A primeira corrida de carros na Lua pode acontecer já em 2021

(dr) Moon Mark

Uma startup ambiciosa quer enviar carros de corrida, controlados remotamente, para a superfície lunar. O objetivo é realizar a primeira corrida na Lua.

A iniciativa está a ser organizada pela Moon Mark, que fez uma parceria com a Intuitive Machines, uma companhia aeroespacial. A startup quer enviar dois carros de controlo remoto para a Lua e o objetivo é realizar a primeira corrida em solo lunar.

Segundo o Futurism, a ideia é que os equipamentos sejam enviados à Lua a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX para que corram ao redor do Oceanus Procellarum, um dos maiores mares lunares, localizado na borda ocidental do satélite.

Os veículos devem ocupar apenas 8% do total de 100kg de carga útil que será enviada à Lua pelo foguete. Além dos carros, vão ser levados equipamentos carregados pela NASA como parte do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), que tem como objetivo enviar pequenos robôs e veículos para o satélite natural.

Os carros de corrida serão parcialmente projetados por seis equipas de alunos do ensino secundário dos Estados Unidos.

As duas melhores equipas, escolhidas após uma série de desafios, “ganharão a oportunidade única na vida de construir e competir na Lua“, correndo com “os seus rovers remotamente e navegando em terrenos acidentados”, avança o comunicado sobre o projeto.

Todd Wallach, diretor técnico da Moon Mark, disse ainda que as equipas terão “visualizações quase em tempo real, telemetria e controlo total” dos carros durante a corrida. Herman Tilke, designer de pistas da Fórmula 1, foi contratado para projetar o trajeto lunar.

Mas desenhar os veículos lunares não será uma tarefa fácil, uma vez que as equipas devem ter em consideração fatores como a entrada de poeira na parte eletrónica e até a força substancialmente menor da gravidade. Os carros também vão precisar de um sistema para se endireitarem após os saltos, desencadeados pelo terreno irregular.

  ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. mentalidade humana ate assusta as pessoas
    estao a estragar a terra e agora querem estragar a lua com ideias malucas que so vêm o negocio (lucro) e nao ligam a outros meios

  2. Então qual poeira, Há pelo menos 50 anos que nos mostraram imagens de carros a andar na lua sem existir poeira, uma pegada em terreno firme, e vem agora falar de poeira, eu sempre falei de poeira uma vez que também dizem que a superfície lunar é cinza, a gravidade é outra questão que sempre esteve nas minhas duvidas, o mar! mar de quê, qual o liquido ou outra substância que ocupa esse mar? olhem quando eu era criança diziam que havia baile de bruxas todas nuas com o diabo sentado no meio, e havia pessoas que acreditavam, na minha opinião a história da lua como nos contam é igual. Acredito na história da lua mas não como a história está contada, assim como acredito nos bailes mas não nas bruxas nem no diabo.

RESPONDER

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …