/

Coronavírus: 6 perguntas (ainda) sem resposta

Quase dois anos e meio depois do primeiro caso de COVID-19, ainda há “mistérios” que os especialistas estão a tentar perceber.

Novembro de 2019. Surge o primeiro caso, pelo menos conhecido, de COVID-19. Em Wuhan, na China.

Abril de 2022. A pandemia continua por aí, embora mais suave do que noutros tempos, e continua a haver “mistérios” por resolver.

O portal Stat, dedicado a notícias sobre saúde, elaborou nesta semana uma lista de seis perguntas ainda sem resposta consensual, quase dois anos e meio depois do aparecimento do coronavírus.

Evolução

A primeira é talvez a principal: como vai evoluir o vírus SARS-CoV-2?

As variantes Delta e Ómicron foram as mais comentadas. Mas o alfabeto grego deverá continuar a ser explorado, nos próximos tempos.

Os especialistas são cautelosos quando o assunto é a evolução do vírus. O princípio básico e orientador é: o vírus quer sempre replicar-se, espalhar-se. Continuará a ser contagioso e continuará a procurar variantes novas, mutações diferentes, que consigam “fugir” da imunidade dos humanos – sim, há a probabilidade de actualização de vacinas (já vamos lá).

Também há por exemplo o cenário provável de novos casos de “vírus recombinantes”, ou seja, casos de fusão de duas variantes existentes (quando dois vírus infectam a mesma célula).

Resumindo: os vírus podem assumir mutações aleatórias e ser mais – ou menos – perigosos para os humanos. É arriscado fazer previsões; mas há a noção de que é possível surgir uma “combinação desastrosa” numa variante que, ao mesmo tempo, seja muito eficaz no contágio e apresente consequências negativas para a saúde.

Vagas

Segunda pergunta: como serão as novas vagas?

Volta a ser arriscado fazer previsões mas não é arriscado afirmar que a pandemia não acabou. Ainda nem passou para endemia, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Por isso, pode haver medidas que deixem de ser obrigatórias – tivemos nesta quinta-feira o caso português, em relação às máscaras – mas essas posturas continuam a ser altamente recomendadas.

Não há certezas em relação a novas vagas – sazonais ou não, por exemplo – mas há (praticamente) a certeza de que, quanto maior for o número de pessoas infectadas e/ou vacinadas, maior é a imunidade a nível global. E menor é a probabilidade de casos graves: a maioria das pessoas que têm morrido nos últimos meses não estava vacinada.

Resumindo: o vírus passará a ser um “incómodo” global em vez de crise global.

Estreantes

Terceira questão: quem nunca foi infectado deve estar mais preocupado?

Talvez não. Por um lado, a evidência científica indica-nos que as pessoas que já registaram casos de COVID-19 ganham imunidade maior, sobretudo se também tiverem recebido a vacinação completa.

Por outro lado, a tendência é que a pessoa nunca infectada tenha uma vantagem: a variante que a “apanhar” – se apanhar – será mais leve, com menos sintomas graves.

Transmissão

Quarto ponto: como é transmitido o vírus entre humanos?

Para trás ficaram as “paranóias” de limpar até o corrimão do prédio e de não tocar em campainhas, com receio de contágio. É muito raro uma superfície ser contagiosa.

Está visto que o coronavírus se transmite essencialmente através de fluxos de partículas invisíveis, que circulam pelo ar quando falamos, cantamos, espirramos, tossimos, ou simplesmente quando respiramos.

No entanto, ainda continua a ser difícil definir o processo exacto de contágio. Por exemplo: estão duas pessoas a conversar e uma contagiou a outra – quando? Porque se tocaram? Foi por causa de falarem perto uma da outra? Foi porque a infectada estava a…respirar? Como funcionam os aerossóis?

Descobrir estes pormenores importantes é caro, é “tecnologicamente assustador” e é “eticamente complicado”, avisa o artigo.

Combate

Quinta questão: vem aí uma geração superior de testes, vacinas e terapias?

É quase certo que está para chegar ferramentas de combate mais avançadas, tecnologicamente – mas depois entra o aspecto financeiro e muitas dessas novidades podem nem chegar ao mercado.

Os testes que se vão utilizar deverão ser os que já estão a ser utilizados.

As vacinas poderão ser actualizadas mas aí entra novamente o contexto financeiro: quantas farmacêuticas estão disponíveis a fazer novos ensaios que custam milhões de euros? E quantas pessoas estariam agora disponíveis para esses ensaios? A probabilidade maior é: surgirão novas e melhores vacinas, mas não para já. E não para todos.

Já as terapias devem ter o futuro mais animador, entre este trio. Há medicamentos a surgir, há novas formas de combate a serem desenvolvidas, tratamentos orais que já mostraram que são eficazes.

COVID longa

Última pergunta: até quando vamos procurar explicações sobre a COVID longa?

Ainda se sabe pouco sobre a long COVID, os casos em que a doença persiste no ser humano.

Estão a ser estudados os sintomas, fazem-se comparações com o VIH, vírus da SIDA, estudam-se os problemas cognitivos e físicos em clínicas de reabilitação, procuram-se respostas nas inflamações crónicas, na persistência do vírus.

No fundo, muitos cientistas atravessam uma fase de medicina experimental. O progresso tem sido assinalável mas não há resposta exacta para a pergunta ali acima.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.