Corpos sem orelhas e dentes: bruxos ugandenses sacrificam crianças em ritual da chuva

Curandeiros e bruxos de Uganda sacrificam crianças em ritual da chuva para se salvarem da seca. Só em setembro os órgãos da aplicação da lei detiveram 44 pessoas suspeitas de terem cometido assassinatos em rituais. Um dos detidos confirmou ter matado oito crianças.

O país africano enfrenta uma das maiores secas dos últimos 50 anos, enquanto a fome atinge mais de 1,5 milhão de pessoas, descreve a agência de notícias Religion News Service. Muitos habitantes locais acreditam que os espíritos levam consigo a chuva.

Em 2015, foram encontrados os restos mortais de sete crianças e seis adultos, em 2016 de sete crianças e dois adultos. Os corpos encontrados não tinham orelhas, dentes, lábios e genitais. A polícia acredita que há muitas mais vítimas por rituais, mas os corpos continuam por encontrar.

Não há comida devido à seca atual, e alguns acreditam que isso foi trazido por espíritos ancestrais. Então, há um grande desejo de as pessoas fazerem sacrifícios para acabar com o problema”, disse Joel Mugoya, um curandeiro tradicional.

“Os assassinatos eram para sacrifícios rituais. Estamos a trabalhar no duro para prender os suspeitos remanescentes e acabar com a prática”, disse o inspetor Kale Kayihura aos residentes na semana passada.

Entretanto, o problema parece bem maior que o divulgado pelos meios de comunicação locais. O pastor Peter Sewakiryanga, que lidera uma organização de proteção de crianças no país, disse que há crianças a desaparecerem no país todas as semanas. Segundo ele, muitas vezes, são encontradas mortas, ou vivas mas com partes do corpo em falta.

Sewakiryanga também alerta que é necessário mais esforços para acabar com a prática. Outros países em África também contam com relatos de praticantes de sacrifícios infantis, como a Tanzânia, Nigéria, Suazilândia, Libéria, Botswana, África do Sul, Namíbia e Zimbábue.

Avatar ZAP // Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza para socorrer feridos. EUA deixam aviso a Israel

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …

Portugal regista recorde diário de 125 mil pessoas vacinadas. DGS põe de lado dispensa de máscara

No sábado foram administradas em Portugal 125 mil vacinas contra a covid-19, um novo recorde diário no país, segundo informação divulgada pela task force que coordena o programa de vacinação. "Ao todo foram administradas, durante o …

Estar com cães de terapia pode trazer benefícios que duram semanas

Um novo estudo mostra que os efeitos positivos associados a passar tempo com cães de terapia podem durar até seis semanas. Em muitas universidades norte-americanas, os alunos têm a possibilidade de frequentar programas específicos para reduzir …

A poluição do ar impacta mais umas pessoas do que outras. Depende da cor da pele

Vários estudos mostram que as pessoas de cor estão desproporcionalmente expostas à poluição do ar nos Estados Unidos. No entanto, não é claro se essa exposição desigual se deve principalmente a alguns tipos de fontes …

A tecnologia ressuscitou o "plágio" de escritores medievais

Os trabalhos de autores medievais foram "ressuscitados" com a tecnologia do século XXI numa inesperada colaboração na Universidade de St Andrews, na Escócia. Um arquivo das obras de autores ingleses medievais, que revelava uma visão internacional …

Num cenário apocalíptico, a espécie humana poderia sobreviver "com populações na casa das centenas"

Cientistas de todo o mundo debruçam-se sobre a preparação das populações (e de abrigos) para sobreviver a um possível apocalipse. Para o antropólogo Cameron Smith, não seria necessário um número muito elevado de pessoas, desde …

Príncipe Harry diz que viver com a família real é "uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo"

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para …

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a "ver" e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma …