Coreia do Sul confirma que vai enviar representante de alto nível ao Norte

koreanet / Flickr

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in

Apesar de ainda não haver data, a Coreia do Sul confirmou esta sexta-feira que vai enviar um representante de alto nível a Pyongyang ainda antes da cimeira intercoreana, para dar continuidade à aproximação entre os dois países.

A Coreia do Sul vai enviar um representante de alto nível à Coreia do Norte para dar continuidade à aproximação entre os dois países, adiantou esta sexta-feira fonte da presidência sul-coreana.

A identidade do representante ainda não foi revelada, mas esta visita “dará reciprocidade à visita da enviada especial da Coreia do Norte, Kim Yo-jong“, irmã do líder norte-coreano, Kim Jong-un, durante os Jogos Olímpicos de Inverno, realizados em fevereiro na cidade norte-coreana de PyeongChang.

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, informou esta quinta-feira o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, da missão que o seu executivo vai enviar ao seu vizinho a norte. A viagem do delegado sul-coreano a Pyongyang “servirá para confirmar detalhes tratados durante a visita à Coreia do Sul de uma delegação norte-coreana de alto nível”.

Na sua deslocação ao Sul, Kim Yo-jong transmitiu a Moon um convite para viajar até à capital norte-coreana para participar na primeira cimeira intercoreana em mais de uma década.

Outra delegação de alto nível do Norte visitou na semana passada a Coreia do Sul para o encerramento dos Jogos e assegurou ao Presidente sul-coreano que Pyongyang está disponível para dialogar com os EUA, que tem insistido que a Coreia do Norte deve mostrar um compromisso com a desnuclearização antes de iniciar conversações.

Moon está convencido de que a atual aproximação entre as duas Coreias, tecnicamente ainda em guerra desde 1953, pode servir para que Washington e Pyongyang se sentem a discutir a paz, depois de um ano marcado por sucessivos testes nucleares e de mísseis do regime norte-coreano e por trocas de ameaças entre Kim e Trump.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.