Coreia do Sul vs Alemanha | Campeã cai com estrondo

A Alemanha está fora do Campeonato do Mundo. Os campeões em título precisavam de ganhar à Coreia do Sul para atingir os oitavos-de-final, mas acabaram por perder por 2-0 e terminaram em último lugar do Grupo F, apesar do domínio intenso ao longo de toda a partida.

Esse balanceamento atacante deu espaços aos coreanos para contra-atacarem e criarem perigo, pelo que estes acabaram por justificar a vantagem. É a primeira grande surpresa desde Mundial, em termos de afastamentos prematuros.

Primeira parte algo monótona em Kazan. A Coreia do Sul tentou fazer frente à Alemanha, tapando todos os caminhos para a sua baliza, e teve sucesso. Apesar do grande domínio germânico, que chegou aos 75% de posse de bola ao intervalo – mas chegou a ser superior a 80% -, a verdade é que a equipa europeia não conseguiu criar nenhuma ocasião flagrante de golo, apesar dos oito remates, dois enquadrados, e da eficácia de passe de 90%. O melhor do primeiro tempo era alemão, Toni Kroos, com um rating de 6.5.

A Suécia foi marcando golos no outro jogo, pelo que a urgência da Alemanha em marcar foi aumentando. Os germânicos dominaram a segunda parte, sempre com uma posse de bola superior a 70%, e muitos remates, embora a maior parte com muito má direcção. A Coreia ia aproveitando para realizar contra-ataques rápidos que, se melhor decididos no último passe, poderiam ter dado golo em várias ocasiões. E os asiáticos marcaram mesmo, por duas vezes, nos descontos. Primeiro por Kim Young-Gwon, a finalizar na pequena área, tento confirmado pelo VAR.

Um final dramático e o fim de linha para a campeã do Mundo, que atacou muito, tentou, mas nunca teve ideias e frescura física e mental para efectivar o seu futebol. E no forcing final, com Manuel Neuer no ataque (!), Son Heung-Min fez o 2-0, sem ninguém na baliza, num golo fácil.

O melhor em campo foi o guarda-redes coreano, Cho Hyun-Woo, que terminou com um GoalPoint Rating de 7.7, fruto de seis defesas, algumas delas verdadeiramente espectaculares.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …

Dymka, a gata que perdeu as patas e recebeu próteses de titânio impressas em 3D

Dymka, uma gata russa, ganhou um novo estímulo na sua vida depois de um grupo de veterinários realizar uma cirurgia para substituir as suas patas por próteses feitas de titânio impressas em 3D. A universidade revelou …

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …