/

Coreia do Sul vs Alemanha | Campeã cai com estrondo

A Alemanha está fora do Campeonato do Mundo. Os campeões em título precisavam de ganhar à Coreia do Sul para atingir os oitavos-de-final, mas acabaram por perder por 2-0 e terminaram em último lugar do Grupo F, apesar do domínio intenso ao longo de toda a partida.

Esse balanceamento atacante deu espaços aos coreanos para contra-atacarem e criarem perigo, pelo que estes acabaram por justificar a vantagem. É a primeira grande surpresa desde Mundial, em termos de afastamentos prematuros.

Primeira parte algo monótona em Kazan. A Coreia do Sul tentou fazer frente à Alemanha, tapando todos os caminhos para a sua baliza, e teve sucesso. Apesar do grande domínio germânico, que chegou aos 75% de posse de bola ao intervalo – mas chegou a ser superior a 80% -, a verdade é que a equipa europeia não conseguiu criar nenhuma ocasião flagrante de golo, apesar dos oito remates, dois enquadrados, e da eficácia de passe de 90%. O melhor do primeiro tempo era alemão, Toni Kroos, com um rating de 6.5.

A Suécia foi marcando golos no outro jogo, pelo que a urgência da Alemanha em marcar foi aumentando. Os germânicos dominaram a segunda parte, sempre com uma posse de bola superior a 70%, e muitos remates, embora a maior parte com muito má direcção. A Coreia ia aproveitando para realizar contra-ataques rápidos que, se melhor decididos no último passe, poderiam ter dado golo em várias ocasiões. E os asiáticos marcaram mesmo, por duas vezes, nos descontos. Primeiro por Kim Young-Gwon, a finalizar na pequena área, tento confirmado pelo VAR.

Um final dramático e o fim de linha para a campeã do Mundo, que atacou muito, tentou, mas nunca teve ideias e frescura física e mental para efectivar o seu futebol. E no forcing final, com Manuel Neuer no ataque (!), Son Heung-Min fez o 2-0, sem ninguém na baliza, num golo fácil.

O melhor em campo foi o guarda-redes coreano, Cho Hyun-Woo, que terminou com um GoalPoint Rating de 7.7, fruto de seis defesas, algumas delas verdadeiramente espectaculares.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.