Arqueólogos descobrem suposta corte do primeiro imperador chinês

Weibo

Pedaço de uma relíquia descoberta em Qin Xianyang

Uma equipa de arqueólogos acredita ter descoberto aquele que foi o palácio de Qin Shi Huang, fundador da dinastia Qin e o primeiro imperador da China. O edifício foi desenterrado na província de Xianxim, no noroeste da China.

Com base em recriações do local, estima-se que a área do telhado tinha cerca de 1.000 metros quadrados.

“O que foi evacuado desta vez é de grande escala e alto nível. Está localizado num local que provavelmente era usado para fins administrativos. Pode-se dizer que provavelmente foi considerado um dos locais mais importantes do sítio arqueológico”, disse Zhang Ying, professor de arqueologia na Universidade Norman Xianxim, em declarações ao Global Times.

“Os locais administrativos do governo frequentemente tinham um significado ritual ou simbólico, e podem nem sempre ter sido para o trabalho do quotidiano. Imagine, se o espaço para trabalho fosse muito grande, as pessoas teriam que falar umas com as outras com grandes distâncias entre elas. Então, não seria um bom ambiente para comunicação, não é?”, disse, por sua vez, Xu Yitao, professor especializado em arquitetura arqueológica na Escola de Arqueologia e Museologia da Universidade de Pequim.

Ainda assim, os investigadores não têm a certeza de que “a corte foi exatamente o que agora assumimos ser o local administrativo”, já que não foram encontradas provas sólidas que o confirmem.

Investigação posterior revelou que as outras áreas no sítio arqueológico foram divididas em três distritos – Gong, Shu e Guo – por trincheiras artificiais e pelo ambiente natural.

No distrito de Guo foram encontrados destroços de um antiga casa semicavernosa, um depósito de armazenamento e um poço de água.

O sítio da cidade de Qin Xianyang data entre o final do Período dos Reinos Combatentes e a Dinastia Qin. Um total de 15.168 metros quadrados do local foi escavado até agora.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …