Costa felicita PJ pela detenção de Rendeiro. “É um sinal de que podemos confiar nas instituições”

José Sena Goulão / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro felicitou, este sábado, a Polícia Judiciária (PJ) pelo seu trabalho na detenção do ex-banqueiro na África do Sul e considerou que é um sinal de que se pode confiar nas instituições.

“Em primeiro lugar queria felicitar a nossa Polícia Judiciária pelo trabalho desenvolvido, acho que é um sinal de que podemos confiar nas instituições e temos de deixar funcionar as instituições”, afirmou António Costa aos jornalistas, à saída do XXV Congresso da Associação Nacional de Municípios (ANMP), em Aveiro.

Quanto aos próximos passos, o primeiro-ministro referiu que se deve agora deixar funcionar as instituições.

“Toda a gente deseja que o processo de extradição seja rápido, mas estes processos têm uma tramitação que devemos respeitar“, declarou, citado pelo jornal online Observador.

O ex-banqueiro João Rendeiro, sobre quem pendia um mandado de detenção internacional, foi detido na África do Sul, esta madrugada.

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, também considerou que a PJ cumpriu “exemplarmente a sua missão”.

“A PJ mostrou uma grande proficiência cumprindo exemplarmente a sua missão. A ministra da Justiça não comenta o processo judicial que espera que possa agora prosseguir o seu curso nos tribunais”, disse a ministra em nota enviada à agência Lusa.

Segundo a SIC Notícias, o ex-banqueiro está detido numa esquadra em Durban, cidade onde foi encontrado pelas autoridades, e será presente a tribunal na próxima segunda-feira.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.