“Cordas cósmicas” podem ter salvado o Universo da aniquilação total

O Universo, a vida e todas as coisas que nos rodeiam terão sobrevivido ao Big Bang graças a uma “transição de fase” que permitiu aos neutrinos reorganizar a matéria escura, bem como a anti-matéria.

A teoria do Big Bang, a corrente dominante sobre a formação inicial do Universo, sugere que a matéria e anti-matéria foram criadas em quantidades iguais. No entanto, paradoxalmente, a nossa própria existência contradiz esta hipótese.

Em teoria, se existisse uma proporção igual de matéria e anti-matéria, estas ter-se-iam unido e destruído numa explosão de energia, causando a aniquilação total.



Agora, uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada Physical Review Letters, sugere que, para evitar esta destruição, o Universo deve ter transformado uma pequena quantidade de anti-matéria em matéria, criando assim um desequilíbrio entre estas duas forças do Cosmos.

Como a matéria e a anti-matéria têm cargas elétricas opostas, nenhuma destas pode ser convertida na outra – matéria em anti-matéria e vice-versa -, a menos que possuam carga neutra. Os neutrinos são as únicas partículas de matéria com carga elétrica neutra e, por isso, os cientistas acreditam que terão sido estes a salvar o Universo.

O Cosmos, sustentam, passou por uma “transição de fase” para que os neutrinos pudessem reorganizar a matéria e a anti-matéria, evitando assim a destruição total.

“Uma ‘transição de fase’ é como ferver água até que se transforme em vapor de água ou então arrefecê-la até que se transforme em gelo”, explicou em comunicado o professor de Física da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, e cientista da Instituto Kavli de Física e Matemática do Universo da Universidade de Tóquio, no Japão.

“O comportamento da matéria muda em temperaturas específicas, as chamadas temperaturas críticas. Quando um metal arrefece até temperaturas muito baixas, perde completamente a sua resistência elétrica devido a uma ‘transição de fase’, tornando-se num supercondutor (…) Tal como um supercondutor, a ‘transição de fase’ no Universo primitivo pode ter criado um tubo fino de campos chamados cordas cósmicas“.

Ondas gravitacionais

De acordo com algumas teorias, recorda a Russia Today, estas “cordas cósmicas” permeiam o Universo tal como acontece quando se formam gretas no gelo.

Terão sido estas cordas que deram aos neutrinos o impulso necessário para alterar as cargas elétricas, apesar de nenhuma evidência deste fenómeno ter sido até agora encontrada. Isto acontece porque estas cordas devem estar “escondidas” mais atrás no tempo, não sendo por isso os telescópios capazes de observá-las.

Acredita-se que as cordas cósmicas se tenham formado relativamente rápido após a “transição de fase” e que tudo terá ocorrido nos primeiros milhões de anos da existência do Universo. Estas cordas terão deixado traços de ondas gravitacionais no espaço-tempo, que poderão, no futuro, vir a ser detetadas através de telescópios mais avançados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …