Correr pode ser a melhor arma contra os genes da obesidade

Um novo estudo sugere que certos tipos de exercício podem ajudar a prevenir a obesidade, mesmo para aqueles que estão geneticamente predispostos a ter esse problema de saúde.

De acordo com o Live Science, os investigadores analisaram a informação de mais de 18 mil pessoas em Taiwan, com idades entre os 30 e os 70 anos, que forneceram amostras de sangue e tiveram os seus genomas sequenciados. Os participantes relataram ainda se faziam exercício regularmente e, se sim, que tipo de exercício normalmente faziam.

Os cientistas examinaram então os genomas dos participantes, procurando genes ligados a um maior risco de obesidade. De seguida, examinaram se certos exercícios pareciam neutralizar esse risco.

No geral, as pessoas que disseram exercitar-se de forma regular tinham tendência para ter um índice de massa corporal (IMC) mais baixo do que aquelas que não o faziam e isso acontecia mesmo entre pessoas que eram geneticamente propensas à obesidade.

Segundo o mesmo site, houve um um exercício testado e comprovado que se destacou como aquele com maior efeito anti-obesidade: correr.

Participantes com genes de obesidade que corriam tinham um IMC mais baixo, menor percentagem de gordura corporal e menor circunferência da anca do que as pessoas com risco genético similar que não corriam.

No entanto, para quem não gosta de correr, existem outros cinco exercícios que tiveram resultados semelhantes: alpinismo, caminhada, caminhada em velocidade, certos tipos de dança (como danças de salão) e aulas de yoga. Curiosamente, outros exercícios não conseguiram neutralizar o risco genético da obesidade, tais como ciclismo, exercícios de alongamento e natação.

Estes resultados indicam que “embora os fatores hereditários sejam críticos para a obesidade, realizar diferentes tipos de exercícios pode modificar essa relação“, escreveram os autores no artigo publicado, este mês, na revista PLOS Genetics.

O Live Science destaca que, como a maioria dos participantes do estudo era de ascendência chinesa Han, não é claro se os resultados se aplicam a outras populações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Clarisse: dois gestos que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também para os registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …

Tribunal europeu dá razão à SIC e condena Estado por violar liberdade de expressão

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) por violação da liberdade de expressão num caso em que a SIC foi obrigada a indemnizar um ex-deputado do PS por ofensa à sua …

Misturar doses da AstraZeneca e da Pfizer aumenta até seis vezes as defesas contra covid-19

Um novo estudo realizado na Coreia do Sul concluiu que o número de anticorpos contra a covid-19 aumentou seis vezes em quem misturou as doses da AstraZeneca e da Pfizer em relação a quem tomou …