Coronavírus MERS poderá ter chegado à Eslováquia

sarihuella / Flickr

-

Um cidadão sul-coreano foi este sábado internado de urgência em Bratislava, na Eslováquia, por suspeita de infeção pelo coronavirus MERS, indicou o hospital universitário da capital eslovaca.

“É um nacional da Coreia do Sul com 38 anos. Sofre de diarreia, febre e lesões na pele”, declarou a porta-voz do hospital, Petra Stano Matasovska, precisando que os resultados da análise ao sangue do doente serão conhecidos no domingo à noite.

Catorze mortes devidas ao coronavirus MERS, contra o qual não existe qualquer tratamento, foram recentemente registadas na Coreia do Sul.

Segundo a imprensa eslovaca, o homem é empregado de uma empresa subcontratada pela marca automóvel sul-coreana KIA, sediada em Zilina, no norte do país, e chegou do seu país a 03 de junho.

“Por enquanto, trata-se apenas de uma suspeita. As amostras de sangue do doente serão enviadas ainda esta noite para um laboratório especializado em Praga”, indicou também Matasovska, citada pela agência de notícias francesa AFP.

Por sua vez, o porta-voz do ministério da Saúde eslovaco, Peter Bubla, confirmou que os resultados da análise serão conhecidos “nas próximas 24 horas”.

“O doente foi transportado para o hospital universitário numa ambulância acompanhada pela polícia. Encontra-se neste momento instalado numa unidade especial, isolada dos outros doentes”, indicou ainda a porta-voz do hospital de Bratislava

Medidas de precaução foram tomadas no hospital de Zilina, onde o homem foi inicialmente internado, segundo o chefe dos serviços de saúde da região de Zilina, Martin Kapasny.

Na Coreia do Sul, no total, 138 pessoas foram infetadas por este vírus desde o primeiro diagnóstico feito a 20 de maio num homem regressado da Arábia Saudita e de outros países do Golfo Pérsico.

Não existe vacina ou tratamento para este vírus, cuja taxa de mortalidade é de cerca de 35%, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Na Arábia Saudita, mais de 950 pessoas foram infetadas desde 2012 e 412 morreram.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministro decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …

Biden e Merkel pedem a retirada de militares russos (mas já há navios dos EUA a caminho)

Um dia depois de a Rússia anunciar que estava a realizar "exercícios militares" perto da fronteira ucraniana, a Ucrânia indicou também estar a proceder a manobras militares. Joe Biden e Angela Merkel apelaram esta quarta-feira …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: FC Porto com baliza tão longe...no Irão

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/chelsea-0-1-fc-porto-o-musical Tu, que estás aí desse lado, admite: nunca tinhas ouvido estes acordes: Eu apresento: é o hino oficial da Liga dos Campeões, a competição mais mediática de clubes no futebol. E é nessa competição que continuava …

Sócrates acusa juiz de ir "além do seu poder" e PS de "profunda canalhice"

O ex-primeiro-ministro afirmou que o juiz de instrução "não tem o direito" de o indiciar "de crimes novos" e acusou o "mandante" de Fernando Medina na liderança do PS de "profunda canalhice". Foi a primeira entrevista …

Cientistas criam botão de Ligar/Desligar para a edição de genes

O CRISPR-Cas9 revolucionou a engenharia genética na última década. Agora, o novo método reversível pode controlar a expressão genética, deixando a sequência de ADN subjacente inalterada. O CRISPR-Cas9 é uma poderosa ferramenta de edição genética que …

Violação, coação sexual e abuso de pessoa incapaz podem vir a ser crimes públicos

O Parlamento vai discutir esta quinta-feira em plenário a transformação dos crimes de violação, coação sexual e abuso sexual de pessoa incapaz de resistência em crime público, através de projetos de lei de vários partidos. O …

"Autêntico golpe de Estado". Bases de dados policiais do SEF vão ser controladas pelo Governo

As bases de dados de informações policiais detidas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vão passar a ser controladas pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) na "dependência do membro do governo responsável …