Coreia do Norte acusa EUA de serem “gangsters imperialistas”

petersnoopy / Flickr

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte emitiu um comunicado a apelar às armas contra “os gangsters imperialistas norte-americanos”, num comunicado que assinala o 65º início da Guerra da Coreia (1950-1953).

A Comissão de Defesa Nacional do Estado da Coreia do Norte fez o apelo no aniversário do conflito devastador que Pyongyang diz ter sido iniciado pelos Estados Unidos.

“Apelamos ao mundo para se unir na luta contra os Estados Unidos para desmembrar os gangsters imperialistas norte-americanos”, refere o comunicado citado pela agência KCNA.

“A Ásia deve levantar-se para cortar a mão direita dos Estados Unidos, África deve erguer-se para lhe cortar a mão esquerda, o Médio Oriente tem de lhe cortar os tornozelos, e a Europa o pescoço”, acrescenta.

A Guerra da Coreia começou a 25 de junho de 1950, quando tropas e tanques norte-coreanos invadiram território do Sul.

Os Estados Unidos e outras 20 nações lutaram ao lado de Seul, sob a bandeira das Nações Unidas até que um armistício interrompeu o conflito em 1953.

A Coreia do Sul, onde os Estados Unidos mantêm cerca de 28.500 militares, e a Coreia do Norte continuam tecnicamente em guerra.

/Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Depois de Mao, Estaline, a comunidade internacional continua a esperar que este escroque também morra sem que um tribunal o condene, no mínimo a prisão perpétua

  2. Apesar de não concordar com a visão coreana sobre a construção do socialismo e sobre o marxismo, sem dúvida que o imperialismo e os seus cães raivosos devem ser derrotados. É o desenrolar natural da Humanidade. Depois do esclavagismo, veio o feudalismo, depois o capitalismo, a seguir será o socialismo. A queda da União Soviética foi apenas um passo atrás mas em breve iremos dar dois em frente. Força camarada. O povo Coreano está contigo, são uns heróis junto com os cubanos em fazerem frente a este sistema caduco.

    • Perspectiva decadente e desrespeitosa para com os povos cubano e Sul Coreano… Percebo que as “marionetas” andem por aí tal como hajam bolsas de nazis…

  3. Como qualquer pessoa minimamente informada concordará, os “loucos” da Coreia do Norte, não disseram mentira nenhuma!!
    Embora sendo certo que eles são bem piores!…

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …