//

A primeira corrida de carros na Lua pode acontecer já em 2021

5

(dr) Moon Mark

Uma startup ambiciosa quer enviar carros de corrida, controlados remotamente, para a superfície lunar. O objetivo é realizar a primeira corrida na Lua.

A iniciativa está a ser organizada pela Moon Mark, que fez uma parceria com a Intuitive Machines, uma companhia aeroespacial. A startup quer enviar dois carros de controlo remoto para a Lua e o objetivo é realizar a primeira corrida em solo lunar.

Segundo o Futurism, a ideia é que os equipamentos sejam enviados à Lua a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX para que corram ao redor do Oceanus Procellarum, um dos maiores mares lunares, localizado na borda ocidental do satélite.

Os veículos devem ocupar apenas 8% do total de 100kg de carga útil que será enviada à Lua pelo foguete. Além dos carros, vão ser levados equipamentos carregados pela NASA como parte do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), que tem como objetivo enviar pequenos robôs e veículos para o satélite natural.

Os carros de corrida serão parcialmente projetados por seis equipas de alunos do ensino secundário dos Estados Unidos.

As duas melhores equipas, escolhidas após uma série de desafios, “ganharão a oportunidade única na vida de construir e competir na Lua“, correndo com “os seus rovers remotamente e navegando em terrenos acidentados”, avança o comunicado sobre o projeto.

Todd Wallach, diretor técnico da Moon Mark, disse ainda que as equipas terão “visualizações quase em tempo real, telemetria e controlo total” dos carros durante a corrida. Herman Tilke, designer de pistas da Fórmula 1, foi contratado para projetar o trajeto lunar.

Mas desenhar os veículos lunares não será uma tarefa fácil, uma vez que as equipas devem ter em consideração fatores como a entrada de poeira na parte eletrónica e até a força substancialmente menor da gravidade. Os carros também vão precisar de um sistema para se endireitarem após os saltos, desencadeados pelo terreno irregular.

ZAP //

5 Comments

  1. mentalidade humana ate assusta as pessoas
    estao a estragar a terra e agora querem estragar a lua com ideias malucas que so vêm o negocio (lucro) e nao ligam a outros meios

  2. Então qual poeira, Há pelo menos 50 anos que nos mostraram imagens de carros a andar na lua sem existir poeira, uma pegada em terreno firme, e vem agora falar de poeira, eu sempre falei de poeira uma vez que também dizem que a superfície lunar é cinza, a gravidade é outra questão que sempre esteve nas minhas duvidas, o mar! mar de quê, qual o liquido ou outra substância que ocupa esse mar? olhem quando eu era criança diziam que havia baile de bruxas todas nuas com o diabo sentado no meio, e havia pessoas que acreditavam, na minha opinião a história da lua como nos contam é igual. Acredito na história da lua mas não como a história está contada, assim como acredito nos bailes mas não nas bruxas nem no diabo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.