Costa ao estilo Gato Fedorento: “O Ventura fala, fala, fala, mas faz o quê?”

16

Ricardo Lopes /RTP / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa, e o presidente do Chega, André Ventura

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa, e o presidente do Chega, André Ventura

Debate agitado, como já se esperava, entre o primeiro-ministro e o líder do Chega. Desemprego, “clientelas” e corrupção foram assuntos fortes.

A pandemia e sobretudo a vacinação foram os assuntos que inauguraram o debate da noite passada entre António Costa e André Ventura, na RTP. O primeiro-ministro comentou que vê “políticos a pôr em causa a vacinação”, falando directamente sobre o seu concorrente.

Ventura começou por responder: “O que os portugueses querem saber não é se eu estou vacinado, mas se têm médico de família amanhã!” – e depois esclareceu que quer ser vacinado, aproveitando para lembrar que muitos deputados e governantes “foram a correr” para serem vacinados ainda antes de polícias, professores e bombeiros: “Eu não fui a correr. Eu deixei-me ficar para trás. O que não percebo é porque um político tem prioridade em relação a milhões de portugueses“, sublinhou o deputado, que já foi infectado pelo coronavírus.

IRS igual para todos

O candidato do Partido Socialista criticou o facto de o seu adversário querer “tendencialmente” que toda a gente pague impostos com a mesma taxa: “Acha que isto é uma sociedade justa? A justiça fiscal envolve progressividade no sistema. E o senhor é inspector tributário. Está com licença. Eu sei que deixou de ser inspector tributário para ir para uma empresa de consultoria fiscal: deixou de fiscalizar a cobrança de impostos, para ir dar conselhos a quem quer fugir ao fisco”.

André Ventura negou essa intenção e reforçou a ideia de que o Chega tem uma proposta gradual, para que se alcance progressivamente uma taxa de IRS “igual para todos”, já depois de cortar para metade a classe política e as nomeações, e assim poupar nas despesas. E atacou a “maior carga fiscal da história do país, por causa de António Costa”, alegando que há um Estado que tem “clientelas” em todo o lado.

Desemprego: Portugal vs. Espanha

Ao sublinhar a descida da taxa de desemprego em Portugal, e respondendo à descida de 20 por cento em Espanha (destacada pelo oponente), António Costa disse que Ventura apresenta uma táctica “clássica” na sua família política: “Pega num caso, procura generalizar, divide o mundo entre bons e maus e isso depois leva-o a mostrar muitas fotocópias mas pouca realidade. A taxa de desemprego em Espanha é bem superior à taxa de desemprego em Portugal”.

Ventura sublinhou que o “legado” de António Costa é ter originado o aparecimento de mais 400 mil pessoas pobres em Portugal: “Enquanto as clientelas políticas à volta do seu Governo enchem os bolsos, os bombeiros recebem 297 euros. Isso deveria envergonhá-lo”. Promover um crescimento económico “a sério”, ter um sistema fiscal positivo e efectivo são prioridades do Chega para mitigar a pobreza.

Corrupção: falar, falar…

Corrupção, um tema frequente no discurso de Ventura. Mas, quando é para votar, não está presente, atirou Costa: “O senhor deputado fala, fala, fala, mas depois é preciso ver o que faz. O senhor deputado fala muito sobre corrupção: no dia 19 de Novembro, onde estava?”. O líder do Chega respondeu que estava numa reunião, em Bruxelas. “Pois… Faltou à Assembleia da República. E foi nesse dia que foram votados dois diplomas fundamentais no combate à corrupção. Foram votados por unanimidade, mas ficou registada a ausência do Chega. Ou seja, no momento da verdade, quando é para votar, o senhor deputado não está! O senhor deputado fala, fala, fala, mas não faz! Comigo não passa, comigo não passa!”, repetiu o socialista.

André Ventura, que não esperava que o seu adversário no debate trouxesse o tema da corrupção para este debate, destacou o facto de, já sob o Governo de Costa, Portugal ter descido para a 33.ª pior posição na tabela mundial da corrupção. E trouxe outros números: “Em 2019 havia 15 autarcas arguidos por corrupção e 14 deles eram do Partido Socialista. Há oito governantes actuais com processos em tribunal. Deveria estar a pedir desculpa aos portugueses. O primeiro-ministro potenciou a corrupção“.

Governo PSD e… Casa Pia

António Costa não respondeu à possibilidade de viabilizar um Governo liderado pelo Partido Social-Democrata. André Ventura fará qualquer “sacrifício” para tirar António Costa e o Partido Socialista do poder.

O número um do Chega fechou o debate criticando António Costa em relação ao processo Casa Pia: “Há escutas suas, por todo o lado, a tentar interferir no processo. E isso não é muito bonito”. O líder do PS lembrou que Ventura foi condenado em tribunal por ofensas racistas a uma família do Bairro da Jamaica.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

16 Comments

    • Hahahahaaa… põe o dedo nas feridas ou faz parte das feridas?!
      Ele esteve no PSD 17 anos (dezassete!), é consultor financeiro, comentador da bola do Benfica na CMTV, etc e, curiosamente, não diz uma palavra sobre o Vieira – que é apenas o 2° maior devedor do NB/BES!…
      O pastorinho é muito “distraído”…

      • Não interessa, o Chega é asqueroso principalmente o seu Presidente, que esteve em todas, fala fala e não diz nada de interesse.

      • Sim, mas o Ventura é o 4º pastorinho de Fatima e por isso não faltam crentes para ouvir o seu populismo barato…

      • Na sua ótica ele deveria ser julgado pela sua preferência futebolística e pelos seus amigos? Se um amigo meu cometer uma burla eu também teria de ser julgado e condenado?

      • Sou sócio do Benfica, mas não tenho nada a ver com essas burlas… O Ventura também não, não acha!

    • Ventura é assim: gritando “Olha a corrupção!”. Mas depois sabe-se que apresentou3000 assinaturas forjadas! Com o dedo da mão esquerda põe o dedo na ferida dos outros, quando o Zé povinho está a olhar para a ferida, com a mão direta faz o que quer.

  1. Ventura – “O que os portugueses querem saber é se têm médico de família amanhã” pois de facto com o Ventura, apesar de ter lata para este argumento, nunca teriam médico de família, nem amanha nem nunca, só no privado, de resto como tudo. Até os bombeiros este anormal privatizaria.

  2. Também é preciso gente como o Ventura que não tenha medo de falar e denuncie os abusos, senão os “amigos” dos pobrezinhos e do Povo não o param de sugar.

    • Só é pena que o Ventura se “esqueça” sempre dos abusos dos seus amigos quando faz as tais “denuncias” e quando diz o que qualquer tosco diz ao balcão da tasca… mas esses também precisam de alguém para os representar…

  3. E este Costa fêz o quê…enganou ,roubou,descriminou…todos os Portugueses…mas a idade tem destas coisas este politico corrupto nem enxerga a porcaria que tem feito e faz uma exclamação paranoica destas…por mim vai de vela…quanto ao Ventura concordo com o que disse o outro date 10 a zero…

  4. Logo na primeira pergunta Costa desviou-se nunca respondendo a ela mostrando-se muito mais preocupado se o Ventura estaria ou não vacinado, como responsável pelo governo demonstrou a habilidade que sempre tem em se desviar dos reais interesses nacionais!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.