Cordeiros prematuros cresceram dentro de sacos que imitam um útero

Uma bolsa plástica que imita o útero foi usada para ajudar no desenvolvimento de cordeiros que nasceram prematuros. Este sistema poderá ser utilizado em fetos humanos, segundo os cientistas.

“Desenvolvemos um sistema que, de forma mais parecida possível, reproduz o ambiente do útero e substitui a função da placenta”, diz o cientista Alen Flake, do Hospital Infantil da Filadélfia (EUA).

O sistema foi desenvolvido com o objetivo de ser utilizado em humanos, visto que o nascimento prematuro é uma das principais causas de mortes em bebés.

“Os bebés que nascem entre as 22 e as 24 semanas de gestação tem apenas 10% de probabilidades de sobreviver. Aqueles que sobrevivem ficam muito vulneráveis a infeções nas incubadoras e podem ter graves problemas de visão e audição”, destacou Flake.

Bolsa de fluidos

Os cientistas ligaram aparelhos de oxigenação ao cordão umbilical do cordeiro e, em vez de simplesmente bombear oxigénio para os fetos, o sistema usa os próprios batimentos cardíacos do filhote para movimentar o sangue.

Segundo os especialistas, este sistema de oxigenação deverá ser menos prejudicial para os bebés do que aqueles que são usados atualmente em incubadoras e que podem danificar os pulmões dos prematuros.

Nos testes com a bolsa plástica que imita o útero, a equipa usou oito cordeiros com 15 a 17 semanas de gestação, sendo que a gestação normal da espécie é de 21 semanas. Os animais foram removidos por cesariana, colocados nas bolsas e monitorizados.

Os fetos foram mantidos nas bolsas durante quatro semanas e, de acordo com os cientistas, tiveram um desenvolvimento saudável, sem anormalidades no cérebro ou nos pulmões. A maioria foi sujeita a eutanásia, mas alguns dos animais “nasceram” e foram removidos das bolsas, sendo que o cordeiro mais velho já tem um ano.

Os cientistas estão a trabalhar com o FDA (Food and Drug Administration) e pretendem utilizar a técnica em fetos de 24 semanas, para que se desenvolvam até às 28 semanas, quando as hipóteses de sobrevivência são maiores.

O especialista Mark Turner, da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, alerta que qualquer novo tratamento que envolva prematuros deve ser muito bem estudado antes de ser testado em humanos.

PARTILHAR

RESPONDER

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …

Eleição autárquica dos EUA pode ser desempatada com moeda ao ar

Um eleição autárquica numa pequena vila no Ohio, nos Estados Unidos, pode vir a ser decidida com o lançamento de uma moeda ao ar, o famoso jogo do "cara ou coroa". De acordo com o The …

Primeiro aniversário dos Coletes Amarelos. França receia novos tumultos

O clima de tensão regressa a França, com os coletes amarelos a anunciarem a preparação de novas ações para assinalar o primeiro aniversário do início do movimento. A 17 de novembro, o movimento Coletes Amarelos assinala …

Violência leva a mais violência, alerta chefe do Governo de Hong Kong

A chefe do Governo de Hong Kong condenou a “extensa violência” que marcou o dia de greve na cidade, realçando que esta “não resolverá nada” nem fará o Governo ceder aos “apelos políticos” dos manifestantes. Carrie …

Morreu Teresa Tarouca, fadista de "Saudade, silêncio e sombra"

A fadista Teresa Tarouca morreu na madrugada desta segunda-feira, no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, aos 77 anos, vítima de pneumonia dupla, disse à agência Lusa fonte próxima da família. O corpo de Teresa Tarouca …