A primeira corrida de carros na Lua pode acontecer já em 2021

(dr) Moon Mark

Uma startup ambiciosa quer enviar carros de corrida, controlados remotamente, para a superfície lunar. O objetivo é realizar a primeira corrida na Lua.

A iniciativa está a ser organizada pela Moon Mark, que fez uma parceria com a Intuitive Machines, uma companhia aeroespacial. A startup quer enviar dois carros de controlo remoto para a Lua e o objetivo é realizar a primeira corrida em solo lunar.

Segundo o Futurism, a ideia é que os equipamentos sejam enviados à Lua a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX para que corram ao redor do Oceanus Procellarum, um dos maiores mares lunares, localizado na borda ocidental do satélite.

Os veículos devem ocupar apenas 8% do total de 100kg de carga útil que será enviada à Lua pelo foguete. Além dos carros, vão ser levados equipamentos carregados pela NASA como parte do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), que tem como objetivo enviar pequenos robôs e veículos para o satélite natural.

Os carros de corrida serão parcialmente projetados por seis equipas de alunos do ensino secundário dos Estados Unidos.

As duas melhores equipas, escolhidas após uma série de desafios, “ganharão a oportunidade única na vida de construir e competir na Lua“, correndo com “os seus rovers remotamente e navegando em terrenos acidentados”, avança o comunicado sobre o projeto.

Todd Wallach, diretor técnico da Moon Mark, disse ainda que as equipas terão “visualizações quase em tempo real, telemetria e controlo total” dos carros durante a corrida. Herman Tilke, designer de pistas da Fórmula 1, foi contratado para projetar o trajeto lunar.

Mas desenhar os veículos lunares não será uma tarefa fácil, uma vez que as equipas devem ter em consideração fatores como a entrada de poeira na parte eletrónica e até a força substancialmente menor da gravidade. Os carros também vão precisar de um sistema para se endireitarem após os saltos, desencadeados pelo terreno irregular.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. mentalidade humana ate assusta as pessoas
    estao a estragar a terra e agora querem estragar a lua com ideias malucas que so vêm o negocio (lucro) e nao ligam a outros meios

  2. Então qual poeira, Há pelo menos 50 anos que nos mostraram imagens de carros a andar na lua sem existir poeira, uma pegada em terreno firme, e vem agora falar de poeira, eu sempre falei de poeira uma vez que também dizem que a superfície lunar é cinza, a gravidade é outra questão que sempre esteve nas minhas duvidas, o mar! mar de quê, qual o liquido ou outra substância que ocupa esse mar? olhem quando eu era criança diziam que havia baile de bruxas todas nuas com o diabo sentado no meio, e havia pessoas que acreditavam, na minha opinião a história da lua como nos contam é igual. Acredito na história da lua mas não como a história está contada, assim como acredito nos bailes mas não nas bruxas nem no diabo.

RESPONDER

"Não tem emenda." PSD e Bloco de Esquerda criticam relatório do Novo Banco

O Bloco de Esquerda defende que a versão entregue do relatório da comissão do Novo Banco, redigida por um deputado do PS, tem uma "parcialidade evidente" a favor do Governo. O PSD diz que "não …

Frederico Morais falha Jogos Olímpicos. Testou positivo à covid-19

O português Frederico Morais vai falhar a estreia do surf nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, por estar infetado pelo novo coronavírus, informou esta sexta-feira o Comité Olímpico de Portugal (COP). O surfista natural de Cascais, de 29 …

Governo propõe que todas as freguesias possam ter pelo menos um autarca a meio tempo

O Governo aprovou uma proposta para que todas as freguesias do país possam ter um autarca a meio tempo independentemente da sua dimensão, anunciou esta sexta-feira a ministra da Modernização do Estado, que tutela as …

Espanha vai administrar terceira dose da vacina

Espanha anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose da vacina contra a covid-19, embora ainda não haja data prevista. Carolina Darias, ministra da Saúde espanhola, anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose …

Portugal com mais 3.794 casos de covid-19 e 16 mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 3.794 novos casos e 16 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o …

Deputada expulsa do parlamento britânico por chamar “mentiroso” a Boris Johnson

A deputada do Partido Trabalhista, Dawn Butler, foi esta quinta-feira expulsa da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, por chamar "mentiroso" ao primeiro-ministro, Boris Johnson. Butler foi expulsa pela presidente adjunta temporária, Judith …

UGT dispara contra o Governo. "Exemplo vem sempre de quem está no topo"

Numa carta aberta ao primeiro-ministro, a UGT criticou a atitude de vários ministros, a destruição de milhares de postos de trabalho durante a pandemia e alertou para a suspeita de existir cartelização entre os grandes …

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …

Estados Unidos anunciam novas sanções a Cuba. “É apenas o início”

Sanções dos Estados Unidos a Cuba têm como objetivo castigar “os indivíduos responsáveis pela opressão da população cubana”. Ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, numa reação, fala em medidas "sem fundamento e caluniosas" e pede que …

Militantes do Chega acusados de agredir homossexual em Viseu

Militantes do Chega são acusados de terem agredido um homem homossexual no final da tarde de quarta-feira, na rua, em Viseu. Segundo informação avançada pelo Expresso, os agressores são afetos à candidatura do partido de …