Coreia do Norte avisa Seul para abandonar mediação entre Pyongyang e Washington

Kevin Lim / The Straits Times / EPA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o Presidente dos EUA, Donald Trump

O departamento de assuntos norte-americanos do Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte considera que as matérias sobre as relações com os EUA não devem passar pela Coreia do Sul.

Esta quarta-feira, a Coreia do Norte avisou a Coreia do Sul para abandonar a mediação entre Pyongyang e Washington, aumentando a pressão para que os Estados Unidos elaborem novas propostas sobre o programa nuclear. A declaração surgiu antes de o Donald Trump iniciar uma visita de dois dias à Coreia do Sul, a partir de sábado.

O chefe do departamento de assuntos norte-americanos do Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte, Kwon Jong-gun, advertiu que matérias que digam respeito às relações com os Estados Unidos não voltarão a passar pela Coreia do Sul.

Por outro lado, o responsável negou a existência de contactos e negociações não oficiais entre as duas Coreias, contrariando recentes afirmações do Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e de outras autoridades de Seul. “É melhor que as autoridades sul-coreanas se preocupem com os seus próprios assuntos domésticos”, disse Kwon.

As declarações do responsável norte-coreano surgiram depois de o Presidente da China, Xi Jinping, se ter reunido com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, durante a visita que Xi efetuou a Pyongyang, a primeira de um líder chinês à Coreia do Norte desde 2005.

Alguns especialistas consideraram que a viagem de Xi indicou que Pequim, principal aliado e financiador da Coreia do Norte, pretende desempenhar um maior papel enquanto mediador na questão nuclear, de forma a reforçar o estatuto junto dos EUA, o que seria uma mais-valia na disputa comercial que envolve as duas maiores economias do mundo.

Kwon reiterou a exigência anterior de Kim de que os Estados Unidos devem apresentar acordos nucleares realistas até ao final de dezembro.

Não houve reuniões públicas entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte desde o fracasso, em fevereiro, da segunda cimeira entre Trump e Kim, em Hanói, no Vietname. Kim pretendia o fim das sanções, Trump passos concretos no caminho da desnuclearização, mas não foi alcançado qualquer entendimento durante a cimeira.

O fracasso do encontro foi também um golpe para o Presidente sul-coreano, que estabeleceu contactos com Washington e Pyongyang para facilitar as negociações entre os países para encontrarem uma solução diplomática para o programa nuclear norte-coreano.

Trump e Kim trocaram recentemente cartas pessoais, mas nada de concreto surgiu deste aparente esforço de reaproximação entre os dois líderes.

No início desta semana, o Presidente sul-coreano disse que as autoridades norte-americanas e norte-coreanas estavam em “conversações nos bastidores” para agendar uma terceira cimeira entre Trump e Kim.

Moon também afirmou que as conversações entre as duas Coreias prosseguem, através de “vários canais”, sem especificar quais.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Essa Coreia do Norte parece ser dirigida por um adolescente cujo prazer é jogar foguetes no quintal dos outros. A algum país quer o terreno da Coreia do Norte para que? Serve para alguma coisa? A sensação de inutilidade é que deve ter motivado o nanico a fazer alguma coisa para aparecer às custas da sua população que sofre com a obrigação de adorar um criminoso, pois assassinou o tio, o irmão e um ministro, mais recentemente. Porque uma praga destas demora a morrer?

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …