Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

Korea Summit Press / EPA

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, durante a Cimeira de Panmunjom

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar por soldados norte-coreanos.

A imprensa oficial norte-coreana disse que Pyongyang vai iniciar as suas próprias operações para procurar o corpo e afirmou que as operações sul-coreanas eram suscetíveis de aumentar as tensões.

Um oficial das pescas da Coreia do Sul foi terça-feira morto a tiro por soldados norte-coreanos. Trata-se da primeira vez, numa década, que um civil sul-coreano é morto desta forma.

Na sexta-feira, Kim Jong Un ofereceu um pedido de desculpas excecional após esta morte “inesperada e vergonhosa”, segundo Seul, procurando apaziguar o seu vizinho do Sul, onde o assassinato causou indignação.

Oficiais militares sul-coreanos disseram que o homem foi sujeito a interrogatório enquanto estava na água e que alegadamente expressou o seu desejo de desertar, antes de ser morto por “ordem de uma autoridade superior”.

Acrescentaram que os guardas da fronteira norte-coreana encharcaram o seu corpo com gasolina e queimaram-no, descrevendo este ato como “abominável”.

“Nunca podemos ignorar uma intrusão nas nossas águas territoriais e advertimos seriamente o Sul contra tais ações”, refere a agência noticiosa oficial norte-coreana KCNA, temendo “outro incidente horrível” se tal voltar a acontecer.

O Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, convocou para hoje uma reunião de emergência dos ministros da Segurança e disse que Seul tinha pedido ao Norte uma investigação conjunta sobre o caso.

“As rápidas desculpas do Norte e a sua promessa de fazer todo o possível para evitar a recorrência do incidente foram analisadas positivamente”, disse a presidência através de uma declaração.

O pedido de desculpas da Coreia do Norte, particularmente o de Kim, é invulgar, e surgiu numa altura em que as relações inter-coreanas estagnaram, tal como as conversações nucleares entre Pyongyang e Washington.

Os meios de comunicação oficiais norte-coreanos não fizeram qualquer menção a este pedido de desculpas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …