Corpos sem orelhas e dentes: bruxos ugandenses sacrificam crianças em ritual da chuva

Curandeiros e bruxos de Uganda sacrificam crianças em ritual da chuva para se salvarem da seca. Só em setembro os órgãos da aplicação da lei detiveram 44 pessoas suspeitas de terem cometido assassinatos em rituais. Um dos detidos confirmou ter matado oito crianças.

O país africano enfrenta uma das maiores secas dos últimos 50 anos, enquanto a fome atinge mais de 1,5 milhão de pessoas, descreve a agência de notícias Religion News Service. Muitos habitantes locais acreditam que os espíritos levam consigo a chuva.

Em 2015, foram encontrados os restos mortais de sete crianças e seis adultos, em 2016 de sete crianças e dois adultos. Os corpos encontrados não tinham orelhas, dentes, lábios e genitais. A polícia acredita que há muitas mais vítimas por rituais, mas os corpos continuam por encontrar.

Não há comida devido à seca atual, e alguns acreditam que isso foi trazido por espíritos ancestrais. Então, há um grande desejo de as pessoas fazerem sacrifícios para acabar com o problema”, disse Joel Mugoya, um curandeiro tradicional.

“Os assassinatos eram para sacrifícios rituais. Estamos a trabalhar no duro para prender os suspeitos remanescentes e acabar com a prática”, disse o inspetor Kale Kayihura aos residentes na semana passada.

Entretanto, o problema parece bem maior que o divulgado pelos meios de comunicação locais. O pastor Peter Sewakiryanga, que lidera uma organização de proteção de crianças no país, disse que há crianças a desaparecerem no país todas as semanas. Segundo ele, muitas vezes, são encontradas mortas, ou vivas mas com partes do corpo em falta.

Sewakiryanga também alerta que é necessário mais esforços para acabar com a prática. Outros países em África também contam com relatos de praticantes de sacrifícios infantis, como a Tanzânia, Nigéria, Suazilândia, Libéria, Botswana, África do Sul, Namíbia e Zimbábue.

ZAP // Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

Emma Raducanu vence o US Open. É a primeira qualifier a ganhar um torneio do Grand Slam

A britânica Emma Raducanu conquistou este sábado o US Open, ao vencer a canadiana Leylah Fernandez, tornando-se na primeira tenista proveniente da fase de qualificação a vencer um torneio do Grand Slam. Com apenas 18 anos, …

Projeto Amazónia 4.0. A tecnologia pode ajudar a salvar a maior floresta do mundo

Ameaçada pela desflorestação, exploração mineira e pecuária, a preservação da floresta está a ganhar fôlego com a indústria 4.0. O novo projeto visa fomentar negócios que protegem a vida e distribuem os lucros entre os …

Sporting 1-1 FC Porto | Nuno Santos bem tentou, mas há Díaz assim…

Pouco o fazia prever, ao intervalo, mas o desfecho mais habitual nos duelos entre “leões” e “dragões” em Alvalade acabou mesmo por se verificar (sete empates nas últimas 11 épocas). No fim das contas, Rúben Amorim …

Hackers invadiram o sistema confidencial da ONU no início deste ano

Piratas informáticos não identificados violaram os sistemas de computação da Organização das Nações Unidas (ONU) em abril deste ano, revelou um porta-voz da instituição. Medidas de seguranças adicionais tiveram de ser impostas nos meses seguintes. A …

Bilionário quer construir Telosa, uma cidade de $400 mil milhões no deserto

Marc Lore quer construir uma cidade no deserto avaliada em 400 mil milhões de dólares. Os seus 5 milhões de cidadãos vão ter acesso a educação, saúde e transportes públicos, entre outras coisas. O bilionário norte-americano …

Santa Clara 0-5 Benfica | Lisboetas arrasam em 45 minutos

Após uma primeira parte a roçar o medíocre, em que houve mérito do Santa Clara na forma como soube pressionar e comandar o meio-campo – pecando apenas na finalização – e falta de soluções do …

Milhares de pessoas nas ruas de Barcelona pela independência da Catalunha

Milhares de pessoas participam hoje na manifestação pela independência da Catalunha, em Barcelona, que marca o regresso das mobilizações de rua interrompidas em 2020 pela pandemia, embora com menor afluência do que nos anos anteriores. A …

"Desistente". Simone Biles defende-se das críticas (e anuncia uma tour)

Simone Biles anunciou esta quinta-feira a tour Gold Over America, que junta várias campeãs olímpicas. Uns dias antes, a atleta defendeu-se das criticas por se ter retirado da competição por equipas dos Jogos Olímpicos Tóquio …

Justiça francesa acusa ex-ministra da Saúde pela gestão da covid-19

A justiça francesa acusou esta sexta-feira a ex-ministra da Saúde Agnès Buzyn de "colocar em risco a vida de outras pessoas" durante sua gestão da pandemia da covid-19, indicou o procurador-geral do Tribunal de Justiça …

A lenda está de volta a Manchester. Ronaldo estreia-se com bis, Bruno marca

Cristiano Ronaldo estreou-se (de novo) este sábado com a camisola do Manchester United na partida com o Newcastle, em jogo da Premier League. E o regresso a Old Trafford não podia ter corrido melhor ao …