Coreia do Norte disparou novo projétil horas depois do anúncio do regresso às negociações com EUA

(h) KCNA / YONHAP

A Coreia do Norte disparou pelo menos um projétil na madrugada desta quarta-feira, que parece ter caído na zona económica exclusiva do Japão, indicou um porta-voz do Executivo nipónico.

Segundo a BBC, que cita autoridades da Coreia do Sul, poderá tratar-se de um míssil lançado a partir de um submarino, que alcançou uma distância de cerca de 450 quilómetros e chegou a uma altitude de 910 quilómetros. Contudo, os Estados Unidos afirmam que o projétil não foi disparado de um submarino, de acordo com a CNN.

O projétil terá sido lançado pelas 7h30 (23h30 em Lisboa) a partir da cidade de Wonsan, na província norte-coreana de Kangwon. “Um deles parece que caiu nas águas no interior da zona económica exclusiva (ZEE) do Japão”, afirmou Yoshihide Suga, à comunicação social. Até ao momento, as autoridades não deram conta de danos em barcos ou aviões.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, expressou esta quarta-feira repúdio ao lançamento de vários mísseis pela Coreia do Norte, um dos quais caiu nas águas da zona económica exclusiva (ZEE) do Japão. Os novos ensaios constituem “uma violação das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, disse Abe, que convocou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional para analisar a situação.

“Continuaremos a discutir a situação com os Estados Unidos e a comunidade internacional, e faremos tudo o que pudermos para permanecer vigilantes e proteger as vidas dos japoneses”, acrescentou o primeiro-ministro nipónico, em declarações à imprensa.

Como resposta aos lançamentos, Abe ordenou a garantia da “segurança de aeronaves, navios e outros bens” na zona afetada e também que sejam tomadas todas as medidas de precaução possíveis, “incluindo a preparação para qualquer contingência”.

O lançamento ocorreu horas depois de um diplomata norte-coreano ter afirmado que a Coreia do Norte e os Estados Unidos tinham concordado em regressar às negociações do dossier nuclear.

As negociações têm estado num impasse desde há meses, depois do colapso de uma cimeira entre os líderes norte-coreano, Kim Jong-un, e norte-americano, Donald Trump, devido a desacordos sobre a troca de levantamento de sanções pelo desarmamento.

Nas últimas semanas, Pyongyang realizou uma série de testes de mísseis de curto alcance para expressar a sua insatisfação com as manobras militares conjuntas conduzidas por forças sul-coreanas e norte-americanas.

Recentemente, o ministro da Defesa japonês alertou que a Coreia do Norte pode estar a desenvolver um novo tipo de míssil que pode penetrar nas defesas áreas dos país vizinhos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.