Coreia do Norte testou aparelho que cria tsunami radioativo. “Vão pagar”, respondem vizinhos

Aparelho submarino não tripulado é o novo foco de tensão entre Coreia do Norte e Coreia do Sul.

A Coreia do Norte anunciou esta sexta-feira que testou um aparelho submarino não tripulado de ataque nuclear capaz de desencadear um “tsunami radioativo” e responsabilizou os exercícios militares Estados Unidos-Coreia do Sul pela deterioração da segurança regional.

Esta semana, Pyongyang conduziu também manobras militares, incluindo o ensaio de um novo sistema de lançamento de mísseis nucleares subaquáticos, informou a agência de notícias estatal norte-coreana, a KCNA.

“Este aparelho submarino de ataque nuclear pode ser colocado em qualquer costa e porto ou rebocado por um navio de superfície”, avançou a KCNA.

O objetivo do aparelho é “infiltrar-se furtivamente nas águas operacionais e produzir um tsunami radioativo em grande escala (…) para destruir os grupos de ataque naval e os principais portos operacionais do inimigo”, acrescentou.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, supervisionou pessoalmente os testes, de acordo com a KCNA. A agência noticiou ainda que, na quarta-feira, Pyongyang disparou mísseis de cruzeiro estratégicos “equipados com uma ogiva de teste que simula uma ogiva nuclear”.

No entanto, alguns analistas questionaram as alegações da Coreia do Norte.

A ideia de que Pyongyang tem “uma ogiva submarina com capacidade nuclear deve ser encarada com ceticismo“, disse o professor Leif-Eric Easley da Universidade de Ewha, em Seul.

Numa publicação na rede social Twitter, o analista norte-americano Ankit Panda não excluiu que a alegação sobre o teste fosse uma “tentativa de engano/manobra psicológica“.

Mesmo assim, a alegação “é chocante“, disse Cheong Seong-chang, do Instituto Sejong, à agência de notícias France-Presse.

Se for verdade, é difícil ver como Seul “poderia responder a uma arma nova tão incrível da Coreia do Norte que pode destruir completamente os principais portos operacionais da Coreia do Sul”, afirmou.

“Vão pagar”

O presidente sul-coreano garantiu que a Coreia do Norte “vai pagar pelas provocações imprudentes”, horas depois de Pyongyang ter anunciado a realização de testes a um novo tipo de aparelho subaquático de ataque nuclear.

Yoon Suk-yeol falava numa cerimónia em memória de 55 marinheiros mortos no mar Amarelo durante a chamada Segunda Batalha de Yeongpyeong em 2002 e na sequência de um torpedo lançado por um submarino norte-coreano contra a corveta Cheonan em 2010.

“A Coreia do Norte está a avançar dia após dia com armas nucleares e a realizar provocações com uma intensidade sem precedentes“, disse Yoon, na cerimónia, que decorreu num cemitério em Daejeon, a 139 quilómetros a sul de Seul.

“O nosso Governo e militares vão reforçar dramaticamente o sistema de três eixos da Coreia do Sul face aos avanços e provocações de mísseis do Norte, e reforçar a cooperação em matéria de segurança com os Estados Unidos e o Japão”.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.