 10 mil infetados em Portugal e mais 20 mortes

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …

Costa "chocado" com caso da morte no aeroporto. Enfermeira, médico e polícias também investigados

Além dos três inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que são suspeitos de terem agredido um cidadão ucraniano, que acabou por morrer, também há outros elementos do SEF, um médicos e uma enfermeira, …

Reino Unido ultrapassa número de óbitos da China. Itália ainda não conseguiu inverter a curva

O Reino Unido regista agora um número de óbitos superior ao número registado na China. Em Itália, embora o pico já possa ter sido ultrapassado, o país ainda não conseguiu inverter a curva epidemiológica. Nas últimas …

Keir Starmer substitui Jeremy Corbyn e é o novo líder do Labour

Keir Starmer, de 57 anos, que tem feito parte da equipa de topo de Jeremy Corbyn nos últimos três anos, no papel de secretário sombra do Brexit, é o novo líder do Partido Trabalhista. De acordo …

Marcelo vai pedir "apoio rápido e robusto" aos cinco maiores bancos do país

Marcelo Rebelo de Sousa vai reunir-se na próxima segunda-feira com os presidentes dos cinco maiores bancos portugueses para discutir o apoio que a banca pode dar às empresas e famílias. De acordo com semanário Expresso, o …

Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19. A ministra …

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …