“Cordas cósmicas” podem ter salvado o Universo da aniquilação total

O Universo, a vida e todas as coisas que nos rodeiam terão sobrevivido ao Big Bang graças a uma “transição de fase” que permitiu aos neutrinos reorganizar a matéria escura, bem como a anti-matéria.

A teoria do Big Bang, a corrente dominante sobre a formação inicial do Universo, sugere que a matéria e anti-matéria foram criadas em quantidades iguais. No entanto, paradoxalmente, a nossa própria existência contradiz esta hipótese.

Em teoria, se existisse uma proporção igual de matéria e anti-matéria, estas ter-se-iam unido e destruído numa explosão de energia, causando a aniquilação total.

Agora, uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada Physical Review Letters, sugere que, para evitar esta destruição, o Universo deve ter transformado uma pequena quantidade de anti-matéria em matéria, criando assim um desequilíbrio entre estas duas forças do Cosmos.

Como a matéria e a anti-matéria têm cargas elétricas opostas, nenhuma destas pode ser convertida na outra – matéria em anti-matéria e vice-versa -, a menos que possuam carga neutra. Os neutrinos são as únicas partículas de matéria com carga elétrica neutra e, por isso, os cientistas acreditam que terão sido estes a salvar o Universo.

O Cosmos, sustentam, passou por uma “transição de fase” para que os neutrinos pudessem reorganizar a matéria e a anti-matéria, evitando assim a destruição total.

“Uma ‘transição de fase’ é como ferver água até que se transforme em vapor de água ou então arrefecê-la até que se transforme em gelo”, explicou em comunicado o professor de Física da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, e cientista da Instituto Kavli de Física e Matemática do Universo da Universidade de Tóquio, no Japão.

“O comportamento da matéria muda em temperaturas específicas, as chamadas temperaturas críticas. Quando um metal arrefece até temperaturas muito baixas, perde completamente a sua resistência elétrica devido a uma ‘transição de fase’, tornando-se num supercondutor (…) Tal como um supercondutor, a ‘transição de fase’ no Universo primitivo pode ter criado um tubo fino de campos chamados cordas cósmicas“.

Ondas gravitacionais

De acordo com algumas teorias, recorda a Russia Today, estas “cordas cósmicas” permeiam o Universo tal como acontece quando se formam gretas no gelo.

Terão sido estas cordas que deram aos neutrinos o impulso necessário para alterar as cargas elétricas, apesar de nenhuma evidência deste fenómeno ter sido até agora encontrada. Isto acontece porque estas cordas devem estar “escondidas” mais atrás no tempo, não sendo por isso os telescópios capazes de observá-las.

Acredita-se que as cordas cósmicas se tenham formado relativamente rápido após a “transição de fase” e que tudo terá ocorrido nos primeiros milhões de anos da existência do Universo. Estas cordas terão deixado traços de ondas gravitacionais no espaço-tempo, que poderão, no futuro, vir a ser detetadas através de telescópios mais avançados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …