Corrida às vacinas em Portugal. “Excesso de mortalidade” fez soar alarmes

Apelo à vacinação da DGS está a ter efeito entre a população com mais de 60 anos. Farmácias já estão a pedir doses adicionais. Vacina da gripe administrada na hora, mas a da covid-19 só por marcação prévia.

Desde a semana passada, as farmácias de Portugal começaram a registar um aumento de procura de vacinação da gripe e covid-19.

As farmácias começaram a observar um aumento de procura entre a população com mais de 60 anos, “sobretudo entre os 60 e 65, que são ainda as menos sensibilizadas”, afirma ao Diário de Notícias a presidente da Associação Nacional das Farmácias, Ema Paulino, que sublinha que as farmácias estão a pedir doses adicionais para responder aos pedidos.

Tudo aconteceu após o apelo à vacinação da Direção-Geral da Saúde (DGS), que alertava, no passado dia 11 de janeiro, que o “excesso muito elevado de mortalidade” — classificação atribuída pelo site europeu EuroMOMO, que faz a vigilância da mortalidade, unicamente a Portugal num grupo de 24 países europeus com a classificação mais alta no excesso de mortalidade—  ia continuar nas faixas etárias a partir dos 45 anos.

Uma das razões apontadas pela diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado foi mesmo a falta de adesão à vacinação.

“É tão importante que as pessoas se vacinem. Tal como acontecia nos tempos de pandemia e antes disso e agora ainda mais”, disse, numa altura em que menos de 63% da população acima dos 60 anos se encontrava vacinada contra a gripe: “a campanha de vacinação ainda não acabou. Diria que as próximas duas semanas vão ser as semanas fundamentais para que a vacinação ocorra”, lembrou.

A DGS confirma o “boom” de procura de vacinas: “As farmácias comunitárias aderentes e as unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde indicam um aumento na procura pela vacinação contra a Gripe e contra a covid-19”, que, na última semana, já se traduziu “num aumento do número de vacinas administradas nos grupos elegíveis.”

“Perante o anúncio do alargamento das idades para a vacinação, as farmácias registaram, no fim de semana, bastante procura de vacinas”, confirma Ema Paulino, destacando ainda que “as farmácias estão preparadas para responder, porque há vacinas disponíveis e basta que as solicitem aos fornecedores habituais para que estas sejam repostas entre 24 a 48 horas.”

Enquanto a vacina da gripe está a ser administrada na hora, a vacina da covid-19 só é administrada por marcação prévia, uma vez que uma vacina dá para seis doses e, para não desperdiçar nenhuma dose, é necessário que seis pessoas agendem a vacinação.

Neste momento, a vacinação está disponível em cerca de 3500 pontos — aproximadamente 2500 farmácias e 1000 unidades de cuidados de saúde primários do SNS.

Pode agendar a vacinação online, através da plataforma disponível para o efeito. Se a sua farmácia não tiver disponível esta opção, poderá agendar diretamente ao balcão ou por telefone.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.